Com sete brasileiros, GT Cup Open retoma temporada 2019

19-09-GT-Cup-start
Dois meses após a última largada no Hungaroring, o GT Cup Open Europe volta à ativa em Silverstone (Foto: Fotospeedy)

RIO DE JANEIRO – Sete pilotos brasileiros estarão na pista de Silverstone disputando a quarta de um total de seis rodadas duplas da GT Open Cup em sua temporada inaugural. O campeonato fez uma pausa ainda mais longa que o International GT Cup e chega a um dos templos do automobilismo mantendo a média de participantes das provas anteriores em Paul Ricard, Spa-Francorchamps e no Hungaroring.

Mas com ressalvas. Há novos carros e equipes na lista de entradas – como os Aston Martin. Enquanto a Whitebridge Motorsport, em associação com Christopher Murphy, traz um modelo versão 2016, a Optimum Motorsport – que também corre em casa – vai ter Connor O’Brien e o piloto regular do WEC Charlie Eastwood, que disputou no fim de semana passado lá mesmo em Silverstone a primeira corrida da temporada 2019/20.

Os brasileiros serão Márcio Basso/Guilherme Salas (Sports & You), que vêm de vitória na Hungria – o que deixou Basso como líder do campeonato na classe Pro-Am; Thiago Vivacqua (Teo Martín Motorsport), líder junto a Marc de Fulgencio da divisão Silver Cup; JP Mauro/Rodolfo Toni (Vincenzo Sospiri Racing), que estão em 3º na divisão Am e Guilherme Reischl/Fernando Fortes (Victor Colome/Three Sixty Racing Team), ocupando o 9º posto nesta mesma categoria.

19-09-Leutwiler
Niki Leutwiler é o líder da classificação geral do campeonato (Foto: Fotospeedy)

Na geral, a liderança é do suíço Niki Leutwiler com 54 pontos, seis à frente do italiano Glauco Solieri. Outro suíço, Hans-Peter Köller, está com a mesma pontuação de Mauro/Toni na geral – terceiro, com 42. Basso/Salas vêm em quinto com 39. Thiago Vivacqua é o décimo, somando 20 pontos. Os demais – Reischl, Fortes e também Júlio Martini, que se ausenta desta etapa, seguem zerados no somatório geral.

Com a estreia dos Aston Martin, o total de construtores presentes a Silverstone chega a seis: a Porsche comanda a listagem com seis carros (cinco 991 Cup MY 2018 e um MY 2017), com três Lamborghini Huracán Super Trofeo Evo, duas Mercedes-AMG GT4 HP, dois McLaren 570S, um Aston Martin Vantage AMR, outro Aston Martin Vantage (MY 2016) e um Audi R8 LMS GT4.

As corridas terão 55 minutos de duração com a janela de troca de pilotos ou, em caso da participação de um piloto apenas, do cumprimento do handicap de acordo com a performance nas etapas anteriores. A largada da prova #1 será sábado às 8h50 de Brasília (13h50 locais) e da prova #2 no domingo às 6h40min de Brasília (11h40 locais).

Tudo com os vídeos replicados no blog através do canal da categoria no YouTube. Assistam!

Comentários