Vitória do Team Le Mans em Buriram

100-YO5_1695
Vitória em Buriram e liderança do campeonato para Kazuya Oshima e Kenta Yamashita após a quarta etapa do Super GT

RIO DE JANEIRO – O Super GT japonês conheceu um novo vencedor depois de seis anos de espera: o Wako’s Team Le Mans triunfou na quarta etapa da temporada 2019, disputada domingo sob um sol de rachar catedrais, típico da Tailândia. O Chang International Circuit, em Buriram, assistiu à sexta vitória consecutiva dos modelos Lexus na classe GT500.

A dupla formada por Kazuya Oshima/Kenta Yamashita partiu da pole para a prova com 66 voltas de percurso, protagonizando junto a um dos dois carros do Team Tom’s a luta direta pela vitória. Ryo Hirakawa/Nick Cassidy foram os grandes rivais dos pilotos do carro #6 e a disputa foi monopolizada entre eles, quer fosse na pista, quer fosse nos pit stops para reabastecimento e troca de pilotos e pneus.

O outro Lexus da Tom’s, guiado por Yuhi Sekiguchi e Kazuki Nakajima tentou se intrometer na luta pela vitória e pela liderança, mas acabou primeiro saindo da pista e baixando para quinto – e depois, mais outras posições até terminar na 9ª posição. O domínio da griffe Toyota não foi atrapalhado: Yuji Kunimoto e Sho Tsuboi fecharam o pódio com o carro da WedsSport, que é calçado com pneus Yokohama.

Intruso no domínio dos LC500, o Nissan de Mitsunori Takaboshi/Jann Mardenborough conquistou um excelente quarto posto, seguido por Heikki Kövalainen/Yuichi Nakayama e Kohei Hirate/Fred Makowiecki.

Para a Honda, restou somente a 10ª posição da dupla da equipe de Satoru Nakajima, formada por Narain Kartikheyan e Tadasuke Makino. A equipe Keihin Real Racing tentou uma estratégia diferente e se deu mal. E os atuais campeões Yuji Kunimoto/Jenson Button foram alijados de qualquer possibilidade na disputa após um contato com o carro de Hideki Mutoh/Daisuke Nakajima, também um Honda – só que do Team Mugen.

200-YO5_1562
No fim: a vitória da GT300 ficou com a dupla Kazuki Hoshino/Keishi Ishikawa, da Gainer Tanax, após superar Kazuki Hiramine/Sacha Fenestraz, na última volta da disputa

A disputa na GT300 não foi menos emocionante que na classe principal. E acabou definida nos instantes finais, a favor do carro #10 da Gainer Tanax, guiado por Kazuki Hoshino e Keishi Ishikawa. A ultrapassagem sobre o carro #56 da Realize Kondo Racing, de Kazuki Hiramine/Sacha Fenestraz, saiu na última volta da corrida. Apesar do triunfo, a dupla vencedora subiu para 5º lugar na classificação do campeonato.

Os atuais campeões Haruki Kurosawa/Naoya Gamou levaram o terceiro lugar ao final da disputa com o Mercedes-AMG GT3 da K2 R&D Leon Racing, também com ultrapassagem nos derradeiros instantes, sobre Kimiya Sato/Takamisu Matsui, com o Toyota 86 Mother Chassis do Hoppy Team Tsuchiya.

A corrida de Buriram foi absolutamente frustrante para a equipe D’Station Racing, do brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Tomonobu Fujii. Terceira no grid de largada da GT300, a dupla do carro #7 caminhava rumo ao seu primeiro pódio na temporada. Eles vinham em 2º lugar, após ultrapassarem após um Safety Car exatamente os dois Nissan da Gainer, quando tiveram um furo lento num pneu (no traseiro direito) na altura da 57ª volta. Até chegarem ao box, perderam imenso tempo. E terminaram a disputa em 19º lugar, uma volta atrasados.

O campeonato seguirá em 4 de agosto com a disputa das 500 Milhas de Fuji, que substituiu desde o ano passado os 1000 km de Suzuka como a corrida de maior duração do Super GT.

Classificação após a 4ª etapa:

GT500

1. Kazuya Oshima/Kenta Yamashita – 35 pontos
2. Ryo Hirakawa/Nick Cassidy – 34
3. Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura – 30,5
4. Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli – 24,5
5. Yuhi Sekiguchi/Kazuki Nakajima – 24
6. Tomoki Nojiri/Takuya Izawa e Heikki Kövalainen/Yuichi Nakayama – 20
8. Yuji Kunimoto/Sho Tsuboi – 17,5
9. Kohei Hirate/Fred Makowiecki – 16
10. Mitsunori Takaboshi/Jann Mardenborough – 14
11. Naoki Yamamoto/Jenson Button – 11
12. Daiki Sasaki/James Rossiter – 9,5
13. Koudai Tsukakoshi/Bertrand Baguette – 6
14. Narain Kartikheyan/Tadasuke Makino – 2,5
15. Hideki Mutoh/Daisuke Nakajima – 2

GT300

1. Shinichi Takagi/Nirei Fukuzumi – 30,5 pontos
2. Morio Nitta/Sena Sakaguchi – 30
3. Kazuki Hiramine/Sacha Fenestraz – 27
4. Katsuyuki Hiranaka/Hironobu Yasuda – 25
5. Kazuki Hoshino/Keishi Ishikawa – 21
6. Haruki Kurosawa/Naoya Gamou – 19,5
7. Takashi Kogure/Yuya Motojima – 17,5
8. Takamitsu Matsui/Kimiya Sato – 16
9. Natsu Sakaguchi/Yuya Hiraki e Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi – 15
11. Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka – 14,5
12. Shaun Thong – 9
13. Ryo Michigami/Hiroki Otsu e Richard Lyons/Ryuchiro Tomita – 6
15. Shigekazu Wakisaka/Hiroki Yoshida – 5,5
16. Marchy Lee e Hiroki Yoshimoto – 5
18. Tsubasa Takahashi/André Couto e Shinya Michimi – 4
20. Ritomo Miyata – 3
21. Dominik Farnbacher – 2

Comentários