MENU

26 de julho de 2019 - 11:23Automobilismo Internacional

SRO anuncia calendários para 2020

RIO DE JANEIRO - Em coletiva de imprensa cuja íntegra vocês podem acompanhar no vídeo acima, a SRO e Stéphane Ratel anunciaram os calendários das séries sancionadas por sua organização para 2020, em todos os continentes.

Um dos vários desafios para o próximo ano é fazer o máximo possível de eventos não-concomitantes e com 52 semanas à disposição, em pelo menos metade o Blancpain GT World Challenge (exceções são o  GT4 Europe e as séries regionais British GT Championship e FFSA GT Championship) estará em ação – a partir de fevereiro.

A principal novidade é a troca de uma das sedes de provas do Intercontinental GT Challenge. Sai Laguna Seca na Califórnia, por problemas de logística e promoção e entra Indianápolis, com uma corrida de 8h de duração no misto da mais tradicional pista dos EUA, com uma data mais à frente, para acomodar também as equipes do Blancpain GT World Challenge America. E vocês entenderão já.

Quanto aos campeonatos acima citados, o British GT Championship seguirá com a mesma fórmula de provas em rodadas duplas e eventos com duas e três horas, fazendo sua visita habitual a Spa-Francorchamps e às pistas icônicas do Reino Unido. O GT4 European Series também correrá na Bélgica – neste ano, é a vez do FFSA GT – como parte da programação das 24h de Spa.

O Blancpain GT World Challenge Asia terá seis eventos – dois na China, um na Malásia e Coreia do Sul e dois no Japão – com a etapa de Fuji sendo movida mais para a frente porque o Fuji Speedway será utilizado nos Jogos Olímpicos de 2020 como palco de provas. Outra novidade é a adoção de uma corrida de 3h de Duração (a Xangai 888), encerrando a temporada.

Mesmo expediente a ser adotado no Blancpain GT World Challenge America, já que o campeonato de 2020 terminará em Indianápolis, exatamente em conjunto com o IGTC – justamente para atrair a participação das equipes da casa.

E se dizem que em time que está ganhando não se mexe, a SRO resolveu misturar tudo no mesmo balaio e colocar Blancpain GT Series Endurance e Blancpain GT World Challenge Europe juntinhas no próximo ano – o calendário europeu terá 10 datas, cinco Sprint e cinco de longa duração, tudo valendo pelo mesmo campeonato, ao final das contas.

Na conferência, também foi definido que a final do Blancpain GT World Challenge America – deste ano, a propósito – será em Las Vegas, no misto do circuito do estado de Nevada.

A SRO também promoverá em conjunto com a FIA os Motorsport Games em Vallelunga, na Itália, de 31 de outubro a 3 de novembro. A competição, quase uma espécie de Jogos Olímpicos do Esporte a Motor, terá provas de GT, TCR, Fórmula 4, Drift, Kart Slalom e Motorsport Digital (eSports). Permitida a participação de um piloto por país – mas tem que ter o passaporte da mesma nacionalidade que defende.

O FIA GT World Cup deste ano foi confirmado para o Circuito da Guia, em Macau, com a participação de pilotos de graduação Prata (Silver) permitida desta vez. Aguarda-se entre 17 e 21 carros para esse evento, nos dias 16 e 17 de novembro.

Por fim, o conceito do GT Sports Club, a competição para os genuínos gentleman drivers, foi também revelado: a competição passa a agregar os carros construídos dentro do regulamento GT2 proposto pela SRO na mesma coletiva de imprensa realizada há um ano atrás. Audi e Porsche já têm seus modelos prontos. Haverá um terceiro construtor com previsão de lançamento ainda neste ano e mais três em 2020. A competição não se restringirá ao território europeu: EUA e Ásia também terão suas versões regionais de GT Sports Club.

E não é só isso: a SRO não para a promete uma série experimental, a GT1 Sports Club, com os carros exclusivos de alta performance como atração e dois eventos programados, a princípio – Paul Ricard em outubro e Kyalami, no mês seguinte. Havendo boa receptividade, o evento pode dobrar de tamanho em 2021 e ter quatro datas.

