10h de Suzuka: grid fechado com 36 carros

1

SuzukaEntry

RIO DE JANEIRO – Penúltimo evento do Intercontinental GT Challenge (IGTC) neste ano, as 10h de Suzuka têm seu grid definido: a lista está fechada com 36 carros, após as desistências dos últimos dias – incluindo o forfait dos dois McLaren anunciados pelo Team Goh e dos Nissan GT-R Nismo da equipe Tairoku, que se afasta das pistas neste ano em decorrência de problemas pessoais do proprietário do esquema.

O plantel definitivamente anunciado nesta sexta-feira contempla 13 marcas participantes do evento, incluindo todos os oito construtores envolvidos no IGTC, mais Lotus Évora (Mother Chassis do Super GT), Lamborghini, McLaren, Aston Martin e Callaway Corvette.

Disputarão os pontos do campeonato nada menos que 27 tripulações, divididas entre as marcas que participam da série da SRO neste ano. A única mudança foi que, com a saída da Tairoku do plantel de inscritos, a GTNET Motorsports e a MP Racing entram na corrida como representantes Nissan em busca dos pontos, ao lado da KCMG.

A pontuação aponta liderança da Mercedes-AMG (85 pontos), que estará representada por sete carros nas 10h de Suzuka – cinco deles, elegíveis para pontos, incluindo o carro de Kenny Habul/Nico Bastian/Mikaël Grenier – Habul corre pelo bicampeonato do Troféu Bronze de pilotos da competição.

Segunda colocada, a Porsche soma 77 e será defendida por quatro escuderias diferentes. A principal é a EBM de Earl Bamber, que contará nesta corrida com Romain Dumas/Mathieu Jaminet/Sven Müller. Mas os pilotos juniores da marca – Dennis Olsen e Matt Campbell – formarão um bom trio na Absolute Racing com Dirk Werner.

Campeã do ano passado, a Audi está num distante terceiro posto, com apenas 38 pontos, seguida por BMW, Bentley, Ferrari, Nissan e Honda.

Entre os pilotos, os alemães Maxi Bühk e Maxi Götz lideram com 40 pontos, três à frente de Raffaele Marciello e com sete a mais que Olsen, Campbell e Werner. Só que os pilotos da Mercedes foram separados para este evento: Lello e Bühk estarão com Maro Engel no carro #999 da GruppeM Motorsport, enquanto Götz vai no #77 da Craft-Bamboo Racing, formando parceria com Luca Stolz e Yelmer Buurman.

Oitavo colocado na pontuação com 22 pontos, junto ao alemão Martin Tomczyk, Augusto Farfus será o único brasileiro no evento, dividindo o carro #42 da BMW Team Schnitzer com o britânico Nick Yelloly.

A definição do grid acontecerá no dia 24, através de treinos oficiais divididos por três séries e pelo Shootout com os 20 mais rápidos. A largada das 10h de Suzuka acontecerá às 10h locais do domingo (22h de sábado, pelo horário de Brasília).

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames