4h de Xangai: confirmados 31 carros na China

A novidade das 4h de Xangai será a presença de mais um carro na LMGTE-AM: o Porsche da Proton Competition, com Vincent Abril, Philippe Prette e Louis Prette

RIO DE JANEIRO – A terceira etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) já tem lista de inscritos – parcial, não fechada, por conta de algumas ausências de nomes entre os participantes – o Team LNT e o segundo carro da Dempsey Racing-Proton ainda não têm nomes confirmados.

Mas o total de carros é definitivo: irão 31 para a segunda parte da perna asiática para a temporada 2019/20 da competição.

De acordo com a divulgação dos organizadores, o total contempla cinco protótipos LMP1, oito LMP2, seis LMGTE-PRO e 12 LMGTE-AM. A categoria dos modelos Grã-Turismo com um ano ou mais de uso ganha uma adesão para a corrida chinesa.

A Proton Competition, que já alinha dois carros full season em parceria com Patrick Dempsey, vai participar com o Porsche #78 que terá os mesmos integrantes do trio que correu em Le Mans: Philippe e Louis Prette, além do monegasco Vincent Abril. Já naquela ocasião eles haviam confirmado que fariam a prova de Xangai – e talvez outras – visando outra participação em La Sarthe.

De resto, em relação à primeira listagem, a confirmação de que Frits Van Eerd vai mesmo disputar a 3ª etapa: o holandês, dono dos supermercados Jumbo, abriria mão da corrida em detrimento à participação de Job Van Uitert, anteriormente escalado.

Mas a vitória nas 6h de Fuji fez o gentleman driver – primeiro piloto bronze, inclusive, a vencer na LMP2 no WEC junto a seus parceiros – repensar a ideia. E ontem foi anunciada sua presença em Xangai.

Falando em holandeses, foi escolhido um para substituir Felipe Fraga, que não terá possibilidade de competir nas duas provas restantes deste ano – na China e no Bahrein – por coincidência de datas com a Stock Car.

O holandês Larry ten Voorde foi o escolhido pela Project 1 para substituir Felipe Fraga no carro #57, pelo menos em Xangai

Quem o substituirá é o holandês Larry ten Voorde, de 23 anos. Nascido na Alemanha, mas filho de pais oriundos dos Países Baixos, ten Voorde foi 3º colocado na Porsche Cup alemã ano passado e neste ano.

A Toyota é franca favorita à terceira vitória e vê seus pilotos empatados na liderança do campeonato. As trincas López/Kobayashi/Conway e Buemi/Nakajima/Hartley têm uma vitória e uma pole cada, somando 44 pontos na classificação do Mundial de Endurance para pilotos de Esporte-Protótipo. Bruno Senna é o 5º colocado com 17 pontos. André Negrão está em décimo, com onze.

Na LMP2, Van Eerd e Van der Garde comandam a tabela de pontos com 41, contra 35 de Antonin Borga e Nico Lapierre e 31 de Gabriel Aubry/Will Stevens/Ho-Pin Tung. A trinca Negrão/Ragues/Laurent necessita se recuperar, já que caiu para quarto na tabela com 26 pontos.

Atuais campeões, Michael Christensen e Kévin Estre comandam a pontuação de pilotos de Grã-Turismo – mesmo sem ter vencido qualquer corrida, eles têm 36 pontos, um a mais que Marco Sørensen/Nicki Thiim, vitoriosos em Fuji. Gianmaria Bruni/Richard Lietz, também da Porsche, estão dois atrás dos companheiros de equipe. Felipe Fraga ocupa o 12º lugar na classificação.

Na LMGTE-AM, o brasileiro e seus parceiros Ben Keating e Jeroen Bleekemolen ocupam o sexto posto com 16 pontos. A liderança é de François Perrodo/Nicklas Nielsen/Emmanuel Collard, com 43 – dez à frente de Salih Yoluç/Jonathan Adam/Charlie Eastwood.

Comentários