MotoGP: deu ruim

RIO DE JANEIRO – A notícia eu já sabia por terceiros, mas é claro que não seria leviano da minha parte soltar aquela que é a bomba da semana pra caçar cliques aqui e nas redes sociais. Eu não vivo disso. Não preciso disso.

A MotoGP está fora da grade do SporTV em 2020.

Logo aquele que é hoje, fácil, o melhor evento do esporte a motor do mundo em termos de absolutamente tudo – gráficos, produção visual, espetáculo e disputas. E o telespectador brasileiro ficará privado disso ano que vem.

O GRANDE PRÊMIO apurou que o canal a cabo do Grupo Globo não seguirá com o produto – o que significa a dispensa dos serviços do Fausto Macieira depois de 23 anos na casa. Ele fazia as transmissões da MotoGP e outros eventos de duas rodas desde 1996.

Guto Nejaim, que era o narrador das provas da MotoGP há alguns anos, sucedeu Sergio Mauricio, com quem (minha opinião) existia uma química maior com o Fausto. Foi pegando a manha, aprendeu, teve ótimos momentos mas também não fica na emissora. A informação que tenho é que ele vai para Portugal.

Como entusiasta do esporte a motor, eu só posso lamentar. E também como quem milita no meio há quase duas décadas e meia na televisão, fico triste que o SporTV descarte um de seus grandes produtos em termos de emoção e espetáculo.

E pensar que a própria Globo surpreendeu todo mundo quando lá num distante 1987, na volta do Esporte Espetacular, colocou um “Melhores Momentos” com 18 minutos de duração do GP do Japão – ao qual assisti em êxtase, quase de joelhos na frente da minha TV Sharp de 14 polegadas. Nenhuma emissora do país tratara a ‘categoria rainha’ 500cc daquele jeito. Lembro que até a Band passou o Mundial de Motovelocidade, mas não com o mesmo impacto.

Mas é aquela história que infelizmente vocês conhecem: aqui é o país do futebol. A ditadura do violento esporte bretão é cruel. Prefere-se passar um VT mequetrefe de um Oeste x Sertãozinho (sei que o confronto não existe, é só uma figura de linguagem) em detrimento de um evento que é sensacional.

No Fox Sports, remamos contra a maré e fizemos do automobilismo o segundo esporte com mais horas de transmissão – seja ao vivo ou em VT – dos mais diversos produtos do nosso portfólio. Foi um trabalho de formiguinha. Às vezes fazemos com que os frutos sejam colhidos. Mas nem sempre é possível.

Sinceramente não entendo onde o Grupo Globo quer chegar, mandando embora num espaço de um ano gente competente como Lito Cavalcanti, Roby Porto, Reginaldo Leme e agora Fausto Macieira e Guto Nejaim. Se eles sabem o que estão fazendo, eu não sei.

Mas que o negócio tá feio, ah… isso tá, viu.

Comentários

  • A Globo só confirma o que já se sabe. Uma emissora que não respeita o público e que tem interesses que só são atendidos quando o chorrilho de verbas oficiais funciona. Está mais para Venus Oxigenada do que Platinada. Daqui a pouco vai se especializar em filmes da Marvel, novelas, ‘fake news” e Big Brother.
    Ninguem se mantèm na liderança desta maneira.
    Sugiro que comecem a mandar e-mails para o Bispo Macedo sugerindo que assuma a moto velocidade e a Formula Indy. Ou quem sabe o Silvio Santos?
    Eu sempre comentei que o fato de não citar o nome de uma equipe (red bull) e colocar uma sopa de letras no lugar (RBR) só demonstra o carater de quem dirige a empresa.

