Para quem não viu: Pirelli Super Taikyu Series, etapa de Autopolis

RIO DE JANEIRO – O vídeo abaixo traz a 4ª etapa do Pirelli Super Taikyu Series, campeonato japonês de Endurance, disputada em Autopolis no fim de semana passado. Cinquenta carros movimentaram a disputa, que contou com a participação de oito subcategorias divididas pelas especificações técnicas do regulamento da competição.

Pena que a equipe do brasileiro Nicolas Costa, envolvida com os preparativos para as 10h de Suzuka no fim do mês, não entrou na prova. O tempo era ameaçador no domingo e a falta de visibilidade por conta de uma densa neblina, aliada à chuva forte que começou a cair no traçado, poria um ponto final à corrida com 20 minutos de antecedência.

Programada para ter 5h de duração, a disputa acabou com pouco mais de 4h40min, com bandeira vermelha.

A pole para a disputa foi da Max Racing, com o Lexus RC-F GT3 #244 comandado por Tetsuya Tanaka/Toru Tanaka/Kimiya Sato, mas a vitória sorriu para a GTNET Motor Sports, pela terceira vez seguida na temporada. O trio Teruhiko Hamano/Kazuki Hoshino/Kyoto Fujinami completou 127 voltas pelos 4,674 km do traçado localizado na região japonesa de Oita. A D’Station chegou em segundo com o Aston Martin #777 e a Sato-SS Sports foi a terceira colocada com sua Mercedes-AMG GT3.

A Endless Sports levou o primeiro título da nova subdivisão ST-Z para os modelos GT4 com duas provas de antecipação: o carro #3 de Tsubasa Takahashi/Hideki Yamauchi/Yuudai Uchida terminou a etapa com cinco voltas de atraso para o #190 da equipe Birth Race Project, que chegou à primeira vitória na temporada completando 112 voltas em 27º lugar na geral.

Na ST-1, título antecipado também para a D’Station e seu Porsche 911 GT3 Cup conduzido por Tatsuya Oshino/Kenji Hama/Manabu Orido, que acabaram derrotados pelos únicos adversários nesta etapa – o Audi R8 LMS Cup da Z-REX Advics venceu pela segunda vez no ano, com 17 segundos de vantagem.

O Honda Civic TCR de Tadao Uematsu/Shinji Nakano/Mitsuhiro Endo/Hiroki Otsu driblou de novo as adversidades e voltou a vencer após dois abandonos nas três etapas anteriores. A equipe Modulo, atual campeã da série na classe ST-TCR, venceu com uma volta de diferença para o Volkswagen Golf #101 da IDI.

E nas demais classes para carros derivados de modelos de produção em série, ganharam o Lexus RC350 #34 da Techno First Racing na subdivisão ST-3; o Mitsubishi Lancer Evolution X #7 da Shinryo/Neoglobe entre os competidores da ST-2; o Tom’s Spirit Toyota 86 triunfou na ST-4 (inclusive o CEO da Toyota, Akio Toyoda, disputou a corrida com o codinome “Morizo” e terminou em 6º lugar na divisão); e na ST-5, o Mazda Roadster MD da Murakami Motors levou a melhor sobre a concorrência e venceu a etapa.

O penúltimo compromisso da série em 2019 será em Twin Ring Motegi, no dia 14 de setembro.

Comentários