WEC, Prólogo: Toyota domina em Barcelona

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Melhor volta do primeiro dia do Prólogo do WEC em Barcelona ficou com José María López e o Toyota #7 (Foto: James Moy/Reprodução Sportscar365.com)

RIO DE JANEIRO (Quero é novidade…) – Alguém realmente surpreso com o domínio da Toyota e seus TS050 Hybrid de aerodinâmica ligeiramente modificada, durante o primeiro dia de atividades do Prólogo do Mundial de Endurance (FIA WEC) em Barcelona? Possivelmente, não.

Com o tempo de 1’29″991 para os 4,655 km do traçado da Catalunha, José María López estabeleceu pela manhã a melhor volta dos testes. Tudo isso mesmo com o carro japonês apresentando 40 kg além do peso mínimo pré-estabelecido pelo regulamento dos LMP1 híbridos, com a adição de 14 quilos extras a partir desses treinos de pré-temporada.

O carro #8, que terá Brendon Hartley junto aos campeões Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi no campeonato 2019/20, conseguiu melhorar seu tempo em relação à sessão matinal no turno da tarde/noite, virando em 1’30″114 graças a Kazuki Nakajima.

Os não-híbridos, que para o próximo campeonato serão somente o Rebellion R13 e o Ginetta do Team LNT, terão tanques de combustível maiores para compensar a defasagem em relação aos Toyota e os carros dos japoneses perderão pelo menos um segundo a cada pit para compensar a saída dos boxes na propulsão 100% elétrica. A ver se dará certo.

Pelo menos no treino da tarde, Rebellion Racing e Team LNT buscaram performance e encontraram. O #1 do time suíço fez sua melhor volta do dia em 1’31″403, mais de meio segundo melhor que de manhã. O #3, que não foi inscrito para as 4h de Silverstone, conseguiu evoluir um pelinho em relação ao primeiro treino. A Rebellion Racing, inclusive, trouxe Felipe Nasr para andar no circuito espanhol, além de Norman Nato e dos titulares Bruno Senna, Nathanaël Berthon e Gustavo Menezes.

Felipe completou 41 voltas no total dos dois períodos de teste e sua melhor volta foi em 1’31″251. Bruno Senna deu 39 giros – o mais rápido em 1’31″327.

No Team LNT, a melhor passagem dos dois Ginetta G60 com motor AER P90C Turbo teve uma diferença ínfima de três milésimos entre eles. Além dos fiéis pilotos de teste Charlie Robertson e Mike Simpson, um exército de bons nomes foi recrutado para o Prólogo. No #5, foram anunciados Egor Orudzhev, Mathias Beche e Stéphane Richelmi. No #6, Luca Ghiotto e os veteranos Stéphane Sarrazin e Guy Smith.

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A melhor volta da LMP2 foi da United Autosports e seu novo Oreca 07 Gibson. A equipe inglesa estreia no WEC na temporada 2019/20, com Phil Hanson, Paul Di Resta e Filipe Albuquerque

Das novas equipes da divisão LMP2, a United Autosports saiu-se muito bem no primeiro confronto dentro do WEC: a equipe britânica fez o melhor tempo das duas sessões e, nas atividades à tarde, o #22 de Paul Di Resta, Phil Hanson e Filipe Albuquerque marcou 1’33″110, superando em três décimos os atuais campeões mundiais. A Signatech Alpine Elf conta com o brasileiro André Negrão como único remanescente da conquista da Super Season, tendo os reforços de Pierre Ragues e Thomas Laurent – o mais rápido a bordo do #36 azul com 1’33″407, enquanto Negrão virou seu melhor tempo em 1’33″652.

Confirmada como cliente Goodyear para o novo campeonato, a Jackie Chan DC Racing ficou com a terceira melhor marca do primeiro dia de testes, enquanto o Racing Team Nederland – que pretende ainda se decidir entre a marca estadunidense e a francesa Michelin – foi bem com o novo carro, assistido pela TDS Racing. O #29 que conta também com Job Van Uitert, que estará a bordo na estreia em Silverstone, ficou com o quarto tempo, à frente da também novata Cool Racing, outra que teve progressos de um treino para o outro.

World Endurance Championship Prologue
O Prólogo do WEC em Barcelona termina nesta quarta-feira

Com carros novos, a italiana AF Corse dominou os dois treinos da LMGTE-PRO. Se de manhã o #51 foi mais rápido, de tarde foi a vez do #71 com Davide Rigon e Miguel Molina a marcar 1’43″814, somente 0″089 melhor que o Porsche 911 RSR GTE EVO dos atuais campeões Kévin Estre e Michael Christensen. Com a volta do treino matinal, Ale Pier Guidi ficou com a terceira posição do grupo principal de Grã-Turismo, à frente do outro Porsche oficial e também do único Aston Martin Vantage AMR – já que o #95 de Marco Sørensen e Nicki Thiim teve sua reconstrução atrasada após um forte acidente nas 24 Horas de Le Mans, no mês passado.

O motivo foi a preparação e a entrega dos dois Vantage AMR da classe LMGTE-AM para a TF Sport e também ao #98 do cliente Paul Dalla Lana, vinculado ao time oficial de fábrica.

A LMGTE-AM terá o maior grid do Mundial com 11 carros e diversas novidades na temporada. A começar por Matteo Cairoli registrando, de saída, a melhor volta do dia com o Porsche de sua nova equipe, a campeã Project 1 Racing. O italiano marcou 1’44″843, superando em meio segundo o tempo do treino matinal e por apenas 0″032 o experiente alemão Jörg Bergmeister, o mais rápido no segundo carro do time alemão.

Agora com a bandeira AF Corse no carro #54, Giancarlo Fisichella foi o terceiro mais veloz do primeiro dia de Prólogo, seguido por Olivier Beretta no #70 da MR Racing e Thomas Preining no #88 da Dempsey Racing-Proton. O melhor dos Aston Martin virou em 1’46″156 com Matthieu Vaxivière – um dos muitos pilotos testados para dividir no campeonato de 2019/20 o #98 com Paul Dalla Lana. Até Darren Turner e Pedro Lamy faziam parte da relação, bem como Mathias Lauda e o britânico Ross Gunn, que guiou de manhã.

Os treinos prosseguem em Barcelona nesta quarta-feira.

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