Optimum vence prova #200 do GT Open na Áustria; Altoè e Costa lideram

2319 35 3
Mecânicos comemoram e Oliver Wilkinson recebe a quadriculada da vitória, a primeira do novo Aston Martin Vantage AMR GT3 no GT Open, que comemorou a 200ª corrida de sua história no Red Bull Ring (Foto: Fotospeedy)

RIO DE JANEIRO – Fim de semana comemorativo no Red Bull Ring: o International GT Open, que há três anos não visitava a pista austríaca, chegou ao total de 200 corridas em sua história. A marca redonda veio no domingo, na prova #2 da quarta rodada dupla do campeonato.

E a vitória ficou com Jonathan Adam e Oliver Wilkinson, numa ótima atuação da dupla do Aston Martin Vantage AMR GT3 da Optimum Motorsport. Pole position nos treinos, o carro #96 teve a seu favor um handicap de apenas 65 segundos de tempo mínimo no pit na parada para troca de pilotos, pneus e reabastecimento opcional, porque a equipe não correu a etapa anterior, em Silverstone.

Como efeito, superaram o McLaren 720S GT3 da dupla Fran Rueda/Andrés Saravia – que correu com o mesmo handicap – por apenas 1″317, mas com mais de 27 segundos para Miguel Ramos/Fabrizio Crestani, da SPS Automotive Performance, com um Mercedes AMG GT3.

Martin Kodric/Henrique Chaves ficaram em quarto e Albert Costa/Giacomo Altoè fecharam o top 5. Aliás, a dupla da Emil Frey Racing venceu no sábado a disputa de 70 minutos de duração e alcançou de novo a liderança do campeonato – consolidada com o resultado de domingo, apesar de Chaves/Kodric apresentarem os mesmos 70 pontos dos adversários. A diferença é que a dupla do Lamborghini Huracán GT3 EVO venceu duas vezes em oito provas e os rivais, não.

Registre-se o retorno positivo às pistas da Senkyr Motorsport, com ótimo desempenho de Beitske Visser/Richard Gonda, marcando a reestreia com o 2º lugar na prova de sábado. O handicap de 75 segundos no domingo não ajudou e a dupla da BMW M6 GT3 ficou em sétimo.

Estreando novo parceiro na Áustria, o dinamarquês Frederik Scharndorff dividiu o Lamborghini Huracán GT3 EVO da Vicenzo Sospiri Racing com Tuomas Tujula, vencendo no sábado entre os carros da Pro-Am. Mas no domingo, Tom Onslow-Cole/Valentin Pierburg ganharam a terceira na temporada, somando onze pontos de frente para Scharndorff na classificação do campeonato.

2319 34 130
Fim de semana de dois pódios para os brasileiros Marcelo Hahn e Allam Khodair na classe Pro-Am no Red Bull Ring

Allam Khodair e Marcelo Hahn fizeram as pazes com o top 10: a dupla brasileira ficou em 8º lugar geral no sábado e nono no domingo. Resultados suficientes para dois pódios na Pro-Am, com um segundo e um terceiro lugares. Na subclasse, Hahn é o quarto – já que em Silverstone fez dupla com Ben Barnicoat. Khodair está em sexto.

Alexander Hrachowina/Martin Konrad voltaram a dominar na subclasse dos amadores, vencendo as duas baterias na Áustria. Na prova #1 do fim de semana, inclusive, Konrad chegou a andar no top 10, mas o parceiro – bem mais lento – não segurou o ritmo. Mas as performances foram suficientemente boas para superar sem problemas os italianos Giuseppe Cipriani e Davide Roda, que correm sozinhos, além do lentíssimo polonês Stanislaw Jedlinski.

O campeonato agora faz uma longa pausa, voltando somente daqui a menos de dois meses, com a disputa da 5ª rodada dupla, marcada para Silverstone. Aliás, dos 24 carros aguardados para o Red Bull Ring, três não foram: as equipes Ombra Racing e Spirit of Race não compareceram. O carro #90 de Christoph Lenz e Alberto Di Folco também foi “no show” na etapa austríaca.

Espera-se que regressem para o próximo evento.

Comentários