Para quem não viu: Michelin Le Mans Cup, etapa de Portimão

RIO DE JANEIRO – Certame preliminar da maioria das corridas do European Le Mans Series (com exceção de Silverstone) – e inclusive das 24 Horas de Le Mans, o Michelin Le Mans Cup conheceu seus campeões neste fim de semana em Portimão.

O grid da etapa final contou com a presença de 26 carros – e novamente nos treinos livres os dois protótipos com propulsão a hidrogênio, que vêm sendo desenvolvidos para estrear em provas longas daqui a cinco anos, estiveram presentes. Mas como não fazem parte da categoria, não competiram.

A dupla Michael Benham/Duncan Tappy levou a pole com o carro #25 da Lanan Racing e era a grande favorita à vitória. Mas acabaram envolvidos numa polêmica disputa com François Kirmann/Laurents Hörr, que vinham de desclassificação na etapa anterior em Spa-Francorchamps.

Dois incidentes entre as tripulações rivais selaram o destino dos pilotos da Lanan, que foram penalizados com um stop & hold de três minutos. Não obstante, tiveram que ir aos boxes para trocar a frente danificada na colisão entre os dois carros.

Hörr, que guiava o bólido com o dorsal #3 da DKR Engineering, fez o suficiente para alcançar o 3º lugar e levar o título pela terceira vez consecutiva à equipe de Kendy Janclaes, entre os carros da classe LMP3.

Após zerarem em TODAS as etapas anteriores, Rob Wheldon e Alex Kapadia venceram a última etapa do campeonato, seguidos por Colin Noble/Tony Wells, que fecharam o ano com o 3º posto na classificação de pilotos.

Na divisão dos GT3, havia além do título em jogo uma vaga automática às 24 Horas de Le Mans. E mais uma vez a Kessel Racing a conquistou via MLMC: vitória – quarta do ano, terceira consecutiva – para Giacomo Piccini/Sergio Pianezzola, superando Fabien Lavergne/Mikkel Mac, da Luzich Racing, por 21 pontos – 130 a 109.

Andrew Howard/Ross Gunn (Beechdean Aston Martin) e Yannick Mettler/Dexter Müller (SPS Automotive Performance Mercedes AMG) fecharam o último pódio do ano.

Comentários