Fim de férias: GT Open volta com novidades em Silverstone

19-14-Alto-_Costa
Com liderança da dupla Albert Costa/Giacomo Altoè, a temporada do GT Open volta após uma longa pausa com a etapa de Silverstone – a rodada dupla tem como novidade a adoção de um treino oficial com os dois pilotos na pista e a média das melhores voltas define o grid (Foto: Fotospeedy)

RIO DE JANEIRO – Um dos templos do automobilismo mundial, Silverstone volta a receber o International GT Open para a disputa da 5ª rodada dupla da temporada 2019. As férias de verão da categoria multimarca de Grã-Turismo chegaram ao fim: a última etapa fora em meados de julho, no Red Bull Ring.

E para esta corrida, a GT Sport introduz uma novidade muito aguardada. Os treinos classificatórios agora serão disputados pelos dois inscritos (ou, em casos excepcionais, pelo único inscrito) por carro, com a média das melhores voltas para aferir as posições de grid de largada. É algo que pilotos e equipes batalhavam há bastante tempo, para deixar as classificações mais homogêneas.

As sessões serão divididas em 15 minutos de atividade de pista por piloto inscrito, com um intervalo de 5 minutos para ajustes. Em casos excepcionais de problemas técnicos enfrentados na segunda passagem, valem as duas melhores voltas do piloto que conseguir marcar tempo – é o que também será adotado nas situações onde um só piloto está inscrito.

A 5ª etapa do campeonato contará com a participação de 24 carros. As novidades são a estreia da Kessel Racing na temporada com uma Ferrari 488 GT3 alinhada para John Hartshorne/Ollie Hancock, além do regresso da Sports & You com a Mercedes-AMG GT3 de “Manuel da Costa”/”Miguel Sardinha”, pseudônimos às vezes utilizados por Antonio Coimbra/Luis Silva e também da Winward/HTP Motorsport com a dupla Russell Ward/Indy Dontje.

Com duas vitórias conquistadas nas quatro primeiras rodadas duplas da temporada, Giacomo Altoè/Albert Costa (Emil Frey Racing) dividem a liderança do campeonato com Martin Kodric/Henrique Chaves (Teo Martín Motorsport). Ambas as formações têm 70 pontos, dez adiante de Fran Rueda/Andrés Saravia, também da Teo Martín.

A dupla brasileira formada por Allam Khodair/Marcelo Hahn ainda persegue um resultado melhor do que a 7ª posição na prova de abertura em Paul Ricard, quando largaram da pole position. Com nove pontos somados, ocupam o 17º lugar apenas na classificação geral.

Na classificação paralela Pro-Am, a dupla Tom Onslow-Cole/Valentin Pierburg (SPS Automotive Performance) chega a esta etapa com onze pontos de vantagem para o dinamarquês Frederik Schandorff, da Vincenzo Sospiri Racing. Hahn, por sua vez, ocupa o quarto lugar da classificação pois fez uma etapa com Ben Barnicoat substituindo Khodair, que é o sexto colocado na tabela.

A classe Am, dos gentleman drivers ou pilotos de graduação inferior, tem liderança de Alexander Hrachowina/Martin Konrad, que somam 34 pontos contra 23 dos italianos Davide Roda e Giuseppe Cipriani, que apesar de pertencerem à Antonelli Motorsport, correm em carros separados – e sozinhos.

As duas provas do fim de semana serão nos seguintes horários: 12h15 de Brasília (16h15 locais), para a corrida de sábado com duração de 70 minutos e 11h de Brasília (15h locais), para a corrida de domingo com duração de 60 minutos. Tudo com transmissão ao vivo aqui no blog, através do streaming do canal oficial do International GT Open no YouTube.

Comentários