John Andretti (1963-2020)

Tristeza: um câncer de cólon leva John Andretti, sobrinho de Mario e primo de Michael Andretti, aos 56 anos. Ele soube da doença em abril de 2017

RIO DE JANEIRO (Não deu…) – A notícia é tristíssima: infelizmente o piloto John Andretti, diagnosticado há pouco menos de três anos com câncer no cólon, não resistiu e perdeu a batalha contra a doença, aos 56 anos.

Filho de Aldo, irmão gêmeo do lendário Mario Andretti e, portanto primo de Michael Andretti e de Marco – este em segundo grau – John disputou 12 vezes as 500 Milhas de Indianápolis, venceu as 24h de Daytona no ano de 1989, participou das 24h de Le Mans (6º colocado junto a Mario e Michael em 1988) e ganhou a Daytona 400 da Nascar em 1997 com um Ford da escuderia de Cale Yarborough.

Salvo engano, John foi também o último piloto antes de Aric Almirola a vencer com o lendário #43 do time de Richard Petty. Isso aconteceria no ano de 1999 em Martinsville, pista onde “The King” triunfou 15 vezes.

Enfim, John era o que se define como um piloto completo.

Na Indy, foi o vencedor da primeira edição do GP da Austrália disputado no ano de 1991 no circuito de Surfer’s Paradise, quando a equipe de Jim Hall retornava à categoria. Guiou também para as escuderias CURB, Granatelli, Porsche, A.J. Foyt, Panther, Roth, Dreyer & Reinbold e na equipe de seu primo Michael, em parceria com a Richard Petty Enterprises.

“É com o coração mais pesado que compartilhamos que John Andretti perdeu hoje sua batalha contra o câncer. John era um marido e pai amoroso, um filho dedicado e um primo de confiança. Ele era um filantropo e defensor do esporte, um companheiro de equipe dedicado, um competidor motivado e, o mais importante, um querido amigo”, disse a equipe Andretti Autosport em comunicado.

John foi diagnosticado com a doença em abril de 2017 e tão logo isso aconteceu, foi extirpado um total de 30 cm de seu intestino. Em princípio, a batalha parecia vencida. Mas infelizmente houve recaída, que culminou no retorno ao tratamento com quimioterapia, encerrado em janeiro do ano passado. Só que em março, a doença voltou outra vez.

Como eu dissera em post de 2 de maio de 2017, o câncer de Andretti era comum a homens de sua faixa etária e daí pra cima, até 74 anos. Havia o risco da doença se espalhar para o fígado, o que comprometeria sobremaneira a saúde de John.

Ele lutou o quanto podia. Mas infelizmente essa corrida foi perdida e o sobrinho do velho Mario, filho do irmão gêmeo deste, Aldo, não chegou até a quadriculada da vitória contra o câncer.

#RIP

Comentários

  • 2020 não tá sendo muito fácil não.
    Mal Janeiro terminou e foi só tragédia e notícia triste.
    Meus pêsames a família Andretti, que Deus tenha recebido John de braços abertos e conforte sua família e amigos nessa hora tão complicada.

  • E o câncer é realmente uma doença maldita.
    Será que algum dia será encontrada alguma cura pra essa doença maldita e nefasta que é o câncer?