Guerrieri volta ao topo no WTCR

RIO DE JANEIRO – Num fim de semana muito complicado em Suzuka, o argentino Estebán Guerrieri volta a respirar aliviado em busca do título do WTCR, a Copa do Mundo de Carros de Turismo. O piloto da Münnich Motorsport venceu uma das baterias e somou pontos importantes para suplantar o rival Norbert Michelisz, da Hyundai.

Além da chuva, que atrapalhou a definição das posições de largada, choveram penalizações aos pilotos de uma maneira raramente vista na temporada. E pelos mais variados motivos – o que seria um complicador para as pretensões dos pilotos, principalmente porque optou-se por fazer as três baterias na variante Norte de Suzuka, com pouco mais de 2,3 km de extensão.

Largar à frente era fundamental e Estebán Guerrieri, guindado à condição de pole na prova #1 sabia disso, tanto que buscou o triunfo após superar o holandês Niels Langeveld – um dos poucos nomes que ainda não havia subido no pódio neste campeonato. O piloto da Comtoyou conseguiu a 2ª posição, seguido por Tiago Monteiro (o pole original da prova #1), Thed Björk e Johan Kristofferson.

Michelisz chegou apenas em 13º, fez três pontos e ainda aguardava pelo domingo para ver se sua sorte melhorava: pelo menos na prova #2, o magiar se saiu bem. Foi o pole com a inversão dos dez primeiros do Q2 e Norbi precisou jogar muito pesado contra Rob Huff, levando até bandeira de advertência, para somar mais 25 pontos importantes no campeonato.

Guerrieri chegou apenas em 10º e voltou a perder a liderança para o adversário com esse resultado. O veterano Gabriele Tarquini travou uma duríssima batalha com Kevin Ceccon – aliás, um dos pontos altos do fim de semana – pelo último lugar no pódio. O italiano da Alfa antecedeu Björk no top 5 da prova.

E na última bateria, novamente o pole position saiu-se muito bem. A primazia coube a Johan Kristofferson, que fez uma apresentação sem erros para chegar ao segundo triunfo no WTCR. Por uma ordem de equipe, Estebán Guerrieri ficou em 2º trocando com Tiago Monteiro – e estranhamente o português tirou demais o pé na última volta (a corrida terminou com Safety Car), perdendo o pódio para Ceccon.

Norbert Michelisz chegou apenas em oitavo e, assim, restando seis provas e duas rodadas, Guerrieri soma 289 pontos contra 282 do húngaro e 248 de Thed Björk, enquanto Yvan Muller – que não foi bem no Japão – tem 241 e ainda respira.

Augusto Farfus tinha como meta terminar nos pontos, mas suas posições de largada ajudaram muito pouco. Na prova #1 ainda conseguiu o 15º lugar porque Nicky Catsburg tirou Andy Priaulx da disputa num toque duvidoso e foi punido. Nas demais disputas, foi 21º e 22º, respectivamente. Com isso, caiu para 13º na classificação com 142 pontos.

Aliás, Farfus não disputará a próxima etapa em Macau. Na antiga possessão portuguesa, o brasileiro terá como prioridade o FIA GT World Cup, do qual é campeão com a BMW. Luca Engstler será seu substituto.

Em Suzuka, foram 29 os inscritos – mas para Macau havia a promessa de seis wild-cards. Caso seja cumprida, teremos o recorde de participantes, a menos que a FIA não aplique (o que duvido) a regra dos 110% da pole position no WTCR.

Comentários