Experiência e caldo de galinha… Muller e Huff levam poles no WTCR em Macau

E
“Respeitem minha barba branca”: Yvan Muller sorri pela conquista da pole para a prova de abertura do FIA WTCR em Macau. O Fox Sports 2 mostra tudo neste sábado a partir de 23h

RIO DE JANEIRO – Ah… a velha máxima de que quanto mais velho, melhor o vinho, foi levada à risca para a disputa da rodada tripla do FIA WTCR, penúltima do campeonato – que se realiza em paralelo com o FIA GT World Cup e o Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3.

Os experientes Yvan Muller e Robert Huff, que conhecem como poucos a pista de 6,12 km de extensão, foram os pilotos mais rápidos nas duas sessões classificatórias – sendo que no segundo treino conheceu-se também o pole position da prova #2, pela inversão dos 10 primeiros de uma das fases da definição do grid.

Com nada menos que 32 carros inscritos – o maior total do ano – a execução de uma volta limpa e perfeita nas sessões classificatórias seria fundamental.

Na quinta-feira, Muller fez muito bem o seu papel no treino para a prova #1, de sábado: o veterano francês de 50 anos levou seu Lynk & Co. ao recorde do traçado para a categoria – 2’28″661, apenas 0″068 melhor que Norbert Michelisz, da Hyundai.

Na luta pela liderança contra Norbi Michelisz, o argentino Estebán Guerrieri tem a seu favor a pole para a corrida #2: o piloto da Münnich Motorsport precisa salvar pontos para sair de Macau ainda na briga pelo título (Foto: Clément Marin/DPPI)

O húngaro, com mais quatro pontos extras somados, bota ainda mais pressão em Estebán Guerrieri: o argentino, líder do campeonato, larga sábado apenas em 13º lugar. O roteiro do sul-americano será o básico – evitar problemas e somar o máximo possível de pontos.

Porém, Michelisz bateu no segundo treino com o Audi de Gordon Shedden – e enquanto o britânico se vê fora de combate em razão dos danos em seu carro da equipe Leopard Racing, o magiar vai largar de 12º nas duas provas do domingo.

E numa delas, na corrida #2 da rodada tripla, o pole é justamente Guerrieri: ele foi o décimo no Q2 e o grid é definido pela inversão dos dez mais rápidos. É a oportunidade que o piloto da Münnich Motorsport tem para poder virar o jogo a seu favor. E ele já venceu por lá…

Rei de Macau: Rob Huff alcançou a nona pole position no Circuito da Guia para o fim de semana de provas do WTCR em Macau (Foto: Florent Gooden/DPPI)

Mas o grande especialista dos inscritos não tardaria a brilhar: Rob Huff chegou nesta sexta à incrível marca de nove pole positions no Circuito da Guia, baixando o recorde de Muller na véspera.

Com o Volkswagen Golf do time de Sébastien Loeb, o britânico marcou 2’28″531 e levou os cinco pontos extras pelo feito, superando Andy Priaulx (Lynk & Co.) – outro que está muito bem neste fim de semana. A 3ª posição ficou com Jean-Karl Vernay (Audi), seguido por Nicky Catsburg (Hyundai) e Johan Kristoffersson (Volkswagen).

A programação do Circuito da Guia prevê a corrida #1 na madrugada de sexta para sábado – pelo nosso horário, a partir de 3h30. A prova #2 tem atividades de pista iniciando 21h20 de sábado e a prova #3, que o Fox Sports 2 exibe ao vivo, abre box à meia-noite. As demais corridas serão exibidas antes, a partir de 23h.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames