GP às 10: qual a dificuldade de se seguir uma fórmula internacional no automobilismo brasileiro?

RIO DE JANEIRO – No GP às 10 desta segunda à noite, que gravo quinzenalmente, abordo a importância das 24h de Spa-Francorchamps, que terão participação de cinco pilotos brasileiros, mais de 70 carros na pista e muita competitividade.

E aí pergunto: por que raios o automobilismo brasileiro tem uma absurda dificuldade em seguir fórmulas internacionais de regulamento?

Não só o Brasil. A América do Sul, também. Vide a Fórmula 3 e o Superturismo. Mas é claro que lembro do Brasileiro de GT, certame de curta duração, como talvez o mais mal-acabado exemplo de uma fórmula que tinha tudo para dar certo e deu muito errado no fim das contas, depois de tantos acontecimentos que mancharam a credibilidade do campeonato.

Cabe a reflexão. É por isso que não temos só a competição cujo regulamento é abordado pela SRO como também não se imagina por exemplo trazer o TCR para cá e fazer uma ótima competição de carros de Turismo com tração dianteira.

Comentários

  • (Agora sim sem caps lock e completo, desculpe) Prezado Rodrigo,

    Podemos acreditar que há (forte) lobby da Vicar impedindo uma nova categoria de GT e o TCR no Brasil ? Sobre o finado e saudoso Itaipava GT, em que pese os erros de administração da Loyal Sports, teria havido manobras de bastidor por parte da Stock no intuito de minar a classe concorrente ? Não estranharia, dado o vício administrativo do brasileiro em destruir a concorrência, ao invés de fomentá-la, nos mais diveros setores…

    Um abraço,
    Danilo.

    • Desconheço que a Vicar aja dessa forma. Acho que o Carlos Col não é capaz de uma coisa destas. O automobilismo brasileiro por si só já é autodestrutivo por vaidade. Não acho que a Vicar esteja agindo por debaixo dos panos para sacanear X, Y ou Z. E a questão de impedimento passa por uma série de coisas, que infelizmente resvalam no vil metal. Hoje o Brasil não reúne condições de ter novos campeonatos como o TCR – que é uma fórmula que aqui seria ótima para aqueles pilotos experts em tração dianteira. Estão falando na Fórmula 4, mas prefiro esperar pela oficialização da mesma.

  • Uma pena o campeonato Itaipava GT ter acabado, lembro quando em 2011, eu fui no Anhembi, para assistir a SP Indy 300, e a categoria de GT, fez uma ou duas provas de abertura ( agora não me lembro), e era bem legal, só tinha carrão competindo, lembro que o Otavio Mesquita bateu no final da reta do Anhembi com uma Ferrari, e a torcida tirou o maior sarro ahaha. Uma pena que no Brasil só se vinga a cultura do futebol.