Guia WEC 2019/20 – Classe LMGTE-AM

G

RIO DE JANEIRO – Trabalho como esse aqui a gente faz com prazer. Depois de dissecadas as classes LMP1, LMP2 e LMGTE-PRO, apresentadas com fichas técnicas completas e dados de todos os pilotos inscritos, vamos à última leva do Guia WEC da temporada 2019/20 aqui no blog. É a vez da classe LMGTE-AM.

A classe tem essa denominação pelo motivo de reunir, em suas trincas – é obrigatória, inclusive, a inscrição de três pilotos – um piloto profissional com graduação platina ou ouro em meio a dois pilotos prata ou bronze. Em geral, há muitos pilotos prata competitivos que já podiam ser ouro – e um deles é o brasileiro Felipe Fraga, que faz sua estreia na categoria neste fim de semana.

Mas nem sempre é assim. O que faz a diferença aqui é o piloto bronze que comete menos erros. E a maioria deles é de diletantes apaixonados pelo esporte, alguns cheios da nota, como o canadense Paul Dalla Lana e o francês François Perrodo, que têm negócios familiares ou muito lucrativos.

Outra curiosidade, além do grid numeroso de 11 carros distribuídos por oito equipes diferentes – uma delas, estreante, é que praticamente todos os carros que veremos na temporada já foram de outras equipes ao longo dos últimos anos. A LMGTE-AM só permite modelos construídos até 2018.

Então vamos lá: acompanhe a ficha completa de todas as escuderias da divisão.

 

AF CORSE
Ano de fundação: 2002
Proprietário: Amato Ferrari
Team Manager: Didi Cazzago
Diretor Técnico: Luigi Urbinelli
Engenheiro: Stelvio Peschiutta
Chefe de mecânicos: Ivan Iglesias

pm_wec_prologue_finish_order-26-83-4
A AF Corse volta à LMGTE-AM, assim como dois campeões da categoria em 2016: François Perrodo e o experiente Emmanuel Collard

Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Chassis autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono, kevlar e alumínio. Evo aerodinâmica 2018
Suspensão dianteira com triângulos superpostos e traseira com triângulos inferiores e multibraços
Câmbio Ferrari/Xtrac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Motor Ferrari Type F412 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 485 HP
Reservatório de combustível: 87 litros
Peso mínimo: 1282 kg

Pilotos do #54

thomas-flohr_f7db75

THOMAS FLÖHR
Graduação: Bronze
Suíço, 59 anos (17/03/1960)

Retrospecto no WEC desde 2012:
17 corridas
1 vitória
6 pódios
Temporada 2018/19: 4º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
24º lugar com 10,5 pontos (classe LMGTE)

francesco-castellacci_5355d0

FRANCESCO CASTELLACCI
Graduação: Prata
Italiano, 32 anos (04/04/1987)

Retrospecto no WEC desde 2012:
25 corridas
1 vitória
6 pódios
Temporada 2018/19: 4º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
24º lugar com 10,5 pontos (classe LMGTE)

giancarlo-fisichella_05b101

GIANCARLO FISICHELLA
Graduação: Platina
Italiano, 46 anos (14/01/1973)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
7 vitórias
14 pódios
Temporada 2018/19: 4º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
24º lugar com 10,5 pontos (classe LMGTE)

Pilotos do #83

Francois_Perrodo05_e9f84c

FRANÇOIS PERRODO
Graduação: Bronze
Francês, 42 anos (14/02/1977)

Retrospecto no WEC desde 2012:
43 corridas
3 vitórias
19 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-AM em 2017
Temporada 2019: 8º lugar com 66 pontos (classe LMP2)
24º lugar com 12 pontos (classe LMP)

portrait_Emmanuel_COLLARD_GR8R9360_10654b

EMMANUEL COLLARD
Graduação: Platina
Francês, 48 anos (03/04/1971)

Retrospecto no WEC desde 2012:
37 corridas
3 vitórias
18 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-AM em 2017
23 participações consecutivas nas 24 Horas de Le Mans entre 1995 e 2017

