Nissan e Quintarelli na pole das 500 Milhas de Fuji

DSC_0150

RIO DE JANEIRO – O italiano Ronnie Quintarelli conquistou nesta madrugada (de Brasília) a pole position para as 500 Milhas de Fuji, o evento de maior quilometragem da temporada 2019 do Super GT japonês. Corrida revestida da maior importância para quem almeja brigar pelo título, já que as provas restantes serão no formato padrão de 300 km nos circuitos de Sugo, Autopolis e Twin Ring Motegi.

E com direito a um convincente 1-2 da Nissan, pois o #3 da B-MAX Craftsports conquistou um ótimo resultado graças a Fred Makowiecki/Kohei Hirate. Mas era o dia de Quintarelli e de seu parceiro Tsugio Matsuda: os dois foram rápidos de saída, com o japonês fazendo o melhor tempo do Q1 e o colega de pilotagem do carro #23 do Motul Autech Nismo confirmando o melhor tempo em 1’28″519 para os 4,563 km do Fuji Speedway.

Foi a terceira pole seguida da dupla no circuito e para Quintarelli/Matsuda, um resultado que veio a calhar com um detalhe importante: por carregarem 49 kg de lastro adicional – e não 50 kg – não terão restrição de fluxo de combustível no carro nesta etapa, ao contrário dos três primeiros da classificação do campeonato.

A WedsSport foi muito bem na tomada de tempo, com Yuji Kunimoto/Sho Tsuboi tirando partido da carga extra de 35 kg de lastro apenas para marcar o terceiro lugar do pelotão, à frente de Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura, em ótima performance mesmo com 61 kg adicionais.

O melhor Honda NSX Concept GT ficou somente com a 7ª posição, graças a Narain Kartikheyan/Tadasuke Makino, no único carro com pneus Dunlop entre os 15 inscritos da classe principal. Os atuais campeões Naoki Yamamoto e Jenson Button não avançaram para o Q2: ficaram com o décimo posto, logo à frente dos líderes da tabela Kenta Yamashita/Kazuya Oshima.

YO5_5169

Na GT300, os “Mother Chassis” prevaleceram diante dos modelos GT3 FIA e GT3 JAF: o #52 da Saitama Toyopet Green Brave levou o melhor tempo da categoria com Shigekazu Wakisaka/Hiroki Yoshida prevalecendo por 0″078 sobre o Hoppy Team Tsuchiya que terá no #25 o trio Takamitsu Matsui/Kimiya Sato/Takeshi Tsuchiya.

A boa surpresa do grid foi a 3ª posição do Nissan #360 da Runup Rivaux, com Yusaku Shibata superando o Subaru BRZ de motor com cilindros opostos guiado por Hideki Yamauchi e também o #10 da Gainer Tanax de Keishi Ishikawa.

Líderes do campeonato, Shinichi Takagi/Nirei Fukuzumi conseguiram passar ao Q2 da GT300 e qualificaram o Honda NSX GT3-EVO da ARTA com a 11ª posição, logo atrás do Aston Martin Vantage AMR GT3 da D’Station – equipe do brasileiro João Paulo de Oliveira, que correrá em trio com o veterano Darren Turner e o japonês Tomonobu Fujii.

Já a dupla com mais vitórias na temporada – Morio Nitta/Sena Sakaguchi – não conseguiu uma boa posição: largam de 25º na classe, à frente de outro Lexus RC-F GT3, de um dos Toyota Prius, do Mercedes-AMG da R’Qs Sports e do Nissan da Go&Fun.

Comentários