Penske domina sexta-feira em Road America

IMSA WeatherTech SportsCar Championship

RIO DE JANEIRO – O Team Penske dominou a sexta-feira de treinos livres em Road America, para a 9ª etapa da série IMSA Weathertech SportsCar Championship: com o carro #6, Dane Cameron e Juan Pablo Montoya finalizaram o dia no topo da folha de tempos, com 1’50″007, a mais veloz marca da primeira sessão. Líderes do campeonato, eles também foram os mais rápidos do segundo treino livre.

Mas entre os dois protótipos Acura ARX-05 DPi, intrometeu-se o Nissan DPi da CORE Autosport, com Colin Braun superado por apenas 0″023 no cômputo das duas sessões e o #7 de Ricky Taylor e Hélio Castroneves a apenas um décimo de segundo.

Com menos potência que nas duas provas anteriores, em que foram dominantes e vitoriosos, os Mazda DPi ficaram respectivamente em quarto e quinto. O melhor Cadillac DPi foi sexto – Felipe Nasr/Pipo Derani cravaram 1’51″241, tempo da primeira sessão.

Entre os LMP2, Matthew McMurry colocou o #52 da PR1/Mathiasen adiante do #38 da Performance Tech, marcando a volta mais rápida do dia em 1’52″792. Já na GTLM, deu Porsche: o #911 de Nick Tandy/Patrick Pilet liderou a dobradinha dos bólidos da casa de Stuttgart, já que o #912 de Earl Bamber e Laurens Vanthoor ficou em segundo. O melhor tempo da classe de Grã-Turismo foi 2’02″147, obtido na primeira sessão livre.

Por meio segundo, o Lexus de Richard Heistand/Jack Hawksworth superou o Lamborghini Huracán da Paul Miller Racing e terminou a sexta-feira como o melhor entre os inscritos da GTD. A dupla fechou o dia com a marca de 2’05″162. Já a brasileira Bia Figueiredo e sua companheira Katherine Legge registraram o último tempo da divisão e também entre os 35 carros inscritos – 2’07″608, dez posições atrás dos líderes do campeonato Trent Hindman e Mario Farnbacher, também com Acura NSX GT3 EVO.

O terceiro treino livre será às 9h55 locais (10h55 de Brasília) deste sábado. A definição do grid para a etapa de Road America, no circuito de Elkhart Lake, será a partir de 13h35 locais (14h35 de Brasília). Lembrando, mais uma vez, que os canais Fox Sports não exibirão a etapa da IMSA neste domingo – somente terça-feira e em versão com 1h30min de duração.

IMSA confirma calendário de 2020

Como já é habitual, a International Motor Sports Association divulgou em Elkhart Lake o calendário das séries sancionadas pela entidade para a próxima temporada. Isto inclui não só o evento principal como também as classes periféricas – Michelin Pilot Challenge, IMSA Prototype Challenge, Ferrari Challenge, Lamborghini Super Trofeo e Porsche GT3 Cup America e Canada.

Serão 12 eventos, a exemplo dos últimos anos, praticamente sem qualquer alteração de pistas ou de formato de competição – exceto para os protótipos LMP2, que por “questão de custos”, serão admitidos em sete corridas, porém pontuando apenas em seis delas. As 24 Horas de Daytona passam a ser no próximo ano um evento ‘hors-concours’ para a classe dos modelos spec de motor e eletrônica.

O ROAR Before The Rolex 24 será de 3 a 5 de janeiro – evento mandatório para todos os envolvidos na primeira prova do campeonato, praticamente funcionando como o grande teste de pré-temporada, e será o único, pelo visto. Oficialmente, a primeira prova será entre os dias 25 e 26 de janeiro e a última etapa, a Petit Le Mans, está marcada para 10 de outubro.

IMSA Weathertech SportsCar Championship 2020

25/26 de janeiro
24 Horas de Daytona
Michelin Endurance Cup (todas as categorias, sem pontos para a LMP2)

21 de março
12 Horas de Sebring
Michelin Endurance Cup (todas as categorias)

18 de abril
Acura Grand Prix of Long Beach
100 minutos de duração (DPi e GTLM)

3 de maio
Mid-Ohio SportsCar Course
2h40min de duração (todas as categorias, evento Sprint Cup para a GTD)

30 de maio
Chevrolet SportsCar Classic
100 minutos de duração (DPi e GTD, evento Sprint Cup para a GTD)

28 de junho
Sahlen Six Hours of Glen
Michelin Endurance Cup (todas as categorias)

5 de julho
Canadian Tire Motorsport Park
2h40min de duração (todas as categorias, evento Sprint Cup para a GTD)

18 de julho
Lime Rock Park
2h40min de duração (GTLM e GTD, evento Sprint Cup para a GTD)

2 de agosto
Road America
2h40min de duração (todas as categorias, evento Sprint Cup para a GTD)

23 de agosto
VIR
2h40min de duração (GTLM e GTD, evento Sprint Cup para a GTD)

13 de setembro
Weathertech Raceway Laguna Seca
2h40min de duração (todas as categorias, evento Sprint Cup para a GTD)

10 de outubro
Motul Petit Le Mans
Michelin Endurance Cup (todas as categorias)

Comentários