Para quem não viu: Turismo Nacional BR, etapa de Interlagos
RIO DE JANEIRO – Eu vi, mas em parte. E vou querer ver de novo: o Turismo Nacional BR estava com carros até no lustre em Interlagos. Foram ao todo 67 carros inscritos nas classes 1 e 2 da competição – 43 na divisão principal e os restantes 24 na categoria dos veículos com motor 1,6 litro de fabricação mais antiga, disputando cada palmo de pista no Autódromo mais tradicional do país.
O VW Gol #0 de Ricardo Lima/Edson Bueno foi o pole position no treino classificatório da Classe 1 com 2’12″036 – tempo obtido numa sexta-feira de frio, chuva e pista molhada em São Paulo. Ruslan Carta Filho/Andrei Carta acabaram com o melhor tempo da Classe 2, com a pista melhor que no treino da divisão principal (e menos congestionada, também), marcando 2’05″903 com o carro #60.
Sábado e domingo, porém, a chuva e o frio deram lugar a muito sol e calor e foi nesse clima quente que se disputaram as quatro provas de cada categoria na quinta rodada do Turismo Nacional BR. Lima/Bueno venceram a prova #1 da Classe 1, mas na prova #2, chegaram apenas em 28º lugar. Nessa corrida de sábado, a vitória ficou com Leandro e Wanderson Freitas, com o VW Gol #77.
No domingo, eles fizeram barba, cabelo e bigode. Levaram a pontuação máxima das duas corridas que completaram a rodada de Interlagos, vencendo também na subdivisão Classe 1 Super e alcançando cinco vitórias na temporada. Ricardo Lima/Edson Bueno chegaram à terceira vitória em 2019.
O então líder Gustavo Mascarenhas saiu da etapa com 42 pontos somados em São Paulo. Seu melhor resultado foi o 6º lugar geral na prova #3 da Classe 1. Só que Gabriel Correa saiu-se melhor. Segundo colocado na tabela antes da etapa de Interlagos, o piloto do Ford New Ka #4 fechou a rodada com mais 73 pontos no bolso do macacão. E alcançou a liderança da classificação com 304 pontos contra 284 de Mascarenhas.
Na categoria 1A, Thiago Tambasco fez mais 54 pontos no fim de semana e chegou a 389 na tabela. O vice-líder Felipe Carvalho alcançou o mesmo total e, portanto, não altera a cotação do dólar. Já na 1B, Alexandre Cé cravou 74 pontos ao longo das quatro provas, enquanto Lucas Bornemann fez 64. :A diferença que os separava na classificação era de 15 pontos a favor de Bornemann. Conclusão: com o rival descontando dez em São Paulo, os dois estão a apenas cinco pontinhos um do outro – o que torna sensacional a decisão do campeonato na última etapa.
Na Classe 2, Lamartine Pinotti começou absoluto o fim de semana. Ganhou as duas provas do sábado – sendo que a segunda teve um extenso período de Safety Car por conta de um forte acidente logo na primeira volta entre os carros de Davi Dal Pizzol e Richard Heidrich – que acabaria hospitalizado, felizmente sem ferimentos graves, no chamado “Muro do Berger”, na saída da Curva do Sol. O piloto do VW Gol #92 não repetiu a dose no domingo, terminando a prova #3 em 12º lugar, mas se recuperando na última etapa do dia para chegar em terceiro lugar.
Ganharam Roberto Moreno/Leandro Filgueira na prova #3 e Alexandre Souza na prova #4. Aliás, o piloto do Ford Fiesta #171 assumiu a liderança geral da Classe 2A já que o então líder até antes da quinta etapa, Rafael Barranco, sequer pontuou nas duas baterias de domingo. Agora, Alê e Lamartine Pinotti chegam à última rodada como os principais protagonistas na briga pelo título.
Na 2B, Edson Campana somou mais 91 pontos com vitórias em duas das quatro provas do fim de semana, enquanto o vice-líder Edson Reis perdeu 23 em relação ao piloto do carro #10 – que passa ao total de 416 contra 297 do rival.
Como serão considerados ainda os descartes, não me atrevo a cravar Campana como o campeão do Turismo Nacional BR na divisão 2B. Aguardemos o próximo dia 28, no fim de semana de encerramento em Cascavel, para cravar tudo.
Estive lá no sábado, um dos melhores dias de corridas nacionais nos últimos anos em Interlagos.
Provas da Gold Classic, com um belo grid e muitos carros vindos de outros estados, um verdadeiro espetáculo para quem gosta de corridas de carros clássicos, Turismo Nacional com um grid enorme e variado que teve provas muito disputadas e emocionantes e a Endurance Brasil, com seus incríveis Protótipos e GTs. (além de uma boa prova de F Vee e F1600, que correm juntas).
Pena que não havia quase ninguém nas arquibancadas, pois a única prova do regional Paulista que atrai público é a Old Stock (disputada sempre aos domingos e ausente nessa etapa por ter feito a preliminar da Stock Car Br. há 2 semanas).