Experiência e caldo de galinha… Muller e Huff levam poles no WTCR em Macau

“Respeitem minha barba branca”: Yvan Muller sorri pela conquista da pole para a prova de abertura do FIA WTCR em Macau. O Fox Sports 2 mostra tudo neste sábado a partir de 23h

RIO DE JANEIRO – Ah… a velha máxima de que quanto mais velho, melhor o vinho, foi levada à risca para a disputa da rodada tripla do FIA WTCR, penúltima do campeonato – que se realiza em paralelo com o FIA GT World Cup e o Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3.

Os experientes Yvan Muller e Robert Huff, que conhecem como poucos a pista de 6,12 km de extensão, foram os pilotos mais rápidos nas duas sessões classificatórias – sendo que no segundo treino conheceu-se também o pole position da prova #2, pela inversão dos 10 primeiros de uma das fases da definição do grid.

Com nada menos que 32 carros inscritos – o maior total do ano – a execução de uma volta limpa e perfeita nas sessões classificatórias seria fundamental.

Na quinta-feira, Muller fez muito bem o seu papel no treino para a prova #1, de sábado: o veterano francês de 50 anos levou seu Lynk & Co. ao recorde do traçado para a categoria – 2’28″661, apenas 0″068 melhor que Norbert Michelisz, da Hyundai.

Na luta pela liderança contra Norbi Michelisz, o argentino Estebán Guerrieri tem a seu favor a pole para a corrida #2: o piloto da Münnich Motorsport precisa salvar pontos para sair de Macau ainda na briga pelo título (Foto: Clément Marin/DPPI)

O húngaro, com mais quatro pontos extras somados, bota ainda mais pressão em Estebán Guerrieri: o argentino, líder do campeonato, larga sábado apenas em 13º lugar. O roteiro do sul-americano será o básico – evitar problemas e somar o máximo possível de pontos.

Porém, Michelisz bateu no segundo treino com o Audi de Gordon Shedden – e enquanto o britânico se vê fora de combate em razão dos danos em seu carro da equipe Leopard Racing, o magiar vai largar de 12º nas duas provas do domingo.

E numa delas, na corrida #2 da rodada tripla, o pole é justamente Guerrieri: ele foi o décimo no Q2 e o grid é definido pela inversão dos dez mais rápidos. É a oportunidade que o piloto da Münnich Motorsport tem para poder virar o jogo a seu favor. E ele já venceu por lá…

Rei de Macau: Rob Huff alcançou a nona pole position no Circuito da Guia para o fim de semana de provas do WTCR em Macau (Foto: Florent Gooden/DPPI)

Mas o grande especialista dos inscritos não tardaria a brilhar: Rob Huff chegou nesta sexta à incrível marca de nove pole positions no Circuito da Guia, baixando o recorde de Muller na véspera.

Com o Volkswagen Golf do time de Sébastien Loeb, o britânico marcou 2’28″531 e levou os cinco pontos extras pelo feito, superando Andy Priaulx (Lynk & Co.) – outro que está muito bem neste fim de semana. A 3ª posição ficou com Jean-Karl Vernay (Audi), seguido por Nicky Catsburg (Hyundai) e Johan Kristoffersson (Volkswagen).

A programação do Circuito da Guia prevê a corrida #1 na madrugada de sexta para sábado – pelo nosso horário, a partir de 3h30. A prova #2 tem atividades de pista iniciando 21h20 de sábado e a prova #3, que o Fox Sports 2 exibe ao vivo, abre box à meia-noite. As demais corridas serão exibidas antes, a partir de 23h.

Comentários