Endurance Brasil de volta a Goiânia
RIO DE JANEIRO – Sábado de provas longas nos EUA e no Brasil: o Autódromo de Goiânia volta a receber uma etapa do Império Endurance Brasil – a sexta de um total de oito corridas previstas para o calendário.
Essa corrida chegou a ser programada primeiro para Santa Cruz do Sul – que será a próxima em novembro – e depois para o Velo Città. Porém, não houve acordo e a APE (Associação dos Pilotos de Endurance) decidiu por levar de novo seu campeonato ao Planalto Central.
O circuito de 3,835 km foi palco de uma corrida quente na segunda etapa, com quatro horas de duração e vitória da dupla Daniel Serra/Chico Longo, em atuação espetacular do bicampeão da Stock Car.
Desta vez, a corrida – com largada às 13h30 de Brasília e streaming ao vivo replicado aqui no blog – terá duração de três horas. Será menos exigente em todos os sentidos, especialmente mecânico e físico porque não é uma época de calor, mas uma etapa fundamental para os rumos do campeonato – de acordo com o sistema progressivo adotado pela categoria, a pontuação máxima em Goiânia será de 150 ao primeiro colocado em cada classe.
A pontuação nos mostra a dupla Xandy e Xandinho Negrão à frente na classificação absoluta – ainda sem descartes. Os pilotos da classe GT3 somam 400 pontos contra 385 dos vencedores em Interlagos, Nílson e Beto Ribeiro. Chico Longo está com 375 e ainda no páreo, assim como Marcel Visconde/Ricardo Maurício, que somam 360 e David Muffato/Pedro Queirolo, com 355.
Os pilotos do carro #113 lideram na pontuação específica para a classe P1 de Protótipos: eles somam 490 pontos contra 435 da dupla do #65 da NC Racing/Motorcar e 335 dos irmãos Wagner e Fábio Ebrahim, mais Pedrinho Aguiar.
Na GT3, Xandy e Xandinho Negrão têm 495 pontos na classificação, quarenta a mais que Chico Longo. Marcel Visconde/Ricardo Maurício vêm em 3º com 445. Mauro Kern Júnior e Paulo Sousa são os líderes da P2, enquanto a classificação da P3 tem comando de Yuri e Carlos Antunes: a dupla de pai e filho soma 90 pontos de frente para Henrique Assunção e Emílio Padron.
Renan Guerra é o líder da GT4 com boa folga para seus adversários, enquanto Tom Filho/Ricardo Martins duelam com Sérgio e Guilherme Ribas pelo comando da classificação na GT3 Light. Henry Visconde é o líder na GT4 Light e a dupla Ricardo Haag/Mário Marcondes, sem praticamente oposição alguma, deve ser a primeira a ser campeã em sua categoria – no caso a P4.
Lista de inscritos provisória para as 3h de Goiânia:
Classe P1 (7 carros)
#5 MC TUBARÃO
Protótipo AJR Chevrolet V8
Tiel Andrade/Júlio Martini/Marçal Müller
#11 JLM RACING
Protótipo AJR Honda K24 Turbo
Emílio Padron/Marcelo Vianna/Thiago Marques
#20 EBRAHIM MOTORS
Protótipo Ginetta G57 Chevrolet V8
Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar
#43 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Vicente Orige/Gustavo “Batavo” Martins/Raphael Campos
#65 NC RACING/MOTORCAR
Protótipo AJR Chevrolet V8
Nílson Ribeiro/Beto Ribeiro
#113 IMPÉRIO JLM MOTORSPORT
Protótipo AJR Chevrolet V8
Pedro Queirolo/David Muffato
#175 IMPÉRIO JLM MOTORSPORT
Protótipo AJR Chevrolet V8
Luiz Otávio Floss/Henrique Assunção
Classe GT3 (4 carros)
#8 SCUDERIA 111/AMG GT3
Mercedes-AMG GT3
Guilherme Figueroa/Júlio Campos
#9 SCUDERIA 111/AMG GT3
Mercedes-AMG GT3
Xandy Negrão/Xandinho Negrão
#19 VIA ITÁLIA RACING
Ferrari 488 GT3
Chico Longo/Marcos Gomes
#55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R
Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Classe GT3 Light (2 carros)
#63 MC TUBARÃO
Aston Martin V12 Vantage GT3
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas
#155 NEW HOLLAND AGROCETE RACING
Ferrari 458 Italia GT3
Ricardo Mendes/Tom Filho
Classe GT4 (4 carros)
#3 SCUDERIA 111/AMG GT4
Mercedes-AMG GT4 R
Alexandre Auler/Leandro Romera
#16 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Ésio Vichiese/Vinícius Kwong
#22 SCUDERIA 111/AMG GT4
Mercedes-AMG GT4 R
Leandro Ferrari/Flávio Abrunhoza
#555 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Renato Braga/Renan Guerra
Classe GT4 Light (2 carros)
#6 MC TUBARÃO
Audi RS3 LMS TCR
Henry Visconde/Kreis Jr.
#14 IMPA MOTORS RACING
Mercedes-Benz CLA 45 AMG
Júnior Victorette/Marcelo Karam/Gabriel Lusquiños
Classe P2 (4 carros)
#4 SIGMA
Protótipo Sigma Audi Turbo
Jindra Kraucher/Aldo Piedade Jr.
#32 MC TUBARÃO
Protótipo MRX Tubarão IX Ford Duratec Turbo
Mauro Kern Jr./Paulo Sousa
#35 BANA RACING
Protótipo Predador Audi Turbo
Duda Bana/Jair Bana
#37 KTT RACING
Protótipo Scorpion Dallara Suzuki Hayabusa Turbo
Stuart Turvey/Renato Turelli
Classe P3 (6 carros)
#7 SETTE CAR
Protótipo Sette/MRX Honda 20V
Aldoir Sette/Franco Pasquale
#17 MOTORCAR
Protótipo Dallara Volkswagen 16V
Gustavo Frey/George Frey/Maninho Cardoso
#56 MOTORCAR
Protótipo MRX Honda 16V
Gustavo Simon/Rafael Simon
#72 MOTORCAR
Protótipo MRX Volkswagen 16V
Yuri Antunes/Carlos Antunes/Sérgio Pistilli
#75 SATTI RACING
Protótipo MRX Cosworth
Henrique Assunção/Emílio Padron/André Moraes
#89 REALDRIVE RACING
Protótipo Radical SR3 Suzuki Hayabusa
Renato Stumpf/Matheus Stumpf
Classe P4 (1 carro)
#34 MOTORCAR
Protótipo MRX Volkswagen 8V
Ricardo Haag/Mário Marcondes
Total: 30 carros
aldo piedade jr de volta ás pistas depois de anossssssssss sem correr, legal isso, e por que mattar o tarso marques não corre mais o brasileiro de endurance?você estara en loco en goiania cobrindo mattar?
Respondendo: não, não estarei in loco em Goiânia. Tem Petit Le Mans. E não tenho como ficar viajando a todas as corridas gastando do meu próprio bolso.
Sobre o Tarso Marques, não sei os motivos pelos quais ele deixou a competição. Já desde São Paulo ele está fora.