51-nielsen-nicholas-10_cc01b2

NICKLAS NIELSEN
Graduação: Prata
Dinamarquês, 22 anos (06/02/1997)

Estreante no WEC
Líder da atual temporada do ELMS na classe LMGTE

 

TEAM PROJECT 1
Ano de fundação: 1993
Proprietário: Hans-Bernd Kampf
Team Princpal: Axel Funke
Diretor Técnico: Richard Selwin
Engenheiro e Estrategista: Gavin Bickerton-Jones
Engenheiro de Pista: Michael Schauer
Engenheiro de Dados: Ben Newman
Chefe de mecânicos: Sebastian Anders

pm_wec_prologue_finish_order-19-57
Passo à frente: o Team Project 1 aumenta sua estrutura e terá dois carros na disputa desta Super Season

Carro: Porsche 911 RSR
Chassi autoportante em aço e painéis de alumíno
Carroceria Grã-Turismo em carbono e kevlar – Evo aero 2017
Suspensão dianteira e traseira com duplos triângulos sobrepostos
Câmbio Porsche 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift, cárter de magnésio
Motor Porsche Type M97/80 6 cilindros Flat 4 litros aspirado
Potência estimada em 510 HP
Reservatório de combustível: 98 litros
Peso mínimo: 1279 kg

Pilotos do #56

portrait-perfetti-egidio-mpsa-mlmc-mon18-sp1-2434_d12a36

EGIDIO PERFETTI
Graduação: Bronze
Suíço (naturalizado norueguês), 44 anos (05/06/1975)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
2 vitórias
5 pódios
Temporada 2018/19: Campeão com 151 pontos (classe LMGTE-AM)
21º lugar com 16 pontos (classe LMGTE)

david-heinemeier-hansson_8bd2d4

DAVID HEINEMEIER-HÄNSSON
Graduação: Prata
Dinamarquês, 39 anos (15/10/1979)

Retrospecto no WEC desde 2012:
48 corridas
7 vitórias
21 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-AM em 2014
Temporada 2019: 11º lugar com 40 pontos (classe LMP2)
19º lugar com 15,5 pontos (classe LMP)

matteo-cairoli_e8cd17

MATTEO CAIROLI
Graduação: Ouro
Italiano, 23 anos (01/01/1996)

Retrospecto no WEC desde 2012:
17 corridas
2 vitórias
8 pódios
Temporada 2018/19: 16º lugar com 26 pontos (classe LMGTE-AM)
40º lugar com 2 pontos (classe LMGTE)

Kolkmann_David_1-ec3d0ed8

DAVID KOLKMANN (*)
Graduação: Prata
Alemão, 22 anos (06/12/1996)

Estreante no WEC
9º lugar na atual temporada do Porsche Carrera Cup Germany

(*) pode substituir de última hora David Heinemeier-Hänsson, que será pai neste fim de semana

Pilotos do #57

ben-keating_6d0aba

BEN KEATING
Graduação: Bronze
Estadunidense, 48 anos (18/08/1971)

Estreante no WEC
9º lugar na atual temporada do IMSA Weathertech Championship na classe GTD

felipe-fraga_5d016b

FELIPE FRAGA
Graduação: Prata
Brasileiro, 24 anos (02/07/1995)

Estreante no WEC
Líder na atual temporada do Blancpain GT Series Endurance (Silver Cup)
6º lugar na atual temporada da Stock Car

jeroen-bleekemolen_15d016

JEROEN BLEEKEMOLEN
Graduação: Ouro
Holandês, 37 anos (23/10/1981)

Retrospecto no WEC desde 2012:
3 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
9º lugar na atual temporada do IMSA Weathertech Championship na classe GTD

 

RED RIVER SPORT
Ano de fundação: 2017
Fundador: Johnny Mowlem
Team Manager: Antonio Cazzago
Diretor Técnico e Engenheiro de Pista: Dario Armellin
Chefe de mecânicos: Davide Di Bello
(estrutura técnica AF Corse)

pm_wec_prologue_finish_order-27-62
Com suporte da AF Corse – quem mais? – a Red River Sport “joga em casa” na sua prova de estreia no FIA WEC

Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Chassis autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono, kevlar e alumínio. Evo aerodinâmica 2018
Suspensão dianteira com triângulos superpostos e traseira com triângulos inferiores e multibraços
Câmbio Ferrari/Xtrac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Motor Ferrari Type F412 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 485 HP
Reservatório de combustível: 87 litros
Peso mínimo: 1282 kg

Pilotos do #62

81-grimes

BONAMY GRIMES
Graduação: Bronze
Inglês, 47 anos (05/09/1971)

Estreante no WEC
9º lugar na temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series (classe GT)

_0094__0065_Johnny-MOWLEM-GBR_portrait_GR8R0670

JOHNNY MOWLEM
Graduação: Ouro
Inglês, 50 anos (12/02/1969)

Retrospecto no WEC desde 2012:
2 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
6º lugar na temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series (classe GT)

_0030_Charlie-Hollings-2_b9eb82

CHARLIE HOLLINGS
Graduação: Prata
Inglês, 37 anos (23/06/1982)

Estreante no WEC
Campeão da GT Cup UK em 2015

 

MR RACING
Ano de fundação: 2018
Proprietário: Motoaki Ishikawa
Diretor Técnico: Batti Pregliasco
Diretor Técnico: Giuseppe Petrotta
Engenheiro de Pista: Jacopo Fedele
Chefe de mecânicos: Silvio Capuano

pm_wec_prologue_finish_order-25-70-3
Este é o segundo campeonato da MR Racing, do piloto japonês Motoaki Ishikawa. A equipe persegue seu primeiro pódio na LMGTE-AM e a novidade é a chegada de Kei Cozzolino para a vaga de Eddie Cheever III

Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Chassis autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono, kevlar e alumínio. Evo aerodinâmica 2018
Suspensão dianteira com triângulos superpostos e traseira com triângulos inferiores e multibraços
Câmbio Ferrari/Xtrac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Motor Ferrari Type F412 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 485 HP
Reservatório de combustível: 87 litros
Peso mínimo: 1282 kg

Pilotos do #70

motoaki-ishikawa_16cae3

MOTOAKI ISHIKAWA
Graduação: Bronze
Japonês, 52 anos (07/04/1967)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 9º lugar com 71 pontos (classe LMGTE-AM)
32º lugar com 5 pontos (classe LMGTE)

olivier-beretta_65d016

OLIVIER BERETTA
Graduação: Platina
Monegasco, 49 anos (23/11/1969)

Retrospecto no WEC desde 2012:
20 corridas
2 vitórias
3 pódios
Temporada 2018/19: 9º lugar com 71 pontos (classe LMGTE-AM)
32º lugar com 5 pontos (classe LMGTE)

kei-francesco-cozzolino_168e35

KEI COZZOLINO
Graduação: Prata
Ítalo-japonês, 31 anos (09/11/1987)

Estreante no WEC
Campeão da temporada 2018/19 do Asian Le Mans Series (classe LMGT)

 

DEMPSEY-PROTON RACING
Ano de fundação: 2009
Proprietários: Patrick Dempsey e Michael Ried
Team Principal e Diretor Técnico: Christian Ried
Team Manager: Giulio Pucci
Estrategistas e Engenheiros de Dados: Arne Peeters e Viktor Ferder
Engenheiros de Pista: Johannes Gruber e Diego Gottardi
Chefes de mecânicos: René Grünewald e Dirk Freischmidt

pm_wec_prologue_finish_order-20-88
A Dempsey-Proton Racing é sempre uma forte concorrente na LMGTE-AM, afora que é uma fiel cliente Porsche: um dos pilotos, Christian Ried, disputou todas as provas do FIA WEC, desde 2012

