Para quem não viu: 24h Series, 24h de Portimão

RIO DE JANEIRO – Hora de acompanhar aqui no blog mais uma etapa do International Endurance Series, realizada no fim de semana de 6 e 7 de julho. Pena o grid reduzido para uma corrida de 24 Horas de duração: apenas 28 carros largaram para as 24h de Portimão, disputadas no Autódromo Internacional do Algarve como mais um evento do 24h Series nos campeonatos da Europa e dos Continentes.

A Herberth Motorsport conquistou a pole position com o Porsche #93 inscrito para Klaus Bachler/Edward-Lewis Brauner/Stefan Aust/Klaus Rader/Hans Wehrmann, mas quem riu por último após um dia inteiro de disputa e 721 voltas percorridas pelos 4,652 km do traçado luso foi a Bohemia Energy Racing with Scuderia Praha, que emplacou mais um triunfo no campeonato.

O trio formado por Josef Král/Matteo Malucelli/Jiri Pisarik que alinhou na Ferrari #11 fechou a disputa com sete voltas de vantagem sobre a GPX Racing, com o Porsche guiado por Jordan Claus Grogor/Alexandre Cougnaud/Jean-Pierre Valentini/Nicky Pastorelli. O Wochenspiegel Team Monschau completou o pódio com mais uma Ferrari 488 GT3, esta guiada por Georg e Leonard Weiss, mais Jochen Krumbach e David Perel.

A nova Mercedes-AMG GT3, que estreia oficialmente em 2020, ficou em 5º lugar com Hubert Haupt/Maxi Bühk/Kenneth Heyer/Rik Breukers/Charlie Putman. O carro foi o único inscrito na divisão SP4, para veículos ainda não homologados no International Endurance Series.

Nas demais subclasses que fizeram parte das 24h de Portimão, a DUWO Racing venceu na 991 fechando em 10º lugar geral com o trio dos russos Peregudov/Sidoruk/Mukovoz. A Leipert Motorsport ganhou com um Mercedes-AMG GT4 a disputa na divisão SPX, terminando com o 12º posto. Logo atrás, veio a Autorama Motorsport by Wolf-Power Racing, vencedora entre os TCR com seu Volkswagen Golf GTi e a Hoför Racing by Bonk Motorsport, vitoriosa na GT4 com uma BMW M4. Por fim, a Synchro Motorsport levou a melhor na divisão A3 com seu Honda Civic.

A próxima disputa será as 24h da Catalunha, em Barcelona, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro – válidas pelo Campeonato Europeu e pelo Campeonato de Continentes da 24h Series.

A prévia inicial conta com 65 carros. Veremos se o total será tão bom quanto o previsto ou se mais uma vez o grid vai decepcionar como na corrida de Portugal, que a despeito do baixo plantel contou com alto nível técnico, já que 23 dos 28 que largaram receberam a quadriculada final.

Comentários