Afonso Rangel, 62

Largada de uma corrida de Fórmula Ford em Interlagos, anos 1980. Afonso Rangel guiava na categoria de monopostos o carro #7. O paranaense faleceu ontem, aos 62 anos

RIO DE JANEIRO – Notícia triste do domingo e do fim de semana: o paranaense Afonso Rangel, de 62 anos, faleceu vítima de parada cardíaca após ser internado com uma infecção numa de suas pernas, na manhã de ontem em Curitiba, capital daquele estado.

Afonso era pró-reitor de planejamento e avaliação da Universidade Tuiuti e estava na política. Foi candidato à prefeitura de Curitiba em 2016 e planejava fazer o mesmo este ano. Mas a morte pregou-lhe uma peça e chegou primeiro.

Como piloto, foi um dos melhores do Paraná. Pertenceu à geração que revelou Roberto Wypich, Edgard Favarin e Olício dos Santos Filho. Além de competir no regional – que tinha provas em Cascavel, já que nos anos 80 a pista de Pinhais estava desativada (e ser bicampeão paranaense), Afonso corria o Brasileiro de Fórmula Ford com o numeral #7.

Entre seus rivais, Egon Herzfeldt, João Alfredo “Baguncinha” Ferreira, Luiz Fernando Cruz, Luiz Silveira, Maurizio Sandro Sala, entre outros que a memória já não lembra, além dos já citados.

Escudado pelo irmão Neneco, também já falecido, Afonso trouxe em meados dos anos 1980 um lindo projeto de Fórmula Ford desenvolvido por ele e pelo engenheiro Paulo Roberto Martins. Mas os JQ-Reynard licenciados por Joel Queiroz e que vieram da Fórmula Fiat acabaram com seus planos.

Depois de um tempo afastado das competições, ele voltou na Fórmula 3 Sul-Americana em 1989, primeiro com um Berta e depois um Reynard 873. Também competiu – e venceu provas – na Stock Car, pela equipe Action Power, do amigo e conterrâneo Paulo de Tarso, com quem trabalharia depois de se retirar de forma definitiva das pistas.

À família e amigos do Afonso Rangel, os mais sinceros votos de pêsames.

Comentários

  • Nossa que noticia triste, o Afonso Rangel era muito atencioso com mensagens no face , eu mesmo conversei bastante com ele sobre o formula ford que ele produziu nos anos 80 , segundo ele tava terminando a restauração e seria pendurado na parede …….. não sei se foi finalizado.

    Uma pena, 62 é muito cedo para os padroes atuais.

    • Olá, sou filho do Afonso e encontrei apenas hoje este post. Agradeço a lembrança que tem do meu pai. E sobre o Formula Ford, retomamos a restauração este ano e eu estou puxando esse projeto. Se quiser saber mais sobre pode me acionar no Insta (@sydneineto) ou seguir a pagina da equipe que esta me instruindo (@engmakers).

  • Conheci Afonso em 1990, quando tinha apenas 15 anos de idade. Ele era cunhado de um amigo da escola. Foi frequentando sua casa que descobri que automobilismo era muito mais do que passava na TV Globo. E acho que foi lendo as revistas especializadas que ele colecionava – e não eram poucas! – que me apaixonei por este esporte. Anos depois, tive o privilégio de trabalhar diretamente com ele, na empresa de propriedade de sua família. Foi através dele que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns nomes do automobilismo nacional e internacional, como Paulo de Tarso e seu filho Tarso Marques (em 1996, inclusive, fiz o primeiro web site dele, logo após sua estreia na F1). Afonso era um cara simples, de sorriso fácil, que tratava a todos com uma familiaridade que nos fazia nos sentir parte de sua família. A vida no entanto, me levou para longe de sua convivência, e tomei conhecimento desta triste notícia apenas alguns dias atrás. Apenas quem conviveu com ele faz ideia da imensa falta que fará., especialmente para os seus. Descanse em paz.