Alonso no Dakar!

RIO DE JANEIRO – Em agosto, este blog falou da possível participação de Fernando Alonso no Rali Dakar em 2020. No vídeo que gravei e anexei àquela postagem, assim como no texto, falava em “anúncio iminente”.

Bom… demorou, mas saiu: Alonso está confirmado na maior prova off-road do planeta no próximo ano, de 5 a 17 de janeiro, em território árabe.

O bicampeão mundial de Fórmula 1, das 24 Horas de Le Mans e atual campeão do WEC, o Mundial de Endurance, terá à disposição a mesma picape Toyota que foi confiada a Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel na edição 2019 do Dakar, disputada pela última vez na América do Sul. Sem tirar, nem pôr, é o mesmo carro.

O running da Toyota nas provas de Cross-Country é responsabilidade da Toyota Gazoo Racing South Africa. O modelo Hilux com tração 4 x 4 transformado para competição é dotado de um motor V8 e, entre as novidades, estão o peso mais baixo do conjunto para compensar o deficit em relação aos buggies, mais ágeis nas dunas.

Além disso, o posicionamento do propulsor é mais centralizado e a geometria de suspensão é modificada para atender às exigências dos difíceis terrenos das provas fora de estrada.

A preparação do espanhol começou com testes na África do Sul, Namíbia e Polônia, passando por duas competições – a Lichtenburg 400 e o difícil e prestigioso Rali do Marrocos, no qual Fernando e seu navegador, o também espanhol Marc Coma (que estreia na função), tiveram dificuldades com muitos furos de pneus e uma capotagem. Sem dúvida, um duro – porém, valioso – aprendizado.

O lineup da Toyota será dos mais fortes. Com Alonso/Coma e Al-Attiyah/Baumel, a marca japonesa também terá na pilotagem o sul-africano Giniel De Villiers e o holandês Bernhard Ten Brinke – cheguei a dizer até que este último iria embora, mas a equipe não o deixou de lado, não.

Comentários