Lawson leva vice em corrida final do EF Open

A última corrida do ano foi a despedida do atual modelo Dallara e o neozelandês Liam Lawson levou o vice sobre Lukas Dunner por um ponto no EF Open

RIO DE JANEIRO – Com Marino Sato campeão – antecipado, registre-se – da temporada 2019 do EF Open, restou em Monza a luta pelo vice-campeonato, decidido por um ponto em favor de Liam Lawson.

Aliás, nem o japonês e muito menos o neozelandês – ambos da Motopark – precisaram disputar o campeonato inteiro para chegar às posições que conquistaram. O oriental venceu nove vezes em dezesseis provas, de um total de 18 do calendário.

Lawson ganhou quando precisava. Faturou a última corrida do ano no domingo e superou por um ponto (pós-descarte) o austríaco Lukas Dunner, que se ‘matou’, andando o ano inteiro com o carro da Teo Martín, mas lhe faltou regularidade.

A corrida de sábado foi mais espetacular que a final, com uma guerra monstruosa de vácuo num dos circuitos mistos mais velozes do mundo, que lembrou os bons tempos da Fórmula 1 quando corria lá sem chicanes. E o pódio foi 100% nipônico, com Sato à frente de Teppei Natori e Yuki Tsunoda.

No domingo, infelizmente tivemos o anticlímax de um acidente no meio da disputa, na saída da segunda perna de Lesmo, quando Christian Hahn perdeu o controle de seu carro e acertou o de Jack Doohan, que acabou capotando – não era uma área de muita velocidade. Ninguém se feriu, tudo correu bem.

Num outro incidente – antes da relargada final, Niclas Krütten mandou pra fora da pista o dinamarquês Nicolai Kjaergaard, antes da curva Parabólica. Como efeito, o piloto do carro #18 foi penalizado em cinco segundos e de sexto despencou para 11º no final. Sorte dele que o campeão da USF2000, Kyle Kirkwood, que fez sua estreia em Monza, não marcou pontos por ser hors-concours. Nem ele e nem o israelense Ido Cohen, da Carlin.

Foi a última vez em que os modelos Dallara F312/17 foram vistos no EF Open. Em 2020, vem um novo carro projetado pela fábrica de Gian Paolo Dallara, com mecânica semelhante à atual, mas com halo e peso mínimo de 575 kg. Um novo conceito e uma nova era se iniciarão no campeonato do ano que vem.

Comentários