ELMS: 39 carros para as 4h de Silverstone

Standings ELMS
Acima, o panorama do ELMS nas três categorias antes das 4h de Silverstone: corrida será no próximo dia 31 de agosto, no mesmo fim de semana da abertura do WEC

RIO DE JANEIRO – Quarta etapa da temporada 2019 do European Le Mans Series, as 4h de Silverstone (que serão sábado, véspera do WEC – com o mesmo formato de disputa, inclusive) já têm plantel conhecido para a disputa do próximo dia 31 de agosto. Serão 39 carros no grid da prova que traz diversas novidades em relação às etapas anteriores – tanto em relação a competidores quanto na parte técnica.

É que vários times clientes da Ligier (leia-se Onroak Automotive) debandaram para a Oreca. United Autosports – que já havia feito o mesmo no Mundial de Endurance e Panis-Barthez Competition terão pelo menos um carro construído no ateliê de Hughes de Chaunac. Curioso notar que ambos os times ainda conservam os Ligier JS P217, o mesmo sendo feito já desde o início do campeonato pela IDEC Sport Racing.

Assim, o #22 de Phil Hanson/Filipe Albuquerque e o #23 de Julien Canal/René Binder/Will Stevens serão agora modelos Oreca 07 com motor Gibson V8, aumentando o total de chassis da casa francesa para 13 (inclui-se o Aurus 01 da G-Drive Racing, que é também um Oreca 07) no plantel, contra quatro Ligier e um solitário Dallara, alinhado pela Carlin.

Duas novidades no grid são a primeira aparição do austríaco Lukas Dunner, egresso do Euroformula Open, no lugar de Dani Clos no #34 da Inter Europol Competition e a inscrição de Garry Findlay no #35 da BHK Motorsport ao lado de Sergio Campana e Francesco Dracone.

Muitos pilotos do ELMS farão o chamado “double duty” no fim de semana: só da classe LMP2, estarão presentes na abertura do Mundial de Endurance o dinamarquês Anders Fjørdbach; o português Filipe Albuquerque; o britânico Phil Hanson; o holandês Job Van Uitert; os franceses Pierre Ragues e Nico Lapierre; os suíços Antonin Borga e Alexandre Coigny; e o brasileiro Bruno Senna.

Por falar nos artistas do espetáculo, o russo roman Rusinov e Job Van Uitert chegam a Silverstone com a liderança do campeonato com 16 pontos de vantagem (63 a 47) contra Memo Rojas/Paul Lafargue/Paul-Loup Chatin, da IDEC Sport Racing. Bruno Senna e seus parceiros Arjun Maini e John Farano ocupam o 18º lugar na classificação com 4,5 pontos.

Na LMP3, serão 14 carros – nove modelos Ligier JS P3 e cinco Norma M30, já que a ACE1 Villorba Corse, que estreou em Barcelona, não comparece para esta rodada. O veterano Thomas Erdos estará novamente com Wayne Boyd e Garrett Grist no #2 da United Autosports, com o qual a trinca já foi duas vezes ao pódio, ocupando o 4º lugar com 38 pontos. A liderança é de Martin Hippe e Nigel Moore: a dupla da Inter Europol Competition soma 58, catorze à frente de Jens Petersen e Mikkel Jensen, da Eurointernational.

A LMGTE não contará com a participação de duas equipes nas 4h de Silverstone: a Ebimotors e a Project 1 Racing estarão fora – esta última por concentrar todos os seus esforços na corrida inaugural da temporada 2019/20 do FIA WEC.  O time de Enrico Borghi não justificou sua ausência nessa etapa.

Ale Pier Guidi/Nicklas Nielsen/Fabien Lavergne (Luzich Racing) são os líderes do campeonato com 65 pontos. O italiano e o dinamarquês farão também o “double duty” no fim de semana. E não são os únicos: Christian Ried, Riccardo Pera e Matteo Cairoli – que ironicamente assinou com a Project 1 Racing para o WEC – também vão disputar as duas corridas, além de Thomas Preining, isso se a Proton Competition não fizer o forfait do carro #88. Já no #60 da Kessel Racing, Niki Cadei entra na vaga de Claudio Schiavoni.

Comentários