Pole da HTP Motorsport para as 12h do Golfo

P

RIO DE JANEIRO – As principais atenções do fim de semana de velocidade internacional são a decisão do WTCR em Sepang e as 8h do Bahrein, em Sakhir. Mas haverá espaço para falar das 12h do Golfo, que serão disputadas neste sábado em sua nona edição no circuito Yas Marina, em Abu Dhabi.

Hoje foi dia de definição da pole position e das posições de largada. E com a média de 2’09″666 para os 5,555 km do traçado que na semana passada recebeu a Fórmula 1, o Mercedes AMG #48 da equipe HTP Motorsport faturou a posição de honra do grid com o trio Dominik Baumann/Faisal Al Zubair/Maxi Götz.

Ao lado do carro alemão, parte o #77 da Barwell Racing: o Lamborghini Huracán GT3 EVO foi o mais rápido nas três fases de classificação, com Patrick Kujala marcando 2’08″450. Mas na média o carro do time britânico foi batido por 0″219. Os demais pilotos a bordo serão Jordan Witt e Miguel Ramos.  Pelo menos a Barwell teve a primazia da pole da GT3 Pro-Am.

Na segunda fila, estarão a Attempto Racing com o Audi guiado por Rinat Salikhov/Christopher Mies/Dries Vanthoor, seguidos pelas damas da Iron Lynx, que se qualificaram muito bem: Rahel Frey/Michele Gätting/Manuela Göstner deixaram muito marmanjo pra trás.

Em seu retorno aos carros após sete anos longe das competições de Grã-Turismo, a lenda viva Valentino Rossi não decepcionou: fez o 6º melhor tempo em seu grupo de classificação e sua Ferrari, inscrita pela Kessel Racing, larga em sétimo. Rossi dividirá o carro com o velho amigo Alessio Salucci e com seu meio-irmão, Luca Marini, piloto da Moto2.

Outro nome bastante familiar das duas rodas e igualmente presente nas 12h do Golfo noutro carro da Kessel é o de Loris Capirossi: hoje com 46 anos, o antigo rival de Valentino estará noutra Ferrari junto a Niki Cadei e Alexis de Bernardi. A trinca larga na 15ª posição geral e em terceiro na GT3 Gentleman, para pilotos de graduação inferior.

Inclusive, a pole desta classe foi da SPS Automotive Performance, com Manuel Lauck/Christian Hook/Valentin Pierburg. Sergey Afanasiev/Jack Butel/Steven Liquorish fizeram o melhor tempo da GT Cup 1 e a MRS-GT Racing levou a pole da GT Cup 2 com Glen Van Parijs/Graeme Mundy/JM Litmann.

Apenas dois protótipos P3 se inscreveram: a United Autosports levou um Ligier e a ARC Bratislava, um Ginetta. No combinado das três sessões, os dois carros ficaram respectivamente em 16º e 17º entre os 29 carros que treinaram.

A lista prévia contava com 37 carros, mas o total baixou para 30 e a equipe 3Y Technology, inscrita na GT3 Gentleman, não fez tomada de tempo com o carro #9. Se conseguirem largar, será de último.

As 12h do Golfo serão disputadas em duas metades de seis horas cada e o carro que cumprir mais voltas (que dúvida…) é o vencedor. O blog terá o streaming com a corrida a partir de 2h da manhã deste sábado com a primeira parte e depois a segunda, às 9h45 – tudo pelo horário de Brasília.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames