Prólogo do WEC com 30 carros

Porsche-911-RSR-19-2
Nem tudo é notícia ruim no WEC, já que a Porsche segue na competição e defenderá o título conquistado nos Grã-Turismos com a versão atualizada do 911 RSR GTE, apresentada oficialmente em Goodwood

RIO DE JANEIRO – Divulgada hoje a lista de entradas do Prólogo do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC): a oitava temporada da história da competição começa para valer a partir deste mês. Nos dias 23 e 24, em quatro sessões de treinos – dois por dia – 30 carros estarão no circuito da Catalunha, em Barcelona, fazendo o primeiro teste oficial de pré-temporada. Seriam 32 os carros, mas a SMP Racing debandou da competição, como já é de conhecimento geral.

A lista do Prólogo contempla 14 protótipos – seis LMP1 e oito LMP2 – e os demais carros são das classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM, que passa a ser a mais numerosa da categoria, com 10 inscritos. Na LMGTE-PRO, serão cinco carros de três times oficiais na Espanha, pois a Aston Martin vai levar apenas um AMR GTE para seus quatro pilotos oficiais – Alex Lynn, Maxime Martin, Nicki Thiim e Marco Sørensen.

Na LMP1, a Toyota estreará oficialmente o neozelandês Brendon Hartley como o sucessor de Fernando Alonso, campeão mundial da Super Season 2018/19 ao lado de Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima. O construtor japonês optou por não fazer um remanejamento de pilotos, mantendo a formação do carro #7, também. Já a Ginetta anunciou por enquanto os britânicos Charlie Robertson e Mike Simpson, que vêm a ser pilotos oficiais do construtor de Leeds.

Resta saber se a Rebellion, que inclusive ameaçou diminuir sua força-tarefa na LMP1 para apenas um carro, vai manter os planos iniciais e com que pilotos. Thomas Laurent, já é certo, volta para a LMP2 porque a Toyota (que o contratou como piloto reserva) exigiu que ele não disputasse o Mundial na categoria principal.

Por falar na LMP2, haverá três construtores de chassi na disputa (a Alpine não conta, já que ela usa o modelo Oreca) e dois fornecedores de pneus, posto que a Goodyear entra no WEC fornecendo pneus para três times – High Class Racing,  Jackie Chan DC Racing e Jota Sport (e na verdade, essas duas últimas vão correr sob o mesmo guarda-chuva, numa estrutura sediada em Frant, na Inglaterra).

As novidades são as quatro equipes recém-chegadas à categoria, começando pela United Autosports, que terá Filipe Albuquerque/Phil Hanson/Paul Di Resta num Ligier JS P217. A italiana Cetilar Racing entra no WEC associada aos compatriotas da AF Corse, que darão suporte técnico para a empreitada, que conta com uma tripulação 100% formada de nascidos na terra da bota – Giorgio Sernagiotto/Roberto Lacorte/Andrea Belicchi.

As outras organizações que vêm do European Le Mans Series são a dinamarquesa High Class Racing e a suíça Cool Racing, esta reforçada pelo campeão da LMP2 Nico Lapierre, que dividirá os trabalhos com Antonin Borga e Alexandre Coigny.

De resto, o Racing Team Nederland – que já testou com o novo carro em Motorland Aragón, na Espanha – troca o chassi Dallara pelo Oreca – agora com o suporte da francesa TDS Racing, enquanto a Jackie Chan só confirmou Gabriel Aubry e Ho-Pin Tung. No carro da Jota, estará o trio que trabalhou até Le Mans pela DragonSpeed, formado por Pastor Maldonado/Roberto González/Anthony Davidson.

A campeã Signatech-Alpine, agora com a Elf mais presente no patrocínio do carro #36 de cor azul, terá André Negrão mais uma vez a bordo e Thomas Laurent foi confirmado no lugar de Nico Lapierre. A identidade do terceiro piloto ainda não está definida. Pierre Thiriet negociava a permanência, mas a conta é de pelo menos € 2 milhões a ser fechada.

Entre os times oficiais de fábrica, a Porsche lançou a nova versão do 911 RSR GTE com estardalhaço em Goodwood, na Inglaterra, mantendo também seus pilotos titulares do último campeonato, principalmente os campeões Kévin Estre/Michael Christensen. A AF Corse não fechou ainda questão sobre o parceiro de Davide Rigon no carro #71: Ale Pier Guidi e James Calado seguirão a bordo no outro bólido.

Na LMGTE-AM, muitas vagas em aberto nas 10 inscrições do futuro campeonato. Três times já têm tripulação definida, com a AF Corse voltando à categoria e assumindo o #54 de Giancarlo Fisichella/Thomas Flöhr/Francesco Castellacci, além do #83 que terá François Perrodo/Manu Collard/Nicklas Nielsen, este debutando na categoria. A MR Racing retorna com Motoaki Ishikawa/Olivier Beretta/Eddie Cheever III.

A quarta Ferrari inscrita, para a nova equipe Red River Sport, terá o suporte da Spirit of Race e uma cara nova na categoria, o britânico Bonamy Grimes, ao lado do experiente Johnny Mowlem.

Campeã da última temporada, a Project 1 Racing entra com dois Porsches e dividiu seus pilotos: pelo menos Egidio Perfetti e Patrick Lindsey estão confirmados, cada um num carro. A Dempsey-Proton Racing está fechada com Matt Campbell e Matteo Cairoli, enquanto a Gulf Racing anuncia Mike Wainwright.

Por fim, os novos Aston Martin Vantage AMR com motor turbo chegam à LMGTE-AM, sendo entregues a duas escuderias. A TF Sport contará com Charlie Eastwood e o turco Salih Yoluç, enquanto o canadense Paul Dalla Lana novamente seguirá como cliente da equipe oficial de fábrica, faltando definir seus dois colegas de pilotagem.

Comentários

  • ô carro bonita da pohrraaaaaaaaa..
    se eu fosse politico tipo..Gedel.. ia ter uma desses na minha garagem.. se é pra roubar.. saiba gastar.. putis grilaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.. carro lindoooooooooooooo….