Seguem os calendários para a temporada 2020:

GT4 European Series (*)

9/10 de maio – Silverstone
29/31 de maio – Paul Ricard
26/28 de junho – Zandvoort
23/26 de julho – Spa-Francorchamps
4/6 de setembro – Nürburgring
25/27 de setembro – Hungaroring

(*) final em Imola a ser estudada

FFSA GT4 France

10/13 de abril – Nogaro
15/17 de maio – Pau
Junho – Lédenon
17/19 de julho – Spa Speedweek
11/13 de setembro – Magny-Cours
2/4 de outubro – Paul Ricard

GT4 America

Março ou Abril – COTA (Sprint X)
14/15 de março – St. Petersburg (Sprint)
Abril – A confirmar (Sprint)
Maio – A confirmar (Sprint)
16/17 de maio – CTMP (Sprint X)
6/7 de junho – VIR (Sprint / Sprint X)
Junho – Portland (Sprint / Sprint X)
8/9 de agosto – Sonoma (Sprint / Sprint X)
29/30 de agosto – Road America (Sprint / Sprint X)
19/20 de setembro – Watkins Glen (Sprint / Sprint X)
Outubro – A confirmar (Sprint X)

TC America

Março ou Abril – COTA
14/15 de março – St. Petersburg
6/7 de junho – VIR
Junho – A confirmar
Julho – A confirmar
8/9 de agosto – Sonoma
29/30 de agosto – Road America
19/20 de setembro – Watkins Glen
Outubro – A confirmar

British GT Championship

11/13 de abril – Oulton Park
16/17 de maio – Snetterton
6/7 de junho – Silverstone
20/21 de junho – Donington Park
18/19 de julho – Spa Speedweek
29/30 de agosto – Brands Hatch
19/20 de setembro – Donington Park

Intercontinental GT Challenge powered by Pirelli

1/2 de fevereiro – Liqui Moly 12h de Bathurst
23/26 de julho – 24h de Spa-Francorchamps
22/23 de agosto – 10h de Suzuka
3/4 de outubro – 8h de Indianápolis
21/22 de novembro – 9h de Kyalami

Blancpain GT World Challenge America

Março ou Abril – COTA
16/17 de maio – CTMP
6/7 de junho – VIR
8/9 de agosto – Sonoma
29/30 de agosto – Road America
19/20 de setembro – Watkins Glen
3/4 de outubro – Indianápolis (IGTC)

Blancpain GT World Challenge Asia

28/29 de março – Sepang
23/24 de maio – Fuji
20/21 de junho – Suzuka
11/12 de julho – Yeongnam
12/13 de setembro – China (a definir)
Outubro – Xangai 888 (Endurance)

Blancpain GT World Challenge Europe

12/13 de março – Test Days (Paul Ricard)
17/19 de abril – Monza (Endurance)
2/3 de maio – Brands Hatch (Sprint)
9/10 de maio – Silverstone (Endurance)
29/30 de maio – Paul Ricard (Endurance)
16/17 de junho – Test Days (Spa-Francorchamps)
26/28 de junho – Zandvoort (Sprint)
3/5 de julho – Misano (Sprint)
23/26 de julho – 24h de Spa-Francorchamps (Endurance)
4/6 de setembro – Nürburgring (Endurance)
25/27 de setembro – Hungaroring (Sprint)
9/11 de outubro – Barcelona (Sprint)

Blancpain GT2 Sports Club Europe

18/19 de abril – Monza
30/31 de maio – Paul Ricard
27/28 de junho – Zandvoort
5/6 de setembro – Nürburgring
10/11 de outubro – Barcelona

Blancpain GT2 Sports Club America

6/7 de junho – VIR
8/9 de agosto – Sonoma
29/30 de agosto – Road America
19/20 de setembro – Watkins Glen
3/4 de outubro – Indianápolis

Blancpain GT2 Sports Club Asia

28/29 de março – Sepang
Junho – Japão (a definir)
Outubro – Xangai

6 comentários

  1. Rodrigo disse:

    Pra uma equipe ser campeão do Blancpain GT World Challenge Europe ela terá que participar da sprint e endurance ? Intenção juntando as duas em um so nome é aumentar o número de equipes/carros nas corridas sprint?

  2. João Oliniuk disse:

    Me tira uma dúvida Rodrigo, então o campeonato GT2 Sports Club será apenas para pilotos gentleman drivers? No inicio estava achando que seria uma categoria com carros superiores que os GT3, e questão dos pilotos também, que seria um campeonato como era pra ter em 2010, o FIA GT2 European…

Deixe uma resposta para Rodrigo Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>