Oficial: Citroën FORA do WRC

RIO DE JANEIRO (Je suis desolè) – Quem assistiu o último GP às 10 que gravei (está um pouco mais abaixo na rolagem da página) deve ter percebido que em algum momento, quando me referi à volta da Peugeot ao WEC disse que o grupo PSA cortaria o programa do WRC, o Mundial de Rali.

Não será preciso.

A Citroën surpreende e anuncia nesta quarta-feira que não disputará a temporada 2020, em caráter imediato e definitivo.

A justificativa? Segundo o lacônico comunicado da marca nas redes sociais, “não há motivos para seguir se não há bons pilotos no mercado”.

Talvez não haja franceses bons. Pilotos competentes sim, e de sobra.

No fundo, o que se sabe é que Ogier, que não segue no WRC após 2020, se decidiu por sair da equipe. O multicampeão francês está em avançadas negociações com Tommi Makinen para ser o novo piloto da Toyota, substituindo o novo campeão Ott Tänak no posto de número #1 da montadora oriental.

Ogier percebeu que com a Citroën as chances de um sétimo campeonato não seriam grandes e com a Toyota suas possibilidades de sair do WRC por cima aumentam exponencialmente.

Quem também ficam a pé são Esapekka Lappi e Mads Østberg, que era o piloto da marca no WRC2.

A ver como fica o mercado de pilotos com essa bomba de proporções atômicas. O plantel será cortado em dois carros e o total de construtores oficiais ficará em três no próximo ano.

Os organizadores do WRC terão que tomar providências para não esvaziar o próximo campeonato.

Comentários