MENU

13 de dezembro de 2019 - 09:57Mundial de Endurance

8h do Bahrein: finalmente, Toyota

Mesmo sem chegar próxima do melhor tempo do fim de semana até agora no Bahrein, a Toyota teve um sopro de esperança: deu Brendon Hartley no último treino livre (Foto: João Filipe/AdrenalMedia.com/WEC)

RIO DE JANEIRO – Na postagem sobre o treino livre de quinta eu já avisara: a Toyota pode voltar a vencer, mas não será fácil. E a julgar pelo resultado do terceiro treino, não será mesmo.

Na sessão de hoje, com apenas 60 minutos de duração, Brendon Hartley registrou a melhor volta do dia até agora (mas não do fim de semana) em 1’44″285, apenas um décimo melhor que o Ginetta #5 guiado por Ben Hanley.

Depois, veio uma alcateia de protótipos LMP2, com Phil Hanson registrando o novo recorde da pista para a categoria – 1’45″970 – com o Oreca #22 da United Autosports puxando a fila com outros dois protótipos dessa divisão, no caso o #37 da Jackie Chan e o #38 da JOTA, ambos com pneus Goodyear – que, por sinal, foram anunciados como a monomarca do WEC e ELMS a partir de 2020/21 para a divisão (não gostei da ideia, aliás).

Atrás dos melhores LMP2 veio o restante do pelotão LMP1: mais rápido na véspera, o carro #1 da Rebellion andou muito pouco – apenas 15 voltas. Ainda assim, foi melhor que o Toyota #7.

Nesse último treino, a Signatech-Alpine Elf, do brasileiro André Negrão, ficou com o oitavo tempo da categoria, 13º geral – 1’50″656. Prevalece ainda o 1’47″158 da véspera como referencial – é um palpite: o carro da equipe francesa está bem acertado para ritmo de prova.

Poucas horas antes da qualificação, a Ferrari apareceu bem na LMGTE-PRO, desbancando Porsche e Aston Martin, melhores na véspera (Foto: Tim Hearn/AdrenalMedia.com/WEC)

Se na véspera, Aston Martin e Porsche foram melhores, hoje foi a vez da Ferrari na LMGTE-PRO, com Davide Rigon a marcar 1’56″095, quase três décimos abaixo do dinamarquês Nicki Thiim, da Aston Martin. Ale Pier Guidi foi o terceiro melhor na última sessão livre.

Ben Barker fez a melhor volta da LMGTE-AM no Porsche #86 da Gulf Racing, marcando 1’57″221. O britânico trouxe a reboque o #77 da Dempsey Racing-Proton conduzido por Matt Campbell e o Aston Martin #98 com o veterano Darren Turner.

Vice-presidente da Goodyear, Mike Ryotowski celebra entre Pierre Fillon e Gérard Neveu o acordo que coloca a marca como fornecedora única da LMP2 no ELMS e no FIA WEC a partir de 2020 (Foto: João Filipe/AdrenalMedia.com/WEC)

A definição do grid para as 8h do Bahrein acontece a partir de 10h40, horário de Brasília, com as classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM. Após um intervalo de 10 minutos, vêm na sequência as classes LMP1 e LMP2. Tudo pode ser acompanhado ao vivo no site oficial do WEC, em streaming pago.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *