10h de Suzuka: Mercedes dominam primeiros treinos livres

999quickest
Tempo instável em Suzuka e a GruppeM Racing foi a mais rápida da sexta-feira (Foto: Dirk Bogaerts/SRO)

RIO DE JANEIRO – Sexta-feira de início de atividades para as 10h de Suzuka, quarta etapa do Intercontinental GT Challenge com duas sessões livres – sem contar o teste pago para os pilotos de graduação bronze, para oferecer mais horas de pista aos pilotos menos experientes ou mais veteranos. O clima não ajudou muito: tempo nublado, ameaça de chuva e, por vezes, pista molhada, atrapalhando as referências de acerto para os 36 carros inscritos.

Alheias à isso, as Mercedes-AMG foram superiores e dominaram o dia com a equipe GruppeM, de Hong Kong, se sobressaindo: na prática noturna, Raffaele Marciello foi o mais veloz do dia com 2’12″954, média de 157,23 km/h para o traçado oriental. Antes, com a pista mais molhada pela chuva, Maro Engel marcara 2’13″117.

A Craft-Bamboo Racing ficou com o segundo tempo no cômputo do dia: o #77 do trio Maxi Götz/Luca Stolz/Yelmer Buurman marcou 2’13″204, com a Absolute Racing em terceiro. O Porsche de Dennis Olsen/Matt Campbell/Dirk Werner ficou com a segunda marca no treino livre noturno.

Completaram o top 5 do dia o Audi #25 da WRT com o trio Dries Vanthoor/Kelvin Van der Linde/Fréderic Vervisch, além do Mercedes-AMG da Strakka Racing alinhado para Gary Paffett/Lewis Williamson/Tristan Vautier.

O bicampeão mundial de Fórmula 1 Mika Häkkinen deu suas primeiras voltas com o McLaren 720S GT3 da Planex SmaCam Racing e a equipe não fez feio: 2’14″592 foi o melhor tempo do carro ao longo do dia – Mika terá a companhia de Katsuaki Kubota e Hiroaki Ishiura na competição deste fim de semana.

Único brasileiro inscrito nas 10h de Suzuka junto a Martin Tomczyk e Nick Yelloly na BMW M6 GT3 do Team Schnitzer, Augusto Farfus viu seu carro #42 somente em 24º na primeira sessão, evoluindo para o oitavo lugar no treino noturno. O tempo é que não foi tão rápido – 2’15″374. Mas o carro melhorou de um treino para outro e segue a esperança de que o trio avance para a disputa da Super Pole, com os 20 carros mais rápidos do treino oficial que será dividido em três partes.

Aliás, vocês poderão assistir tudo aqui no blog: treino oficial e Super Pole, a partir de 0h50, pelo horário de Brasília.

Comentários