Guia WEC 2019/20 – Classe LMGTE-PRO

G

RIO DE JANEIRO – Chegou a hora da terceira parte do Guia WEC 2019/20 aqui no blog. Depois que vocês puderam conferir os detalhes da primeira e da segunda parte, vamos às equipes da divisão LMGTE-PRO.

Que inclusive foi desfalcada em 40% do total de carros em relação à última temporada, encerrada não tem nem três meses. A Ford pelo menos tinha um plano – que seria de três anos, o cumpriu e disse adeus com a equipe baseada na Inglaterra – embora, dissessem, os carros tivessem potencial para continuar nas pistas. Eventualmente, esperamos que regressem pontualmente no campeonato.

A BMW fez alarde, estreou o M8 GTE e em pouco mais de um ano foi embora da competição. Os alemães mereceram inclusive uma saraivada de críticas por conta disto.

Bom… não adianta chorar o leite derramado. O jeito é esperar por dias melhores e no campeonato 2021/22 estreia a Brabham. Até lá, a LMGTE-PRO não deixará de ser competitiva como sempre foi. E já houve épocas em que o total de carros era esse mesmo com que iniciaremos a temporada – seis no total, de três fabricantes envolvidos.

As novidades são poucas, exceto pela troca de visual da campeã Porsche e a chegada de um único novo piloto à divisão. Nas primeiras corridas, os três times inscritos vão se servir de dois pilotos apenas – as únicas exceções devem ser as etapas do Bahrein, talvez a de Interlagos (se a AF Corse puder ou quiser escalar Daniel Serra, claro), Sebring e as 24 Horas de Le Mans.

Vamos às equipes.

AF CORSE
Ano de fundação: 2002
Proprietário: Amato Ferrari
Team Manager: Batti Pregliasco
Diretor Técnico: Giuseppe Petrotta
Engenheiros de Pista: Lula Volta e Brice Laforge
Chefes de mecânicos: Valentino Aieta e Matteo Buschiazzo

pm_wec_prologue_finish_order-15-71-8
A Ferrari venceu em Le Mans no 70º aniversário da primeira vitória de Maranello na tradicional prova francesa e o objetivo é recuperar o título perdido para a Porsche na última Super Season

Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Chassis autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em kevlar, carbono e alumínio. Evo aerodinâmica 2019
Suspensão dianteira com triângulos superpostos e traseira com triângulos inferiores e multibraços
Câmbio Ferrari/Xtrac 6 marchas sequencial com acionamento paddleshift
Motor Ferrari Type F412 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 485 HP
Reservatório de combustível: 88 litros
Peso mínimo: 1280 kg

Pilotos do #51

portrait_Alessandro_PIER_GUIDI_GR8R9310_594102

ALESSANDRO PIER GUIDI
Graduação: Platina
Italiano, 35 anos (18/12/1983)

Retrospecto no WEC desde 2012:
20 corridas
5 vitórias
10 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2017
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 136,5 pontos (classe LMGTE)

james-calado_d0168f

JAMES CALADO
Graduação: Platina
Inglês, 30 anos (13/06/1989)

Retrospecto no WEC desde 2012:
41 corridas
6 vitórias
27 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2017
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 136,5 pontos (classe LMGTE)

Pilotos do #71

davide-rigon_1999ef

DAVIDE RIGON
Graduação: Platina
Italiano, 33 anos (26/08/1986)

Retrospecto no WEC desde 2012:
46 corridas
5 vitórias
23 pódios
Temporada 2018/19: 12º lugar com 54,5 pontos (classe LMGTE)

miguel-molina_425d00

MIGUEL MOLINA
Graduação: Platina
Espanhol, 30 anos (17/02/1989)

Retrospecto no WEC desde 2012:
11 corridas
1 vitória
4 pódios
Temporada 2018/19: 22º lugar com 12 pontos (classe LMGTE)

 

PORSCHE GT TEAM
Ano de fundação: 2013
Team Principal: Fritz Enzinger
Team Manager: Bernard Demmer
Engenheiros de Pista: Luca Maasse e Adam Hardy
Engenheiros de Dados: Alexander Riedl e Maxim Manquin
Chefes de mecânicos: Stefan Hui e Nicky Kirst
(Estrutura técnica Manthey Racing)

pm_wec_prologue_finish_order-18-91-7
A Porsche, em termos, segue a velha máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”: promove mudanças de aerodinâmica no 911 RSR e no visual dos carros do time oficial de fábrica para 2019/20

