MENU

28 de agosto de 2019 - 01:55Mundial de Endurance

Guia WEC 2019/20 – Classe LMP1

RIO DE JANEIRO – O blog não pode deixar passar batido que neste fim de semana começa a temporada 2019/20 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) – a primeira desde 2014 em que a categoria regressa ao Brasil. Ainda teremos que esperar um pouco mais: será em 1º de fevereiro. Mas vai chegar rápido e a largada é neste domingo com as 4h de Silverstone.

Será o último campeonato dos LMP1, que se despedem das pistas no seu conceito atual, sendo substituídos a partir da edição 2020/21 pelos Hipercarros. Regulamento deveras polêmico e que, no momento, só atraiu Toyota e Aston Martin.

Para essa temporada, em que a FIA decidiu pelo Balanço de Performance (BoP) para equalizar os diferentes chassis da categoria principal do WEC, há algumas baixas significativas. A quantidade de carros não será a mesma: a DragonSpeed decidiu concentrar-se na Fórmula Indy para 2020 e a ByKolles deve, eventualmente, fazer uma ou outra corrida – embora não tenha dado sinais a respeito.

Mas o desapontamento foi pela saída da SMP Racing, que entre altos e baixos cumpriu um papel decente na reta final do último campeonato, foram ao pódio algumas vezes e acabaram por desistir da temporada – quando em junho estavam na lista de entradas. Um golpe pesado para a LMP1, que corre ainda o risco de ter cinco carros apenas fazendo todas as corridas.

Há boas notícias, porém: após o tremendo malogro da associação com os chineses da CEFC TRSM e a Manor, o Team LNT assumiu o compromisso de fazer voltar o modelo Ginetta G60-LT que será equipado com motor AER biturbo.

E pelo menos em Silverstone a Rebellion Racing, que tem sua estrutura na Inglaterra, optou por colocar seus dois protótipos na pista, antevendo – com a adoção do BoP – uma possibilidade razoável de briga com a favoritíssima Toyota, único fabricante oficial na competição.

Confira abaixo a ficha completa das equipes LMP1 do FIA WEC na temporada 2019/20:

REBELLION RACING
Ano de fundação: 2010
Presidente: Alexandre Pesci
Team Principal: Bart Hayden
Engenheiros: Gautier Boutelier e Justin Taylor
Crew Chief: Christophe Barreau e Christophe Morel
Chefe de mecânicos: Phil Jose e Cedric Chambret

pm_wec_prologue_finish_order-03-1-4

A Rebellion Racing terá pelo menos um carro em todo o campeonato; para Silverstone, decidiu alinhar dois – o que é bom para a esvaziada LMP1

Carro: Rebellion R13
Monocoque de carbono e ninho de abelha + painéis laterais em Zylon
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor Gibson GL458 4,5 litros V8
Potência estimada em 665 HP
Reservatório de combustível: 73 litros
Peso mínimo: 824 kg

Pilotos do #1

bruno-senna_1014ba

BRUNO SENNA
Graduação: Platina
Brasileiro, 35 anos (15/10/1983)

Retrospecto no WEC desde 2012:
35 corridas
10 vitórias
22 pódios
Campeão mundial da classe LMP2 em 2017
Temporada 2018/19: 7º lugar com 73 pontos (classe LMP)

gustavo-menezes_016fa4

GUSTAVO MENEZES
Graduação: Ouro
Estadunidense, 24 anos (19/09/1984)

Retrospecto no WEC desde 2012:
26 corridas
6 vitórias
15 pódios
Campeão mundial da classe LMP2 em 2016
Temporada 2018/19: 3º lugar com 114 pontos (classe LMP)

norman-nato_9355d0

NORMAN NATO
Graduação: Ouro
Francês, 27 anos (08/07/1992)

Retrospecto no WEC desde 2012:
1 corrida
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 37º lugar com 1 ponto (classe LMP)
17º lugar com 12 pontos (classe LMP2)

Pilotos do #3

pipo-derani_bcd416

PIPO DERANI
Graduação: Ouro
Brasileiro, 25 anos (12/10/1993)