  • A notícia surpreende num primeiro momento, a MotoGP tinha uma divulgação excelente no SporTV, treinos e corridas das 3 categorias aí vivo, mais de 8 horas de transmissão ao vivo por fim de semana. Acredito que aconteceu algum impasse ($$$) no novo acordo de transmissão e isso foi um dos pesos contra na renovação. Somado a isso a certa monotonia no campeonato, um samba de uma nota só aonde Marc Marquez reina absoluto, é chato, apesar de termos corridas em geral excelentes, é de se pensar que a audiência não seja muito grande, uma pelo público mais novo não se engajar na cobertura e tbm pelo público mais antigo e fã do Rossi perder o interesse por ele não mais conseguir vitórias. Pena pelo Guto Nejaim, é um cara que casava muito bem com o esporte, dos poucos bons narradores de esporte a motor que temos no país. Torço para que a DAZN pegue o evento, aconteceu o mesmo ano passado quando a ESPN largou o WSBK

  • E a tendência é piorar ainda mais pois não será surpresa a F1 deixar de ser transmitida no Brasil e acontecendo isso será o tiro de misericórdia no esporte a motor no Brasil.

    É de chorar isso, jamais imaginei ver um pesadelo desses se materializando dessa forma.

  • Eu acredito que a renovação do acordo da Globo para transmissão da F1 será bem difícil, principalmente para a tv aberta. Provável que vá para a tv fechada ou no pior dos casos, o streaming

  • Infelizmente o grupo globo mata tudo que é de esporte motor…não acredito na emissora que no início dos anos 80, tirou da Band o Hot Cars…depois disso a categoria acabou…
    Eu não gosto de futebol…neste “país sem cultura” que só pensa em campeonatos fracos…de torcidas que matam adversários…
    Muito triste…

  • Me desculpe, mas piada a Record ou SBT passar esporte a motor, uma vai querer dízimo de tudo…a outra…com todo respeito ele faz o que quer rasgando contratos…pegaram a indy durante jm ano e foi um fiasco

  • É triste.
    Perde-se uma transmissão que conquistou o publico e que se concretizou como um dos mais emocionantes eventos esportivos da TV.
    Perde-se uma dupla de narrador-comentarista das mais afiadas da TV.
    Muito bom e completo seu comentário, Rodrigo.
    É muita gente boa dispensada em muito pouco tempo.

    Bom. eu não vou deixar de assistir a Moto GP:vou assinar o site oficial e pronto. Aliás, eu já era assinante, só não renovei ano passado porque preferia assistir com o Fausto e o Guto;

    :

  • Prezado Rodrigo, excelentes seus comentários. Só tenho uma dúvida e esperança: a FoxSport pode vir a transmitir a Moto GP ? Obrigado e grande abraço. Francisco Muniz

  • Esse é o grupo globo ,continua gastando com Faustão Ana Maria Braga e outros ícones sem futuro com seus programas mais sem futuro ainda ,infelizmente o que da audiência são essas coisas sem cultura ,graças a Deus que tem 7 anos que aqui em casa não pega a Globo e não faço questão nenhuma o SporTV já estava meio fraco sem programação só vt todos esperando a nova temporada da MotoGP me vem eles com essa palhaçada bem que a Fox podia transmitir e afundar de vez com esses canais que só tem programas que comentam futebol ,há e os comentários são os mesmos de manhã a tarde a noite de madrugada só mudam os comentaristas o assunto e o mesmo parabéns pro SporTV começou o ano bem mais bem mal .

  • Só uma correção
    Já tivemos vários jogos de Oeste x Sertãozinho. o ùltimo foi em 18
    03.2018 e foi 1 x 0 para o Oeste.na série A2 do campeonato paulista.

  • Cruel, país do “f^*k é cultura” não surpreende uma dessas. Comecei a acompanhar motogp em 2012 só posso dizer que nesses 7 anos acordava domingo de manhã feliz da vida porque ia ver o balé mais bonito da face da terra, mas brazuca gosta mesmo é de va***unda rebolando.
    _banalidade – 10 quaidade – 0._

  • Até minha mãe que não gosta de motos – Ama MotoGP ela liga a TV cedinho para assitir Moto3 – Moto2 – MotoGp e depis vai fazer o almoço de Domingo – “Globo sua Louca” cheirou Dorgas kkkk quem tá dirigindo a Sportv o aprendiz de “Bolsonaro ou de Trump” só tem doido nesse mundo…