Carro: Porsche 911 RSR
Chassi autoportante em aço e painéis de alumíno
Carroceria Grã-Turismo em carbono e kevlar – Evo aero 2017
Suspensão dianteira e traseira com duplos triângulos sobrepostos
Câmbio Porsche 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift, cárter de magnésio
Motor Porsche Type M97/80 6 cilindros Flat 4 litros aspirado
Potência estimada em 510 HP
Reservatório de combustível: 98 litros
Peso mínimo: 1279 kg

Pilotos do #77

Christian_Ried05_0770fe

CHRISTIAN RIED
Graduação: Bronze
Alemão, 40 anos (24/02/1979)

Retrospecto no WEC desde 2012:
58 corridas
10 vitórias
27 pódios
Temporada 2018/19: 2º lugar com 110 pontos (classe LMGTE-AM)
25º lugar com 9 pontos (classe LMGTE)

matt-campbell_0fe8bd

MATT CAMPBELL
Graduação: Ouro
Australiano, 24 anos (17/02/1995)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
4 vitórias
5 pódios
Temporada 2018/19: 2º lugar com 110 pontos (classe LMGTE-AM)
25º lugar com 9 pontos (classe LMGTE)

pera-riccardo-11_5cc026

RICCARDO PERA
Graduação: Prata
Italiano, 20 anos (04/07/1999)

Retrospecto no WEC desde 2012:
2 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 14º lugar com 42 pontos (classe LMGTE-AM)
42º lugar com 1 ponto (classe LMGTE)

Pilotos do #88

thomas-preining_0c3218

THOMAS PREINING
Graduação: Ouro
Austríaco, 21 anos (21/07/1998)

Retrospecto no WEC desde 2012:
5 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 11º lugar com 53 pontos (classe LMGTE-AM)
33º lugar com 4,5 pontos (classe LMGTE)

Giraudi

GIANLUCA GIRAUDI
Graduação: Bronze
Ítalo-suíço, 50 anos (11/11/1968)
Estreante no WEC
26º lugar no Blancpain GT Series Endurance em 2018 (classe Pro-Am)

timthumb

RICARDO SÁNCHEZ
Graduação: Prata
Mexicano, 29 anos (02/01/1990)
Estreante no WEC
12º lugar no Blancpain GT Series Endurance (classe Silver Cup)

 

GULF RACING
Ano de fundação: 2011
Proprietário: Michael Wainwright
Team Manager: Owen Daley
Engenheiro de Pista: Mario Prezel
Engenheiro de Dados: Stuart Reid
Chefe de mecânicos: Dan Munns

pm_wec_prologue_finish_order-23-86-7
A Gulf Racing tem um único pódio em toda a sua história na classe LMGTE-AM

Carro: Porsche 911 RSR
Chassi autoportante em aço e painéis de alumíno
Carroceria Grã-Turismo em carbono e kevlar – Evo aero 2017
Suspensão dianteira e traseira com duplos triângulos sobrepostos
Câmbio Porsche 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift, cárter de magnésio
Motor Porsche Type M97/80 6 cilindros Flat 4 litros aspirado
Potência estimada em 510 HP
Reservatório de combustível: 98 litros
Peso mínimo: 1279 kg

Pilotos do #86

michael-wainwright_05d017

MICHAEL WAINWRIGHT
Graduação: Bronze
Inglês, 46 anos (25/07/1973)

Retrospecto no WEC desde 2012:
24 corridas
Nenhuma vitória
1 pódio
Temporada 2018/19: 7º lugar com 79 pontos (classe LMGTE-AM)
30º lugar com 6,5 pontos (classe LMGTE)

benjamin-barker_5d00c7

BEN BARKER
Graduação: Ouro
Inglês, 28 anos (23/04/1991)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
Nenhuma vitória
1 pódio
Temporada 2018/19: 7º lugar com 79 pontos (classe LMGTE-AM)
30º lugar com 6,5 pontos (classe LMGTE)

andrew-watson-racing-driver-0840f9f2-1e0f-4919-bd79-4c104567844-resize-750

ANDREW WATSON
Graduação: Prata
Norte-Irlandês, 24 anos (21/01/1995)

