Rússia fatura FIA Motorsport Games

Debaixo de muita chuva, numa corrida complicada, o Japão levou seu único ouro no FIA Motorsport Games em Vallelunga na GT Cup; a Rússia conquistou mais medalhas nas seis modalidades em disputa – do Kart Slalom aos eSports

RIO DE JANEIRO – De forma inédita (mas não muito), 50 países competiram neste fim de semana em Vallelunga, autódromo italiano próximo a Roma, na primeira edição do FIA Motorsport Games – a Olimpíada de esporte a motor da Federação Internacional de Automobilismo.

Seis modalidades foram disputadas: eSports (Digital), Kart Slalom, Drift, Fórmula 4, TCR e GT Cup. E a primeira campeã do evento promovido pela entidade é a Rússia.

O país conquistou mais medalhas que as demais 12 nações que concluíram no pódio – foram três premiações para os representantes russos, com uma medalha de ouro (no TCR, com Klim Gavrilov) e duas de bronze, nas competições de Kart Slalom e Drift.

Austrália e Itália dividiram o 2º lugar – ambas tiveram um ouro, com os cangurus ganhando a competição de eSports e os anfitriões faturando a Fórmula 4 graças a Andrea Rosso – o Brasil foi nono colocado nesta competição, a única de que participou, com João Rosate.

O Japão levou a melhor na GT Cup, talvez a competição mais atrapalhada pelo mau tempo em Vallelunga, principalmente neste domingo. Ukyo Sasahara/Hiroshi Hamaguchi venceram uma decisão caótica e cheia de penalizações, com Polônia e Austrália completando o pódio.

Na competição de Drift, Dmitry Illyuk levou a melhor sobre outros dois competidores da antiga Cortina de Ferro: o tcheco Michal Reichert e o russo Ilia Fedorov.

E no Kart Slalom, vitória da Holanda, com a formação que teve a menina Nina Pothof conquistando o ouro junto a Bastian Alexaan.

Os demais países que conquistaram medalhas no FIA Motorsport Games foram Bélgica (duas de prata); Costa Rica e Alemanha (uma de prata); Finlândia e Eslováquia (uma de bronze).

E por que o “mas não muito” na abertura deste post?

Simples: em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris, houve competições com carros – embora não tenham sido declaradas oficiais para o quadro de medalhas da competição. Mas fica o registro.

Comentários