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29 de agosto de 2019 - 14:34Mundial de Endurance

Guia WEC 2019/20 – Classe LMGTE-PRO

RIO DE JANEIRO – Chegou a hora da terceira parte do Guia WEC 2019/20 aqui no blog. Depois que vocês puderam conferir os detalhes da primeira e da segunda parte, vamos às equipes da divisão LMGTE-PRO.

Que inclusive foi desfalcada em 40% do total de carros em relação à última temporada, encerrada não tem nem três meses. A Ford pelo menos tinha um plano – que seria de três anos, o cumpriu e disse adeus com a equipe baseada na Inglaterra – embora, dissessem, os carros tivessem potencial para continuar nas pistas. Eventualmente, esperamos que regressem pontualmente no campeonato.

A BMW fez alarde, estreou o M8 GTE e em pouco mais de um ano foi embora da competição. Os alemães mereceram inclusive uma saraivada de críticas por conta disto.

Bom… não adianta chorar o leite derramado. O jeito é esperar por dias melhores e no campeonato 2021/22 estreia a Brabham. Até lá, a LMGTE-PRO não deixará de ser competitiva como sempre foi. E já houve épocas em que o total de carros era esse mesmo com que iniciaremos a temporada – seis no total, de três fabricantes envolvidos.

As novidades são poucas, exceto pela troca de visual da campeã Porsche e a chegada de um único novo piloto à divisão. Nas primeiras corridas, os três times inscritos vão se servir de dois pilotos apenas – as únicas exceções devem ser as etapas do Bahrein, talvez a de Interlagos (se a AF Corse puder ou quiser escalar Daniel Serra, claro), Sebring e as 24 Horas de Le Mans.

Vamos às equipes.

AF CORSE
Ano de fundação: 2002
Proprietário: Amato Ferrari
Team Manager: Batti Pregliasco
Diretor Técnico: Giuseppe Petrotta
Engenheiros de Pista: Lula Volta e Brice Laforge
Chefes de mecânicos: Valentino Aieta e Matteo Buschiazzo

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A Ferrari venceu em Le Mans no 70º aniversário da primeira vitória de Maranello na tradicional prova francesa e o objetivo é recuperar o título perdido para a Porsche na última Super Season

Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Chassis autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em kevlar, carbono e alumínio. Evo aerodinâmica 2019
Suspensão dianteira com triângulos superpostos e traseira com triângulos inferiores e multibraços
Câmbio Ferrari/Xtrac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Motor Ferrari Type F412 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 485 HP
Reservatório de combustível: 88 litros
Peso mínimo: 1280 kg

Pilotos do #51

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ALESSANDRO PIER GUIDI
Graduação: Platina
Italiano, 35 anos (18/12/1983)

Retrospecto no WEC desde 2012:
20 corridas
5 vitórias
10 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2017
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 136,5 pontos (classe LMGTE)

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JAMES CALADO
Graduação: Platina
Inglês, 30 anos (13/06/1989)

Retrospecto no WEC desde 2012:
41 corridas
6 vitórias
27 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2017
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 136,5 pontos (classe LMGTE)

Pilotos do #71

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DAVIDE RIGON
Graduação: Platina
Italiano, 33 anos (26/08/1986)

Retrospecto no WEC desde 2012:
46 corridas
5 vitórias
23 pódios
Temporada 2018/19: 12º lugar com 54,5 pontos (classe LMGTE)

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MIGUEL MOLINA
Graduação: Platina
Espanhol, 30 anos (17/02/1989)

Retrospecto no WEC desde 2012:
11 corridas
1 vitória
4 pódios
Temporada 2018/19: 22º lugar com 12 pontos (classe LMGTE)

 

PORSCHE GT TEAM
Ano de fundação: 2013
Team Principal: Fritz Enzinger
Team Manager: Bernard Demmer
Engenheiros de Pista: Luca Maasse e Adam Hardy
Engenheiros de Dados: Alexander Riedl e Maxim Manquin
Chefes de mecânicos: Stefan Hui e Nicky Kirst
(Estrutura técnica Manthey Racing)

