Mazda + Jarvis = nova pole em Daytona

RIO DE JANEIRO – É impressionante a capacidade de Oliver Jarvis em extrair o máximo de potencial em qualificação do protótipo Mazda DPi – especialmente em Daytona.

Dono do recorde extra-oficial da pista do traçado da Flórida em sua versão de circuito misto, o piloto britânico repetiu a dose do ano passado. E por 0″026 não superou a marca obtida em 2019.

Com o tempo de 1’33″711, ele conquistou a pole position para a edição 2020 das 24h de Daytona, abertura do IMSA Weathertech SportsCar Championship, que contará com um grid de 38 carros. Jarvis divide a pilotagem do carro #77, agora no matiz branco, com Tristan Nunez e Olivier Pla.

A seu lado na primeira fila estará o carro #6 do Acura Team Penske,  campeão no último ano. Juan Pablo Montoya classificou o protótipo com motor Honda turbo com o tempo de 1’34″164, impedindo assim que a Mazda monopolizasse a primeira fila – já que Jonathan Bomarito alcançou 1’34″169.

Felipe Nasr classificou o melhor Cadillac DPi na quarta posição com 1’34″294, à frente de Ryan Briscoe e Tristan Vautier – no carro #85 da JDC-Miller Motorsports estará Matheus Leist.

O outro protótipo Acura DPi guiado por Ricky Taylor bateu no final do treino dos carros DPi/LMP2 e provocou uma bandeira vermelha. Quando isso acontece, a melhor volta é anulada. Assim, ele e o brasileiro Hélio Castroneves, mais Alexander Rossi, largam de oitavo e último na divisão.

A pole da LMP2 ficou com o “fominha” Ben Keating, que correrá também com um Mercedes GTD. Inscrito no #52 da PR1/Mathiasen o texano marcou 1’37″446, num treino onde só os pilotos de graduação bronze participaram.

Assim, o sueco Henrik Hedman classificou o #81 da DragonSpeed em segundo no grid da categoria monopolizada pelos protótipos Oreca, seguido por John Farano, Cameron Cassels e Dwight Merriman.

A Porsche dominou nas categorias de Grã-Turismo: fez 1-2 na GTLM e a pole da GTD.

Na principal categoria para veículos derivados de modelos de série, Nick Tandy baixou o recorde da pista com 1’42″207, apenas 0″049 melhor que o próprio companheiro de equipe Laurens Vanthoor.

Os novos Corvette C8.R ficaram com as posições seguintes a três décimos da pole. Antonio Garcia classificou o carro #3 e Tommy Miler no #4.

Os novos bólidos estaduidenses foram seguidos pelas duas BMW M8 GTE da equipe de Bobby Rahal e pela Ferrari da Risi Competizione. Não se enganem: os carros de Augusto Farfus e Daniel Serra, não enfrentando problemas, têm ótimas chances na corrida deste fim de semana.

Na GTD, deu Pfaff Motorsports com Zach Robichon faturando a posição principal do grid de 18 carros com o tempo de 1’45″237, quase meio segundo abaixo da Ferrari 488 GT3 guiada por Jeff Westphal.

Registre-se: tivemos sete marcas nas sete primeiras posições, com o Acura guiado por Trent Hindman em terceiro, vindo na sequência a BMW de Robby Foley, o Lamborghini de Steijn Schothorst, o Audi de Rolf Ineichen e o Lexus de Frankie Montecalvo.

As únicas marcas fora do rol foram a Aston Martin e a Mercedes: o carro #74 da Robinson Racing (equipe de Felipe Fraga, aliás) ficou em último entre os 15 carros que treinaram. Não participou do qualifying, aliás, o carro #14 da AIM Vasser Sullivan que terá Kyle Busch.

O grid quase sofreu um desfalque de última hora: a Black Swan Racing teve seu carro destruído num acidente nos treinos livres mais cedo com o estreante Trenton Estep. Mas o piloto-proprietário Tim Pappas contou com a valiosa colaboração da Wright Motorsports, que cedeu um carro e assim a BSR estará na prova largando de último com Estep, Pappas, Sven Müller e Jeroen Bleekemolen.

E anote na agenda: o Fox Sports 2 transmite AO VIVO as 24h de Daytona em duas janelas.

Sábado de 15h30 às 19h30 aproximadamente e domingo do meio-dia até a bandeira quadriculada. Imperdível!

Comentários