Retrospecto no WEC desde 2012:
21 corridas
1 vitória
8 pódios
Více-líder da atual temporada do IMSA Weathertech SportsCar Championship

nathanael-berthon_5b0fe9

NATHANAËL BERTHON
Graduação: Ouro
Francês, 30 anos (01/07/1989)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
1 pódio
Temporada 2018/19: 9º lugar com 51 pontos (classe LMP)
12º lugar com 34 pontos (classe LMP2)

loic-duval_25b0fe

LOÏC DUVAL
Graduação: Platina
Francês, 37 anos (12/06/1982)

Retrospecto no WEC desde 2012:
42 corridas
6 vitórias
16 pódios
Campeão mundial da classe LMP1 em 2013
Temporada 2018/19: 27º lugar com 9 pontos (classe LMP)
10º lugar com 42 pontos (classe LMP2)

 

TEAM LNT-GINETTA
Ano de fundação: 2004
Presidente: Lawrence Tomlinson
Team Manager: Samantha Cox
Engenheiro de Dados: Manuel Torres
Engenheiro de pista: Jean Philippe Sarrazin
Chefe de mecânicos: Mark Holton

pm_wec_prologue_finish_order-04-6-10

Após muita quilometragem em testes, por vários circuitos da Europa, os Ginetta G60-LT estão de volta e prometem bater a Rebellion entre os times não-oficiais da LMP1

Carro: Ginetta G60-LT-P1
Monocoque de carbono e ninho de abelha projetado em sistema CFD
Carroceria de carbono e kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de magnésio
Motor AER P60B/C 2,4 litros biturbo V6
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 720 HP
Reservatório de combustível: 73 litros
Peso mínimo: 833 kg

Pilotos do #5

portrait-robertson-charles-mpsa-mlmc-mon18-sp1-2243_bd4bf7

CHARLIE ROBERTSON
Graduação: Prata
Escocês, 22 anos (01/01/1997)

Retrospecto no WEC desde 2012:
1 corrida
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 38º lugar com 1 ponto (classe LMP)

Egor_Orudzhev05_ae9f7e

EGOR ORUDZHEV
Graduação: Ouro
Russo, 23 anos (16/11/1995)

Retrospecto no WEC desde 2012:
8 corridas
Nenhuma vitória
1 pódio
Temporada 2018/19: 14º lugar com 27 pontos (classe LMP)

Ben_Hanley06_fd3e8b

BEN HANLEY
Graduação: Ouro
Inglês, 34 anos (22/01/1985)

Retrospecto no WEC desde 2012:
12 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 28º lugar com 8,5 pontos (classe LMP)

Pilotos do #6

portrait-simpson-michael-mpsa-mlmc-mon18-sp1-2244_20e901

MIKE SIMPSON
Graduação: Prata
Inglês, 35 anos (13/09/1983)

Retrospecto no WEC desde 2012:
1 corrida
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Temporada 2018/19: 38º lugar com 1 ponto (classe LMP)

oliver-jarvis_ceae29

OLIVER JARVIS
Graduação: Platina
Inglês, 35 anos (09/01/1984)

Retrospecto no WEC desde 2012:
29 corridas
5 vitórias
15 pódios
Vice-campeão mundial da classe LMP1 em 2016 e da LMP2 em 2017
4º lugar na atual temporada do IMSA Weathertech SportsCar Championship

AUTO / LE MANS SERIES HTTT TESTS 2010

GUY SMITH
Graduação: Ouro
Inglês, 44 anos (12/09/1974)

Estreante no WEC
Vencedor das 24h de Le Mans em 2003 (Bentley); 2º colocado em 2004 (Audi UK)

_0057__0102_Chris-DYSON-USA_portrait_GR8R1365

CHRIS DYSON (*)
Graduação: Prata
Estadunidense, 41 anos (24/02/1978)

Retrospecto no WEC desde 2012:
3 corridas
Nenhuma vitória
Nenhum pódio
Líder da temporada 2019 do Trans-Am Championship

(*) substituído por Oliver Jarvis nas 4h de Silverstone

 