Estreante no WEC
28º lugar no Blancpain GT Series Endurance Cup

 

TF SPORT
Ano de fundação: 2014
Proprietário e Team Manager: Tom Ferrier
Engenheiro de Pista: Grant Clarke
Engenheiro de Dados: Luigi Basile
Chefe de mecânicos: Chris Gregory

pm_wec_prologue_finish_order-30-90
Tudo novo na TF Sport para mais uma Super Season, pelo menos com relação ao carro e ao visual, com um vermelho vivo na carenagem do #90

Carro: Aston Martin Vantage AMR
Chassi autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono e alumínio
Suspensão dianteira com duplos triângulos sobrepostos e traseira com multibraços
Câmbio Xtrac 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift
Motor: AMG Mercedes 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Borg & Warner
Potência estimada em 530 HP
Reservatório de combustível: 95 litros
Peso mínimo: 1257 kg

Pilotos do #90

salih-yoluc_577759

SALIH YOLUÇ
Graduação: Bronze
Turco, 34 anos (22/08/1985)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
4 pódios
Temporada 2019: 3º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
27º lugar com 8,5 pontos (classe LMGTE)

charlie-eastwood_11b740

CHARLIE EASTWOOD
Graduação: Prata
Norte-Irlandês, 24 anos (11/08/1995)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
4 pódios
Temporada 2019: 3º lugar com 99 pontos (classe LMGTE-AM)
27º lugar com 8,5 pontos (classe LMGTE)

jonathan-adam_5d0140

JONATHAN ADAM
Graduação: Platina
Escocês, 34 anos (04/09/1984)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
1 vitória
8 pódios
Temporada 2019: 12º lugar com 50 pontos (classe LMGTE-AM)
20º lugar com 16 pontos (classe LMGTE)

 

ASTON MARTIN RACING
Ano de fundação: 2004
Proprietário: David Richards
Team Principal: Paul Howarth
Team Manager: Paul Diggins
Diretor Técnico: Dan Sayers
Estrategista: Alister Grimshaw
Engenheiro de Pista: Stuart Gale
Engenheiro de Dados: Jason Hill
Chefe de mecânicos: Richard Pinder

pm_wec_prologue_finish_order-29-98-2
Em busca de mais um título, Paul Dalla Lana tem novos parceiros na estrutura cliente da Aston Martin Racing

Carro: Aston Martin Vantage AMR
Chassi autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono e alumínio
Suspensão dianteira com duplos triângulos sobrepostos e traseira com multibraços
Câmbio Xtrac 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift
Motor: AMG Mercedes 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Borg & Warner
Potência estimada em 530 HP
Reservatório de combustível: 95 litros
Peso mínimo: 1257 kg

Pilotos do #98

paul-dalla-lana_f7bae5

PAUL DALLA LANA
Graduação: Bronze
Canadense, 53 anos (01/02/1966)

Retrospecto no WEC desde 2012:
47 corridas
16 vitórias
29 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-AM em 2017
Temporada 2018/19: 8º lugar com 77 pontos (classe LMGTE-AM)
31º lugar com 5,5 pontos (classe LMGTE)

 

darren-turner_172ea0

DARREN TURNER
Graduação: Platina
Inglês, 45 anos (13/04/1974)

Retrospecto no WEC desde 2012:
54 corridas
8 vitórias
22 pódios
Temporada 2018/19: 18º lugar com 25 pontos (classe LMGTE)

buRulSr6_400x400

ROSS GUNN
Graduação: Prata
Inglês, 22 anos (01/01/1997)

Estreante no WEC
4º lugar na atual temporada do Michelin Le Mans Cup (classe GT3)

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

  • Sou portugues e adoro mesmo seu cantinho.☺
    Com5tinua. Imagino a canseira que deu. Mas compensou que o publuco adorou.
    Venho ca muito. Acho que nunca comentei nada. Mas asoro mesmo.

    Exelente trabalho. ☺

    Consegue saber quantos pilotos fazem o ELMS e o WEC este fim de semana?

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames