EF Open encerra uma era em Monza e anuncia calendário para 2020

Billy Monger foi o mais rápido da sexta-feira do EF Open em Monza: a categoria encerra um ciclo nesta temporada e em 2020, com novo carro, terá a volta do GP do Mediterrâneo, em Enna-Pergusa

RIO DE JANEIRO – A temporada do EF Open que se encerra em Monza neste fim de semana termina o ciclo da atual geração de chassis construídos para a Dallara dentro do antigo regulamento de Fórmula 3.

Por sete temporadas, desde 2012, os atuais modelos, que sofreram alterações em 2017, prestaram bons serviços, prepararam pilotos e revelaram talentos tanto no cockpit quanto fora dele. Mas os tempos mudam, a Fórmula 3 mudou – agora está no guarda-chuva da FIA – e as categorias de acesso que dependiam de suas regras também tiveram que mudar.

O EF Open terá um novo carro – Dallara 320, com halo, peso mínimo de 575 kg e os atuais motores 2 litros, que seguirão servindo ao campeonato, cujo calendário para o próximo ano foi conhecido em Monza, com novidades.

Além da série ter o mérito de manter vivo o Grande Prêmio de Pau, outra atração tradicional do esporte a motor estará de volta: o GP do Mediterrâneo, que se realizou durante muito tempo no circuito de Enna-Pergusa, na Sicília.

As datas ainda estão por confirmar, mas o EF Open terá uma Winter Series em Barcelona e Paul Ricard, no mês de março – além da temporada regular com nove rodadas e 18 corridas, começando na França e terminando na Catalunha.

Para este último evento do ano, que apontará o vice-campeão (Marino Sato já corre de faixa em Monza), a lista provisória apontava 19 inscritos, mas 18 foram os que participaram dos treinos livres. Billy Monger, o vencedor do GP de Pau, foi o mais rápido com 1’42″481, seguido por Linus Lundqvist e Teppei Natori.

Com 52 pontos em jogo, Lukas Dunner, Liam Lawson, Linus Lundqvist e Yuki Tsunoda – estes dois últimos com possibilidades retóricas – são os postulantes a vice.

As corridas deste fim de semana, com duração de 16 voltas ou máximo de 35 minutos serão às 9h15 (sábado) e 8h50 (domingo).

Comentários