IMSA: 24h de Daytona com o menor grid dos últimos anos

RIO DE JANEIRO – A IMSA acaba de divulgar horas antes do fim da quarta-feira a lista definitiva de equipes participantes das 24h de Daytona 2020. A abertura da temporada do Weathertech SportsCar Championship terá também o menor grid da clássica prova da Flórida nos últimos anos e principalmente após a fusão entre Rolex SportsCar Series e American Le Mans Series, ocorrida em 2013.

Serão apenas 39 carros, após quarenta terem sido inscritos no ROAR do início do mês e a PR1/Mathiasen Motorsports ter decidido por não inscrever seu segundo Oreca 07 Gibson pelo menos na corrida – que para os LMP2 não conta pontos para o campeonato, exceto no IMSA Michelin Endurance Cup.

O plantel dos DPi é aquele que já se sabia, com oito carros, sendo quatro Cadillac, dois Acura e dois Mazda – desfalcado com a saída da Nissan e a redução de investimento de algumas equipes.

É a divisão com o maior número de brasileiros inscritos dos sete presentes. Aqui, estarão quatro: os vice-campeões de 2019 Felipe Nasr e Pipo Derani (Whelen Engineering AX Racing), o “Homem-Aranha” Hélio Castroneves (Acura Team Penske) e o estreante Matheus Leist (JDC-Miller Motorsports).

A LMP2 mescla seis equipes diferentes no plantel – o triplo do grid do ano passado, o que por si só já é um avanço. O único não-Oreca é o Multimatic-Riley da Rick Ware Racing. A equipe tem até sexta-feira para confirmar os companheiros de Cody Ware e Jonathan Hoggard, já que houve um desacerto com Mark Kvamme e James Davison e os dois estão fora.

Contudo, há bons pilotos: Ryan Dalziel e Nico Lapierre são os principais nomes da Tower Motorsports by Starworks; a DragonSpeed se apresenta com Ben Hanley e Colin Braun; a ERA Motorsports conta com o experiente Nicolas Minassian e a PR1/Mathiasen alinha Gabriel Aubry e Simon Trummer.

Na GTLM, as vedetes são a estreia do novo Corvette C8.R e do Porsche 911 RSR já com as modificações que estrearam no segundo semestre, nos bólidos do FIA WEC. Aqui não tem nome fraco. São pilotos de nível indiscutível, com algumas estreias e retornos. Destaco Nicky Catsburg como o novo piloto de Endurance da Corvette e o retorno de Fred Makowiecki à Porsche.

Dois brasileiros estarão na disputa nesta divisão: Augusto Farfus pela BMW junto a John Edwards, Jesse Krohn e Chaz Mostert, além de Daniel Serra defendendo a Risi Competizione numa Ferrari com Davide Rigon, James Calado e Ale Pier Guidi. Melhor mão-de-obra, impossível…

O grid mais bem fornido é o da GTD com 18 inscritos. São nove os construtores envolvidos e a Lamborghini comparece com um total de cinco carros. Num deles, estaria Bia Figueiredo – mas uma história mal contada nos fez crer que ela foi tirada do #19 da GEAR Racing, dando lugar a Rahel Frey.

Menos mal que Felipe Fraga foi confirmado no Mercedes-AMG GT3 que dividirá com Gar Robinson, Lawson Aschenbach e Ben Keating – que estará não só neste bólido como também no #52 da PR1/Mathiasen…

As vedetes da prova na GTD serão a estreia da equipe GRT Grässer a tempo inteiro nos EUA, a estreia do modelo Aston Martin Vantage GT3 e a participação de ninguém menos que Kyle Busch: o bicampeão da Nascar alinha num dos Lexus da AIM Vasser Sullivan – precisamente o #14 com Michael de Quesada, Jack Hawksworth e Parker Chase.

Outro fera presente em Daytona é Shane Van Gisbergen, no Lexus #12. A equipe inclusive confirmou a participação de Aaron Telitz neste carro.

Ainda há vagas em aberto, todavia: a Precision Performance Motorsports não fechou dois dos quatro assentos e a Aston Martin Racing busca agora um gentleman driver para substituir o lesionado Paul Dalla Lana.

O Fox Sports vai transmitir as 24h de Daytona em duas janelas no sábado dia 25 e domingo 26. Confirmarei os horários em breve.

Comentários