Carlin é pole para a decisão do campeonato

RIO DE JANEIRO  – No treino classificatório mais equilibrado do ano, a Carlin Thunderhead conquistou neste sábado a pole position para as 4h de Buriram, última etapa do Asian Le Mans Series em 2019/20.

O britânico Ben Barnicoat foi o mais rápido com uma volta em 1’22″758 para os 4,554 km do circuito tailandês, à média superior a 198 km/h. É o novo recorde da pista para a categoria, menos de dois décimos adiante do neozelandês Nick Cassidy, que classificou o #1 da Eurasia nas cores “All Black” da Nova Zelândia.

O outro carro da Eurasia, o #36 guiado por Nick Foster na qualificação, abre a segunda fila do grid seguido pelo Aurus 01 da G-Drive Racing w/APR, que teve a bordo na sessão classificatória o russo Roman Rusinov. A K2 Uchino Racing e a Inter Europol com o Ligier #34 dividem a terceira fila. Os seis primeiros – de um total de sete LMP2 dentro das atuais regras – ficaram todos dentro do mesmo segundo.

Na LMP2-AM, Guy Cosmo fez a pole com sobras – 1’27″035, quase dois segundos melhor que o outro carro da Rick Ware Racing, já classificada para as 24h de Le Mans de 2020 pelo convite automático.

A LMP3 viu uma chuva de protótipos Norma M30 nas quatro primeiras posições. Em pares, Nielsen Racing e Graff largam na linha de frente da divisão, com o #2 de Tony Wells e Colin Noble cravando 1’29″001. Líder da competição, o #13 de Martin Hippe/Nigel Moore larga apenas de quinto entre os oito inscritos da categoria.

E na GT, tivemos a surpresa da pole da T2 Motorsports, com o indonésio ex-Fórmula 1 Rio Haryanto superando as outras Ferrari 488 GT3 da HubAuto Corsa e Spirit of Race, que têm nessa prova três brasileiros – Marcos Gomes, Ozz Negri e Daniel Serra.

Líder da tabela de classificação, a JLOC vai largar da última posição com seu Lamborghini Huracán.

E voltando à questão de vagas diretas para as 24h de Le Mans 2020, uma não será preenchida: a Luzich Racing, equipe que disputou o International GT Open em 2018 e o European Le Mans Series ano passado, encerrou suas operações. Campeã do ELMS na classe LMGTE, a equipe de bandeira suíça – porém operada pelo estadunidense Peter Luzich, não irá portanto honrar o convite automático.

Neste domingo, as três últimas vagas (12 já foram preenchidas) serão conhecidas e vocês poderão acompanhar as 4h de Buriram ao vivo a partir de 1h45 da manhã, pelo horário de Brasília, aqui no blog.

Comentários