Para quem não viu: Michelin Le Mans Cup, etapa de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – A Michelin Le Mans Cup chegou em Spa-Francorchamps à sexta e penúltima etapa da temporada 2019. Grid de 28 carros e participação – pelo menos nos treinos – do protótipo LMP H2 G movido a hidrogênio e guiado por Norman Nato e Olivier Lombard. Os tempos não foram entusiasmantes, apenas na casa de 2’33” por volta, perto de 20 segundos mais lento que os melhores LMP3.

A pole position foi da DKR Engineering com a dupla François Kirmann/Laurents Hörr e, na pista – após duas horas de prova e 49 voltas percorridas, a vitória ficou com a Graff Racing, com Adrien Chila/Nicolas Schatz subindo ao pódio junto a Tony Wells/Colin Noble e Kirmann/Hörr.

Porém, a vistoria técnica invalidou não só a vitória como o pódio inteiro! Os três primeiros colocados foram excluídos pelos comissários por não apresentar os pontos de fixação da crash box dos seus protótipos Norma M30 dentro do regulamento. O limite mínimo é de 25 mm. Nielsen Racing e DKR usaram 10 mm de medida. A Graff, 20 mm.

Regulamento é regulamento e o 4º colocado, o carro #25 da Lanan Racing guiado por Duncan Tappy e Michael Benham, foi declarado vencedor da prova da Bélgica.

Na classe GT3, Sergio Pianezzola/Giacomo Piccini triunfaram com a Ferrari da Kessel Racing, com 1″201 de diferença para Andrew Howard/Ross Gunn. Em terceiro, a Spirit of Race com Maurizio Mediani/Christoph Ulrich.

Faltando apenas a etapa preliminar do ELMS em Portimão para o encerramento do campeonato, Benham/Tappy agora lideram na classe LMP3 com 91 pontos somados. Kirmann/Hörr estão em segundo com 84 e a terceira colocação é de Tony Wells/Colin Noble, com 61.

Na GT3, Pianezzola/Piccini têm 105 pontos e a luta direta será com Fabien Lavergne/Mikkel Mac, que somam 96. Luzich Racing e Kessel Racing perseguirão no Algarve a vaga direta para as 24 Horas de Le Mans ofertada ao campeão da série, na classe LMGTE-AM.

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