Cinco na luta pelo título da Super Formula

Vitória fundamental: Kenta Yamashita faturou a penúltima etapa da Super Fórmula em Okayama e está na batalha pelo título, que será decidido em 27 de outubro na pista de Suzuka

RIO DE JANEIRO – O domingo calorento em Okayama definiu que pilotos vão para a decisão da temporada 2019 da Super Fórmula japonesa numa decisão que promete. Dia 27 de outubro, em Suzuka, cinco nomes estarão no páreo pelo título de campeão, numa corrida com pontuação diferenciada – à altura do momento.

Um dos postulantes foi o vencedor da penúltima corrida, que vocês puderam e ainda podem assistir aqui no blog (é só rolar a página mais pra baixo): Kenta Yamashita, com o Dallara Toyota da Kondo Racing, se valeu da estratégia para ganhar a 6ª etapa e se colocar como postulante ao campeonato.

A corrida começou com um Safety Car logo na oitava volta – cortesia de um pneu furado no carro de Nirei Fukuzumi, o que atrapalhou a vantagem do pole position Ryo Hirakawa. Os pilotos vindos da sétima posição do grid até a 20ª e última tinham como opção fazer o pit compulsório – a maioria parou na 11ª passagem.

Após a troca, Tadasuke Makino teve um furo de pneu e depois seria contemplado com uma penalização drive through, que lhe tirou qualquer possibilidade de um bom resultado.

A questão era: como e quando os pilotos do bloco da frente, de primeiro a sexto, fariam seus pit stops. Hiroaki Ishiura era um desses seis nomes e um furo de pneu o mandaria aos boxes na 33ª volta. Sua corrida durou apenas mais três giros e o piloto da Cerumo-Inging recolheu às garagens.

Nisso, um piloto que apostara numa estratégia diferente já aparecia com chances de pódio: era o neozelandês Nick Cassidy, que tentava se sobressair vindo de décimo. O representante do Vantelin Team Tom’s efetivamente roubou a liderança de Hirakawa, mas não havia mais como ficar tanto tempo com o mesmo pneu da largasa (lembro que o pit é obrigatório) e os dois foram aos boxes.

Aí a corrida de ambos foi pro vinagre. Hirakawa achou que teria aderência com os pneus frios e o carro #20 do Team Impul foi parar na brita. Cassidy voltou à frente de Kamui Kobayashi e os dois tiveram uma refrega onde o neozelandês rodou e Koba perdeu uma volta, para terminar em 18º e último. O neozelandês fechou em décimo.

Isto posto, a liderança ficou à mercê de Kenta Yamashita e o jovem protegido da Toyota conseguiu manter o primeiro lugar com êxito até o final das 66 voltas, completando a disputa com 2″340 para Kazuki Nakajima. Foi a primeira vitória de Yamashita na Super Formula.

Harrison Newey chegou ao primeiro pódio na categoria numa ótima corrida a bordo de um dos carros da equipe B-MAX Motopark, seguido por Álex Palou e Lucas Auer.

A destacar que Patricio O’Ward conseguiu um razoável 11º no grid, convertido pela primeira vez em pontos: o mexicano do Team Mugen completou a corrida em sexto.

Com Cassidy fora da zona de pontos, veio a má notícia: Naoki Yamamoto fez mais um trabalho de formiguinha e levou para casa o 7º lugar, resultado que deixa o piloto do DoCoMo Team Dandelion líder do campeonato com 29 pontos – um a mais que Cassidy.

Além deles, Álex Palou (terceiro colocado com 25 pontos), Kenta Yamashita (21) e Kamui Kobayashi (19) podem levar o caneco em Suzuka. São 14 pontos oferecidos na última etapa: 13 pela vitória e mais um pela pole position.

O top 10 em Okayama:

1 – Kenta Yamashita (Dallara-Toyota) – Kondo – 66 voltas em 1h30’52″967
2 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 2″340
3 – Harrison Newey (Dallara-Honda) – B-Max Motopark – 4″045
4 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Nakajima – 5″311
5 – Lucas Auer (Dallara-Honda) – B-Max Motopark – 11″174
6 – Patricio O’Ward (Dallara-Honda) – Mugen – 12″532
7 – Naoki Yamamoto (Dallara-Honda) – Dandelion – 15″702
8 – Kazuya Oshima (Dallara-Toyota) – LeMans – 17″763
9 – Tomoki Nojiri (Dallara-Honda) – Mugen – 24″461
10 – Nick Cassidy (Dallara-Toyota) – Tom’s – 32″896

 

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