8h do Bahrein: sai prévia de inscritos com 31 carros

Cenário de cartão postal: o pôr do sol em Sakhir será atração da corrida mais longa da temporada até o momento. As 8h do Bahrein, em 14 de dezembro, terminam à noite por causa do forte calor do Oriente Médio nessa época do ano

RIO DE JANEIRO – Última das quatro etapas da Super Season 2019/20 do Mundial de Endurance (FIA WEC) a se realizar neste ano, as 8h do Bahrein tiveram divulgada a sua primeira prévia de inscritos para a corrida que retorna ao calendário no próximo dia 14 de dezembro, um sábado.

A principal atração da prova barenita, no retorno do circuito de Sakhir ao calendário, é a iluminação da pista. Potente o bastante para ser acionada na segunda metade da disputa, que acabará à noite, por volta das 23h locais (17h de Brasília).

Na lista de entradas, constam 31 carros inscritos. O reforço desta vez vem dos lados da LMP2: a G-Drive Racing confirmou sua participação após o vice-campeonato do European Le Mans Series, ganhando assim um convite automático para as 24h de Le Mans 2020.

Os pilotos a bordo do Aurus 01 Gibson serão o bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne, o russo Roman Rusinov e o holandês Job Van Uitert. Chumbo grosso à vista para os adversários.

No mais, são os suspeitos de sempre, com o Team LNT ainda por confirmar suas trincas nos dois Ginetta G60 LT P1 de motor AER Biturbo. Mas é bem possível que Charlie Robertson volte ao carro #5 e Chris Dyson faça, enfim, sua estreia no #6, após o término do campeonato Trans-AM nos EUA.

Larry ten Voorde, que deixou ótima impressão nas 4h de Xangai, retorna para substituir outra vez no #57 da Project 1 Racing o brasileiro Felipe Fraga, que novamente estará a serviço de sua equipe na Stock Car. Em contrapartida, a Dempsey Racing-Proton volta a falhar a confirmação dos companheiros de Thomas Preining a bordo do Porsche #88.

Por enquanto, o Comitê de Endurance da FIA não divulgou o BoP da LMP1 para a corrida de Sakhir. Possivelmente, em virtude da derrota na China, os Toyota deverão ser menos penalizados – principalmente em relação ao Rebellion vencedor da 3ª etapa.

A trinca formada por Brendon Hartley/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima vai com a liderança do campeonato nas classes de Protótipos, somando 62 pontos contra 59 dos rivais e companheiros de equipe José María López/Kamui Kobayashi/Mike Conway.

Bruno Senna/Gustavo Menezes/Norman Nato assumiram a 3ª posição com 43 e André Negrão divide com Pierre Ragues e Thomas Laurent a décima posição, somando treze pontos.

Na LMP2, a situação da trinca da Signatech-Alpine ainda é razoável, mas eles precisarão de um bom resultado na etapa barenita – que por ser de oito horas oferece um coeficiente 1.25 maior que as provas de quatro e seis horas de duração – são 38 pontos aos vencedores em cada classe.

Os pilotos do #36 estão em 3º lugar – ironicamente com 38 pontos – e não podem deixar os rivais sumirem de vista. Frits Van Eerd e Giedo Van der Garde lideram com 51. Ho-Pin Tung/Gabriel Aubry/Will Stevens, da sempre eficiente e perigosa Jackie Chan Racing têm 49.

A Porsche já faz 1-2 com seus pilotos em Grã-Turismo: os atuais campeões Kévin Estre/Michael Christensen têm 62 pontos, dez de frente para Gianmaria Bruni/Richard Lietz. Só depois, com 47, chegam Nicki Thiim e Marco Sørensen, da Aston Martin.

Mas é uma classificação ainda extra-oficial: a AF Corse apelou da desclassificação sofrida nas 4h de Xangai e espera reaver os pontos. Pode mudar alguma coisa, mas não acredito muito nisso. A ver.

Com uma etapa a menos por conta da ausência na China, Felipe Fraga ocupa o 14º lugar na classificação de pilotos de Grã-Turismo e na pontuação específica da LMGTE-AM ele está em décimo-primeiro com 16 pontos.

A dianteira é de Jonathan Adam/Charlie Eastwood/Salih Yoluç, que têm 58 pontos contra 55 de Emmanuel Collard/François Perrodo/Nicklas Nielsen e 34 de Ben Keating e Jeroen Bleekemolen – justamente os parceiros de Felipe Fraga nas primeiras duas provas do campeonato.

Comentários