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A Porsche, em termos, segue a velha máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”: promove mudanças de aerodinâmica no 911 RSR e no visual dos carros do time oficial de fábrica para 2019/20

Carro: Porsche 911 RSR – 19
Chassi autoportante em aço e painéis de alumíno
Carroceria Grã-Turismo em carbono e kevlar – Evo aero 2019
Suspensão dianteira e traseira com duplos triângulos sobrepostos
Câmbio Porsche 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift, cárter de magnésio
Motor Porsche Type M97/80 6 cilindros Flat 4 litros aspirado
Potência estimada em 510 HP
Reservatório de combustível: 99 litros
Peso mínimo: 1254 kg

Pilotos do #91

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RICHARD LIETZ
Graduação: Platina
Austríaco, 35 anos (17/12/1983)

Retrospecto no WEC desde 2012:
56 corridas
8 vitórias
26 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2015
Temporada 2018/19: 3º lugar com 131 pontos (classe LMGTE)

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GIANMARIA BRUNI
Graduação: Platina
Italiano, 38 anos (30/05/1981)

Retrospecto no WEC desde 2012:
48 corridas
14 vitórias
30 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2013 e 2014
Temporada 2018/19: 3º lugar com 131 pontos (classe LMGTE)

Pilotos do #92

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KÉVIN ESTRE
Graduação: Platina
Francês, 30 anos (28/10/1988)

Retrospecto no WEC desde 2012:
20 corridas
2 vitórias
10 pódios
Temporada 2018/19: Campeão com 155 pontos (classe LMGTE)

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MICHAEL CHRISTENSEN
Graduação: Platina
Dinamarquês, 29 anos (28/08/1990)

Retrospecto no WEC desde 2012:
31 corridas
5 vitórias
13 pódios
Temporada 2018/19: Campeão com 155 pontos (classe LMGTE)

 

ASTON MARTIN RACING
Ano de fundação: 2004
Proprietário: David Richards
Team Principal: Paul Howarth
Team Manager: Paul Diggins
Diretor Técnico: Dan Sayers
Estrategista: Alister Grimshaw
Engenheiros de Pista: Evert Van Doorn e Gustavo Betelli
Engenheiros de Dados: James Hall e Patrick Bandeira de Mello
Chefes de mecânicos: Darrell Harris e Dean Barnes

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A Aston Martin trabalhou com um único carro no Prólogo de Barcelona por conta do atraso da construção dos carros LMGTE-AM: o construtor britânico tem dois engenheiros brasileiros no carro #97 – Gustavo Betelli e Patrick Bandeira de Mello

Carro: Aston Martin Vantage AMR
Chassi autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono e alumínio
Suspensão dianteira com duplos triângulos sobrepostos e traseira com multibraços
Câmbio Xtrac 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift
Motor: AMG Mercedes 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Borg & Warner
Potência estimada em 530 HP
Reservatório de combustível: 97 litros
Peso mínimo: 1257 kg

Pilotos do #95

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NICKI THIIM
Graduação: Platina
Dinamarquês, 30 anos (17/04/1989)

Retrospecto no WEC desde 2012:
38 corridas
9 vitórias
15 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2016
Temporada 2019: 9º lugar com 65,5 pontos (classe LMGTE)

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MARCO SØRENSEN
Graduação: Platina
Dinamarquês, 28 anos (06/09/1990)

Retrospecto no WEC desde 2012:
33 corridas
4 vitórias
8 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2016
Temporada 2018/19: 9º lugar com 65,5 pontos (classe LMGTE)

Pilotos do #97

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ALEX LYNN
Graduação: Platina
Inglês, 25 anos (17/09/1993)

Retrospecto no WEC desde 2012:
16 corridas
2 vitórias
2 pódios
Temporada 2018/19: 8º lugar com 66 pontos (classe LMGTE)

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MAXIME MARTIN
Graduação: Platina
Belga, 33 anos (20/03/1986)

Retrospecto no WEC desde 2012:
9 corridas
1 vitória
1 pódio
Temporada 2018/19: 8º lugar com 66 pontos (classe LMGTE)

1 comentário

  1. Ulisses disse:

    Rodrigo, interessante o nome do engenheiro de pista da AF Corse!

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