TOYOTA GAZOO RACING
Ano de fundação: 2012
Presidente: Hisatake Murata
Team Manager: John Steeghs
Diretor Técnico: Pascal Vasselon
Projetista-Chefe: John Litjens
Engenheiro-Chefe de corrida: David Floury
Engenheiros: Matthieu Galoche e Cyrille Jourdain

pm_wec_prologue_finish_order-01-7

Mesmo com a adoção de um BoP que penaliza a versão 2019 do TS050 Hybrid com mais peso mínimo, a Toyota é franca favorita ao título no último campeonato dos LMP1

Carro: Toyota TS050 Hybrid
Monocoque de carbono
Carroceria em carbono/kevlar
Suspensão com duplos triângulos sobrepostos e barras de torção
Câmbio Xtrac 6 marchas transversal com acionamento paddleshift, cárter de alumínio
Motor Toyota 2,4 litros Biturbo V6 + Sistemas Híbridos ERS 8 MJ com gerador cinético Aisin AW/Denso AR com baterias de íon-lítio
Turbina dupla Garrett
Potência estimada em 1000 HP
Reservatório de combustível: 68 litros
Peso mínimo: 932 kg

Pilotos do #7

mike-conway_6145d0

MIKE CONWAY
Graduação: Platina
Inglês, 36 anos (19/08/1983)

Retrospecto no WEC desde 2012:
45 corridas
7 vitórias
19 pódios
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 157 pontos (classe LMP)

kamui-kobayashi_615b0f

KAMUI KOBAYASHI
Graduação: Platina
Japonês, 32 anos (13/09/1986)

Retrospecto no WEC desde 2012:
34 corridas
3 vitórias
18 pódios
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 157 pontos (classe LMP)

jose-maria-lopez_f06c5

JOSÉ MARÍA LÓPEZ
Graduação: Platina
Argentino, 36 anos (26/04/1983)

Retrospecto no WEC desde 2012:
16 corridas
2 vitórias
7 pódios
Temporada 2018/19: Vice-campeão com 157 pontos (classe LMP)

Pilotos do #8

sebastien-buemi_fe9788

SÉBASTIEN BUEMI
Graduação: Platina
Suíço, 30 anos (31/10/1988)

Retrospecto no WEC desde 2012:
51 corridas
14 vitórias
25 pódios
Campeão mundial da classe LMP1 em 2014
Temporada 2018/19: Campeão com 198 pontos (classe LMP)

kazuki-nakajima_0fe86c

KAZUKI NAKAJIMA
Graduação: Platina
Japonês, 34 anos (11/01/1985)

Retrospecto no WEC desde 2012:
45 corridas
11 vitórias
22 pódios
Temporada 2018/19: Campeão com 198 pontos (classe LMP)

portrait_Brendon_HARTLEY_GR8R8999_b59745

BRENDON HARTLEY
Graduação: Platina
Neozelandês, 29 anos (10/11/1989)

Retrospecto no WEC desde 2012:
35 corridas
12 vitórias
24 pódios
Campeão mundial da classe LMP1 em 2015 e 2017
Temporada 2018/19: 18º lugar com 19 pontos (classe LMP)

5 comentários

  1. João Ferreira de Souza Neto disse:

    Rodrigo, já era mesmo para o Fernando Alonso, nenhuma equipe pensa em chamá-lo para correr pelo menos em Le Mans?

  2. Ivair disse:

    Uma pena que esta seja a última temporada dos LMP1. Essa fase dos “protótipos” infelizmente está encerrando um ciclo. Foram bons anos de grandes carros. Enfim, tudo na vida tem início, meio e fim! Vamos ver agora os Hypercars! Será que essa categoria conseguirá sobreviver? Um campeonato bem interessante seria a junção da IMSA/WEC; mas os egos de vários dirigentes não permitem.

  3. Alan Ambrosini disse:

    Dados técnicos de equipes, carros e pilotos: só mesmo Rodrigo Mattar para trazer até a gente! Parabéns cara… Duvido que exista outros blogs tão completos e recheados de informações como este a Mil Por Hora.
    EaD puro de automobilismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *