Porsche ganha pela 6ª vez e encaminha título na IMSA

911-Porsche-IMSA-VIR-Race-2019
Mão na taça: a Porsche venceu em dobradinha no VIR e encaminhou o título entre os construtores na classe GTLM

RIO DE JANEIRO – Pela sexta vez em nove provas disputadas pela categoria principal de Grã-Turismo, a Porsche sobe ao topo do pódio. O construtor germânico encaminha o título na série IMSA com a vitória da dupla Nick Tandy/Patrick Pilet no Michelin GT Challenge at VIR, disputado esta tarde no Virgínia International Raceway.

Os dois carros da marca de Weissach – incluso o pole position Earl Bamber/Laurens Vanthoor, dominaram amplamente a disputa e venceram sem qualquer oposição. Foram 88 voltas completadas – oito delas em período de Safety Car por conta de um acidente – e uma diferença de somente 0″737 entre os dois primeiros.

Apesar de não vencerem desta vez, Bamber/Vanthoor seguem líderes do campeonato com 280 pontos, onze à frente de Nick Tandy/Patrick Pilet. Com o 3º lugar no VIR, Antonio Garcia e Jan Magnussen – que são os atuais campeões – ainda têm esperanças (remotas, é verdade) de levar o segundo título em sequência.

Mas sem nenhuma vitória – a exemplo do último ano – desta vez a dupla da Corvette Racing não sabe mais o que fazer para evitar o que parece inevitável. “Foi uma corrida estranha”, comentou Antonio Garcia. “Fico pensando se ainda temos condições de brigar contra os Porsches”, avaliou o experiente piloto espanhol.

“Não tem sido por falta de tentativas”, avalia Jan Magnussen. “Estamos no lugar onde devemos estar”, completou o nórdico.

A dupla ainda teve um contato com o carro #66 de Dirk Müller/Joey Hand, da Ford Chip Ganassi Racing, descrito como “falta de sorte” por Garcia. Resta saber para quem: mais possível que tenha sido para os rivais, que concluíram na sexta posição.

Vencedora da prova ano passado, a BMW só fez figuração, com Connor De Philippi/Tom Blomqvist completando a disputa na sétima posição.

Riley-Mercedes-2019-IMSA-VIR-Race
Após uma série de azares, Jeroen Bleekemolen e Ben Keating venceram uma – enfim – entre os carros da classe GTD

Na classe GTD, a Porsche também poderia ter vencido – o que seria o terceiro triunfo seguido da marca na temporada. Mas a sorte, enfim, sorriu para a Riley Motorsports-AMG às vésperas da estreia de Ben Keating no Mundial de Endurance, no próximo fim de semana. O gentleman driver e o holandês Jeroen Bleekemolen triunfaram na disputa – 9º lugar na geral, com apenas meio segundo de vantagem para Mario Farnbacher/Trent Hindman, os indiscutíveis líderes do campeonato.

A Scuderia Corsa conquistou um ótimo pódio com Cooper MacNeil/Toni Vilander, enquanto o Porsche de Zach Robichon/Scott Hargrove terminou em quarto. Com esse resultado, Robichon roubou de Robby Foley/Bill Auberlen a vice-liderança do campeonato, apenas dois pontos à frente da dupla da Turner Motorsports.

O único incidente sério da disputa envolveu o Acura NSX-GT3 EVO da Heinricher Racing w/Meyer Shank, pilotado então por Katherine Legge, que desta vez dividiu os trabalhos com a estreante e conterrânea Alice Powell. A batida aconteceu faltando pouco menos de 23 minutos para a quadriculada. Felizmente nada de grave aconteceu com a britânica.

Além do carro #57, o outro a não terminar a disputa – em razão de um persistente problema elétrico – foi o Lexus RC-F de Richard Heistand/Jack Hawksworth, da AIM Vasser Sullivan.

A próxima etapa do campeonato será no dia 15 de setembro, no circuito californiano de Laguna Seca.

Comentários