Carro: Porsche 911 RSR – 19
Chassi autoportante em aço e painéis de alumíno
Carroceria Grã-Turismo em carbono e kevlar – Evo aero 2019
Suspensão dianteira e traseira com duplos triângulos sobrepostos
Câmbio Porsche 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift, cárter de magnésio
Motor Porsche Type M97/80 6 cilindros Flat 4 litros aspirado
Potência estimada em 510 HP
Reservatório de combustível: 99 litros
Peso mínimo: 1254 kg

Pilotos do #91

richard-lietz_d016e7

RICHARD LIETZ
Graduação: Platina
Austríaco, 35 anos (17/12/1983)

Retrospecto no WEC desde 2012:
56 corridas
8 vitórias
26 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2015
Temporada 2018/19: 3º lugar com 131 pontos (classe LMGTE)

gianmaria-bruni_5625b0

GIANMARIA BRUNI
Graduação: Platina
Italiano, 38 anos (30/05/1981)

Retrospecto no WEC desde 2012:
48 corridas
14 vitórias
30 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2013 e 2014
Temporada 2018/19: 3º lugar com 131 pontos (classe LMGTE)

Pilotos do #92

kevin-estre_6ae526

KÉVIN ESTRE
Graduação: Platina
Francês, 30 anos (28/10/1988)

Retrospecto no WEC desde 2012:
20 corridas
2 vitórias
10 pódios
Temporada 2018/19: Campeão com 155 pontos (classe LMGTE)

michael-christensen_0169ce

MICHAEL CHRISTENSEN
Graduação: Platina
Dinamarquês, 29 anos (28/08/1990)

Retrospecto no WEC desde 2012:
31 corridas
5 vitórias
13 pódios
Temporada 2018/19: Campeão com 155 pontos (classe LMGTE)

 

ASTON MARTIN RACING
Ano de fundação: 2004
Proprietário: David Richards
Team Principal: Paul Howarth
Team Manager: Paul Diggins
Diretor Técnico: Dan Sayers
Estrategista: Alister Grimshaw
Engenheiros de Pista: Evert Van Doorn e Gustavo Betelli
Engenheiros de Dados: James Hall e Patrick Bandeira de Mello
Chefes de mecânicos: Darrell Harris e Dean Barnes

pm_wec_prologue_finish_order-22-97-2
A Aston Martin trabalhou com um único carro no Prólogo de Barcelona por conta do atraso da construção dos carros LMGTE-AM: o construtor britânico tem dois engenheiros brasileiros no carro #97 – Gustavo Betelli e Patrick Bandeira de Mello

Carro: Aston Martin Vantage AMR
Chassi autoportante em alumínio
Carroceria Grã-Turismo em carbono e alumínio
Suspensão dianteira com duplos triângulos sobrepostos e traseira com multibraços
Câmbio Xtrac 6 marchas longitudinal com acionamento sequencial paddleshift
Motor: AMG Mercedes 4 litros V8 Biturbo
Turbina dupla Borg & Warner
Potência estimada em 530 HP
Reservatório de combustível: 97 litros
Peso mínimo: 1257 kg

Pilotos do #95

nicki-thiim_3465b0

NICKI THIIM
Graduação: Platina
Dinamarquês, 30 anos (17/04/1989)

Retrospecto no WEC desde 2012:
38 corridas
9 vitórias
15 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2016
Temporada 2019: 9º lugar com 65,5 pontos (classe LMGTE)

marco-sorensen_172573

MARCO SØRENSEN
Graduação: Platina
Dinamarquês, 28 anos (06/09/1990)

Retrospecto no WEC desde 2012:
33 corridas
4 vitórias
8 pódios
Campeão mundial da classe LMGTE-PRO em 2016
Temporada 2018/19: 9º lugar com 65,5 pontos (classe LMGTE)

Pilotos do #97

alexander-lynn_215d01

ALEX LYNN
Graduação: Platina
Inglês, 25 anos (17/09/1993)

Retrospecto no WEC desde 2012:
16 corridas
2 vitórias
2 pódios
Temporada 2018/19: 8º lugar com 66 pontos (classe LMGTE)

maxime-martin_16a06f

MAXIME MARTIN
Graduação: Platina
Belga, 33 anos (20/03/1986)

Retrospecto no WEC desde 2012:
9 corridas
1 vitória
1 pódio
Temporada 2018/19: 8º lugar com 66 pontos (classe LMGTE)

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames