EF Open volta à ação com novas caras em Silverstone
RIO DE JANEIRO – Presente no calendário do EF Open desde 2013, a pista de Silverstone volta ao cenário da categoria para a disputa da 7ª rodada dupla do campeonato de monopostos que integra a programação do International GT Open.
Será no mínimo uma corrida diferente. A começar pelo uso de airboxes com 28 mm de diâmetro na entrada, para otimizar as performances dos motores Mercedes HWA e Volkswagen Spiess – uma vez que mais ninguém corre com os Toyota Piedrafita.
E também pelas ausências de diversos dos protagonistas da temporada, por coincidência de datas com eventos paralelos ao GP da Itália de Fórmula 1. O líder absoluto do campeonato Marino Sato, que ganhou oito etapas (seis seguidas) no ano, estará com a equipe Campos na Fórmula 2 em Monza.
Também não estarão na rodada dupla britânica outros dois pilotos da Motopark: o terceiro colocado na classificação Liam Lawson e o 4º, Yuki Tsunoda. Outro japonês, Teppei Natori (Carlin), a exemplo dos dois já citados, também não corre em Silverstone. Os três estarão na prova da Fórmula 3.
Se o time de Trevor Carlin não tem substitutos, Timo Rumpfkeil tratou de achar sangue novo via Toshiko Oyu, piloto júnior da Honda; o dinamarquês Niklas Krütten; o norueugês Dennis Hauger – mais um protegido da Red Bull, e também o britânico Enaam Ahmed, que já esteve no EF Open e disputa a atual temporada da Fórmula 3 japonesa.
Conclusão: o único titular será Cameron Das, já que Julian Hanses, por motivos não explicados, também não disputa a prova de Silverstone.
A Fortec dobra a aposta e além de Calan Williams, inscreve o venezuelano Manuel Maldonado, sobrinho do antigo piloto de Fórmula 1 e do WEC, Pastor Maldonado. Outra equipe britânica, a CF Racing, regressa com Stuart Wiltshire.
De resto, a Teo Martín Motorsport vem com duas vagas em aberto – possivelmente o italiano Aldo Festante também deu adeus à escuderia, que concentrará esforço máximo em Lukas Dunner: o austríaco precisa fazer pontuação máxima – 25 pontos por duas vitórias e quatro pontos extras por poles e melhores voltas em cada uma das corridas – para reduzir a diferença que o separa de Marino Sato. O japonês tem 262 pontos e o europeu, 154.
As corridas serão disputadas em 15 voltas (máximo de 35 minutos) no sábado às 10h15 de Brasília e domingo às 10h. Tudo ao vivo com o streaming que o blog vai replicar do canal oficial do EF Open no YouTube.
A Jamie Chadwick também está correndo esse fds. A ver como será o desempenho dela comparado aos demais pilotos
Mattar, não tenho acompanhado esse campeonato, qual a questão do airbox, era menor ou maior a entrada de ar? Até ano passado o motor era monomarca da Toyota, e agora ninguém mais usa, qual o motivo?