WEC, Prólogo: Toyota é a mais rápida e não-oficiais reduzem diferença

unnamed (7)
O #7 fez a melhor volta do Prólogo da temporada 2019/20 do Mundial de Endurance, graças ao argentino José María López (Foto: WEC)

RIO DE JANEIRO – Que a Toyota seria a natural favorita a fazer os melhores tempos do Prólogo do WEC para a temporada 2019/20, isso todo mundo já sabia – mesmo com 40 kg extras de peso mínimo e também pelo conjunto, não só aperfeiçoado a cada ano mas também favorecido pelo uso do motor elétrico que confere tração total ao TS050 Hybrid, com um melhor desenho de curva que os protótipos sem sistemas híbridos.

Mas não deixou de ser surpreendente ver que, no cômputo geral das quatro sessões de treinos e dos dois dias de testes no Circuito da Catalunha, em Barcelona, que a distância em princípio não é tão grande assim. Cinco dos seis LMP1 presentes no teste fizeram os 4,655 km do traçado abaixo de 1’30”. A melhor volta ao fim das atividades foi do argentino José María López: Pechito rodou em 1’29″141, tendo percorrido 161 voltas ao longo do evento.

A marca de Kazuki Nakajima foi apenas 0″046 pior que a do rival e companheiro de equipe, registrada a bordo do carro #8. E a terceira melhor volta foi de Gustavo Menezes, com 1’29″408, pouco mais de dois décimos acima do tempo de Pechito López.

Até o Ginetta G60-LT-P1 com motor AER Biturbo andou bem. O bólido conduzido pelo italiano Luca Ghiotto fechou os testes com o quarto tempo – 1’29″697. Bruno Senna fez o melhor tempo a bordo do carro #3 (não inscrito para as 4h de Silverstone, é bom lembrar) com 1’29″807. O piloto completou 126 voltas ao longo do Prólogo nestes dois dias. Felipe Nasr deu 41 voltas com o carro #1, a melhor delas em 1’31″251.

unnamed (9)
O Racing Team Nederland optou pelos Michelin no início do campeonato e Nyck de Vries foi o mais rápido na pista entre os pilotos da LMP2 (Foto: WEC)

Decidido pelos pneus Michelin no início do campeonato – lembrando que são permitidas trocas de fornecedor uma única vez na temporada – o Racing Team Nederland, agora assistido pela TDS Racing, fechou o Prólogo com o melhor tempo na classe dos protótipos LMP2. Nyck de Vries, que inclusive não disputará as 4h de Silverstone por conta do compromisso com a Fórmula 2, deu 75 voltas nos testes e fez o melhor tempo em 1’31″659.

Das novas escuderias, a United Autosports foi a que se saiu melhor: Paul Di Resta ficou a 0″057 do melhor tempo da categoria e o brasileiro André Negrão fechou bem os treinos para a equipe Signatech Alpine Elf – o campeão do WEC em sua divisão na última temporada conseguiu a 3ª posição, com a marca de 1’31″856. Ele completou 85 voltas ao longo das quatro sessões, enquanto Thomas Laurent (que também andou com a Toyota) fez 41 voltas e o recém-regressado Pierre Ragues fechou 114 passagens.

Entre as equipes com pneus Goodyear, a Jackie Chan DC Racing ficou com o quinto tempo – Will Stevens fez a marca de 1’33″383. Kenta Yamashita foi o mais veloz entre os novatos de sua divisão, com a 6ª marca a bordo do #33 da High Class Racing. A melhor volta do japonês de 23 anos foi 1’33″534.

unnamed (8)
Candidato à vaga de titular na AF Corse, Miguel Molina foi o melhor entre os pilotos da LMGTE-PRO neste Prólogo (Foto: WEC)

Miguel Molina encerrou os trabalhos da LMGTE-PRO antes de partir para as 24h de Spa-Francorchamps com o melhor tempo a bordo da Ferrari 488 GTE da AF Corse. O espanhol deu 132 voltas (só Ale Pier Guidi, com 147, fez mais quilometragem que ele), com a volta em 1’43″593 como a melhor dos testes, somente 0″058 melhor que o francês Kévin Estre, da Porsche. Ale Pier Guidi fez o terceiro melhor tempo e Gimmi Bruni, o quarto.

A Aston Martin testou apenas com Marco Sørensen e Darren Turner no #97: embora inscritos, Nicki Thiim, Maxime Martin e Alex Lynn também estão envolvidos com as 24h de Spa-Francorchamps e não estiveram trabalhando no circuito de Barcelona.

Já na LMGTE-AM, os Porsche 911 RSR brincaram diante da concorrência, com quatro dos cinco carros da marca de Stuttgart nas quatro primeiras posições – e separados por pouco mais de meio segundo.

unnamed (10)
Assim foi visto o italiano Matteo Cairoli pelos rivais da LMGTE-AM, com o italiano sendo o mais rápido após as quatro sessões de treinos em Barcelona (Foto: WEC)

O italiano Matteo Cairoli confirmou a melhor volta da classe, melhorando hoje seu desempenho em relação ao primeiro dia, com 1’44″467, somente 0″056 melhor que Thomas Preining, trabalhando para a Dempsey Racing-Proton. Cairoli TAMBÉM fez a volta mais rápida do outro Porsche da Project 1 Racing no Prólogo, mas para efeito de posição entre os pilotos, vamos considerar Jörg Bergmeister marcando 1’44″594 no carro #56. Ben Barker foi o quarto, a 0″531 com o #86 da Gulf Racing.

O melhor piloto não-Porsche foi Giancarlo Fisichella – 1’45″145 com a Ferrari 488 GTE #54 da AF Corse. Com 1’45″618, Mathias Lauda foi o mais veloz entre os Aston Martin inscritos na categoria.

Comentários

  • mattar se acha que ano que vem pelo menos em le mans nas 24 horas veremos só nessa prova o Alonso correndo?e o jordan king que está na f2 e correu a primeira metade do ano na wec pela equipe do jackie chan não correra mais na wec?não vi o nome dele nos testes