Demolidores de recordes

RIO DE JANEIRO – Os protótipos AJR construídos por Juliano Moro são uma sensação no cenário do Endurance nacional. Cada pista, cada corrida, um recorde quebrado. Hoje, em Goiânia, caiu mais um.

Vicente Orige, Raphael Campos e Gustavo “Batavo” Martins, conquistaram a pole position para as 3h de Goiânia, sexta etapa do campeonato – que será disputada neste sábado às 13h30.

O piloto catarinense fez o tempo de 1’15″434 para os 3,835 km do circuito do Planalto Central, superando o 1’16″271 do início da temporada, quando seu parceiro de pilotagem ainda era Tarso Marques.

Orige foi oito décimos melhor que outro carro quebrador de recordes, o #65 da dupla sul-matogrossense Nílson e Beto Ribeiro.

A novidade é que o treino foi dividido em dois grupos – como acontece na maioria das corridas do Mundial de Endurance (FIA WEC) e a média das melhores voltas é que compõe o pelotão. Assim, o tempo do pole position é 1’15″767.

Líderes do campeonato na classe P1, Pedro Queirolo e David Muffato completam a primeira fila do grid de 31 carros, com o #5 da MC Tubarão em terceiro e o #175 Luiz Otávio Floss e Henrique Assunção em quarto – todos também com protótipos AJR.

O Ginetta dos irmãos Wagner e Fábio Ebrahim, mais Pedro Aguiar, ficou com a quinta melhor média, seguidos por Nílson e Beto Ribeiro, que ganharam a etapa passada em Interlagos – com grande parte da disputa à noite.

A pole da GT3 ficou com a Ferrari da Via Itália Racing, vencedora nessa mesma pista, só que com Daniel Serra ao lado de Chico Longo, no início do ano: a média foi a sétima melhor do grid – 1’20″509.

Xandy e Xandinho Negrão – que estão na liderança da categoria dos Grã-Turismo mais modernos e também da classificação geral (Força Livre) do campeonato, partem da 8ª posição.

Em sua segunda prova como carro inscrito na classe P2, o protótipo Sigma conquistou a pole em sua divisão, superando o Scorpion montado em chassi de Fórmula 3. Um belo trabalho da equipe gaúcha sediada em Araricá, que aos poucos vai evoluindo um carro que nasceu inovador e tem potencial a ser explorado.

Nas demais classes, pole para Ricardo Mendes e Tom Filho na GT3 Light; Sérgio Pistilli, Carlos e Yuri Antunes na P3; Alexandre Auler e Leandro Romera na GT4 e Ricardo Haag/Mário Marcondes na P4. Dois dos 31 inscritos não fizeram tomada de tempo, entre eles o único GT4 Light presente, o #14 de Júnior Victorette/Marcelo Karam/Gabriel Lusquiños.

O blog terá o streaming da corrida deste sábado, ao vivo. Assistam e prestigiem a categoria, porque ela merece!

O grid para as 3h de Goiânia:

1. #43 Vicente Orige/Raphael Campos/Gustavo Martins
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
1’15″767

2. #113 Pedro Queirolo/David Muffato
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
1’17″512

3. #5 Tiel Andrade/Júlio Martini/Marçal Müller
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
1’19″523

4. #175 Luiz Otávio Floss/Henrique Assunção
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
1’19″655

5. #20 Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar
Protótipo Ginetta G57 Chevrolet V8 – classe P1
1’19″847

6. #65 Nílson Ribeiro/Beto Ribeiro
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
1’20″529

7. #19 Chico Longo/Marcos Gomes
Ferrari 488 GT3 – classe GT3
1’20″588

8. #9 Xandy Negrão/Xandinho Negrão
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
1’21″409

9. #8 Guilherme Figueroa/Júlio Campos
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
1’21″978

10. #11 Emílio Padron/Marcelo Vianna/Thiago Marques
Protótipo AJR Honda K24 Turbo – classe P1
1’22″082

11. #55 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R – classe GT3
1’22″700

12. #4 Aldo Piedade Jr./Jindra Kraucher
Protótipo Sigma Audi Turbo – classe P2
1’23″159

13. #37 Stuart Turvey/Renato Turelli
Protótipo Scorpion KTT Suzuki Hayabusa Turbo – classe P2
1’24″338

14. #35 Jair Bana/Duda Bana
Protótipo Predador Audi Turbo – classe P2
1’25″215

15. #155 Ricardo Mendes/Tom Filho
Ferrari 458 Italia GT3 – classe GT3 Light
1’25″604

16. #32 Mauro Kern Jr./Paulo Sousa
Protótipo MRX Tubarão IX Ford Duratec Turbo – classe P2
1’26″578

17. #72 Carlos Antunes/Yuri Antunes/Sérgio Pistilli
Protótipo MRX Volkswagen 16V – classe P3
1’27″374

18. #3 Alexandre Auler/Leandro Romera
Mercedes-AMG GT4 – classe GT4
1’27″622

19. #75 Henrique Assunção/Emílio Padron
Protótipo MRX Cosworth – classe P3
1’27″735

20. #22 Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/Sérgio Jimenez
Mercedes-AMG GT4 – classe GT4
1’28″557

21. #7 Aldoir Sette/Franco Pasquale
Protótipo Sette MRX Honda 20V – classe P3
1’29″496

22. #555 Renato Braga/Renan Guerra
Ginetta G55 GT4 – classe GT4
1’29″526

23. #17 Gustavo Frey/George Frey/Maninho Cardoso
Protótipo Dallara Volkswagen – classe P3
1’30″058

24. #45 Fábio Scorpioni/Paulo Totaro
Ginetta G55 GT4 – classe GT4
1’31″410

25. #16 Ésio Vichiese/Pablo Alves
Ginetta G55 GT4 – classe GT4
1’33″875

26. #89 Renato Stumpf/Matheus Stumpf
Protótipo Radical SR3 Suzuki Hayabusa – classe P3
1’34″061

27. #34 Mário Marcondes/Ricardo Haag
Protótipo MRX Volkswagen 8V – classe P4
1’34″314

28. #64 Henry Visconde/Kreis Jr.
BMW M3 – classe GT4
sem média (carro andou apenas no Grupo 2)

29. #74 Alejandro Cignetti/Luiz Abbade/Tuca Antoniazzi
Protótipo Spyder Volkswagen – classe P4
sem média (carro andou apenas no Grupo 1)

30. #63 Sérgio Ribas/Guilherme Ribas
Aston Martin V12 Vantage GT3 – classe GT3 Light
sem tempo

31. #14 Júnior Victorette/Marcelo Karam/Gabriel Lusquiños
Mercedes-Benz CLA 45 AMG – classe GT4 Light
sem tempo

Comentários