GT Cup Open encerra primeira temporada em Monza

RIO DE JANEIRO – Com um grid reduzido a apenas 14 carros, dos quais doze com direito a marcar pontos, já que duas equipes inscritas não participaram das etapas anteriores, o GT Cup Open encerra a temporada 2019 em Monza, neste fim de semana.

A organização da competição, a cargo da GT Sport, precisará rever o regulamento técnico para o ano que vem, sob pena de que a categoria rapidamente perca o interesse.

Aberta a modelos GT4 e a carros do tipo “Cup” – Porsche, Ferrari, Lamborghini, et cetera, mostrou grande defasagem de desempenho entre ambas as propostas, o que desagradou largamente às equipes que investiram em carros GT4, de menor custo. A Teo Martín Motorsport sai bastante irritada desta temporada, por exemplo.

Claro, quem lidera ou liderou corridas e venceu não tem do que se queixar. Especialmente após as cinco rodadas anteriores e 10 corridas já disputadas, que deixaram apenas dois nomes em confronto, ambos suíços: Hans-Peter Köller e Niki Leutwiler.

O primeiro está na liderança com 102 pontos e o segundo tem 89.  São 30 pontos em jogo na Itália e o piloto do Porsche #22 sabe que precisa de resultados para reverter a vantagem do adversário.

No combinado dos treinos livres de hoje, Leutwiler liderou com 1’54″489, apenas dezoito milésimos melhor que os italianos Eugenio Pisani e Stefano Bozzoni.

Seis brasileiros estarão na pista: Márcio Basso terá a companhia de José Pedro Fontes no carro #2 da Sports & You, já que Guilherme Salas estará concentrado na disputa do Europeu de TCR, também no lendário circuito italiano.

Thiago Vivacqua encerra sua participação na temporada ao lado do companheiro de McLaren 570S GT4 Marc de Fulgencio, enquanto JP Mauro e Rodolfo Toni voltam a dividir o Lamborghini #27 da VSR e Fernando Fortes terá a companhia de Guilherme Reischl no carro #32.

Para esta última rodada, as novidades são a inscrição da SRT com um Mercedes AMG GT Cup para Luciano Linossi/Lorenzo Bontempelli e a Scuderia San Marino com o infame Fulvio Ballabio (lembram dele?) e David Fumanelli, inscritos numa Montecarlo/Tecno Alfa Romeo “Nanni Galli”, veículo movido a bioetanol.

As corridas do fim de semana, ambas com 50 minutos de duração, serão respectivamente às 8h05 (sábado) e 7h35 (domingo). O blogueiro aqui não promete colocá-las ao vivo desta vez.

Comentários