Carlin vence, G-Drive é campeã do Asian Le Mans; Nielsen e HubAuto ganham as demais vagas para La Sarthe

Faltou pouco: a Carlin venceu mais uma com seu Dallara mas a G-Drive Racing w/APR é a campeã do Asian Le Mans Series na classe LMP2

RIO DE JANEIRO – A temporada 2019/20 do Asian Le Mans Series chegou ao fim com a realização das 4h de Buriram, definindo os demais campeões da série e as últimas vagas automáticas para a edição deste ano das 24h de Le Mans.

E apesar de todos os esforços, a Carlin Thunderhead Racing chegou à segunda vitória no campeonato e não foi o bastante para reverter a vantagem da G-Drive Racing w/APR, que chegou à Tailândia como líder do campeonato. O #26 de Roman Rusinov/Leonard Hoogenboom/James French levou o título e conquistou a vaga automática na classe LMP2 – resta saber se essa vaga será da G-Drive ou mesmo da Algarve Pro Racing, que emprestou sua estrutura para a disputa do campeonato. A ver…

A trinca Jack Manchester/Harry Tincknell/Ben Barnicoat completou 157 voltas no total, liderando em revezamento com a rival mas dominando a maioria do período, após largar da pole position. Não foi o bastante para tirar os nove pontos de diferença que os separavam dos ponteiros da classificação, que levaram o título por apenas um – 83 a 82.

O pódio foi completado pela K2 Uchino Racing em seu melhor resultado na série, porém a duas voltas dos vencedores e à frente dos dois Ligier da Eurasia Motorsport. A Inter Europol teve mais uma vez uma corrida atribulada: o #34 acabou em 15º na geral e com 15 voltas de atraso. O #33 ficou num distante sexto lugar a cinco voltas.

Já campeã, a Rick Ware Racing cumpriu tabela na LMP2-AM. Cody Ware sacramentou o campeonato entre os pilotos, mesmo terminando apenas em último entre os 19 que completaram a disputa. A trinca Philippe Mulacek/Guy Cosmo/Anthony Lazzaro teve como prêmio de consolação o triunfo na competição particular do time estadunidense, tendo fechado a prova em 7º na geral.

Taça nas mãos da Nielsen Racing na classe LMP3

A trinca formada por Andreas Laskaratos/David Fumanelli/Alessandro Bressan deu à ACE1 by Villorba Corse a vitória na última no ano, mas o 2º lugar foi o suficiente para Colin Noble/Tony Wells assegurarem o caneco e a vaga direta para a Nielsen Racing nas 24h de Le Mans.

Os favoritos Nigel Moore/Martin Hippe, que chegaram líderes, abandonaram a prova com 54 voltas completadas. Tinham três pontos de vantagem antes da decisão e, zerados, sequer ficaram com o vice-campeonato.

A Graff Racing viu a trinca vitoriosa em Sepang também ficar pelo caminho, mas a dupla Matthias Kaiser/Neale Muston levou o último lugar do pódio.

Com a ausência de Davide Rigon por conta da participação do italiano no WEC, Marcos Gomes levou o título sozinho na classe GT e a HubAuto, com a vitória, assegurou a vaga automática para as 24h de Le Mans

Já na GT, o brasileiro Marcos Gomes conquistou junto a Liam Talbot e Tim Slade a vitória que deu a ele o título da temporada de forma isolada entre os pilotos e uma vaga inédita à HubAuto Corsa. O time de Taiwan derrotou a atual campeã CarGuy e fechou a corrida com duas voltas de vantagem.

Daniel Serra e Ozz Negri, mais Francesco Piovanetti, levaram o 3º lugar com a Spirit of Race, à frente da JLOC, que chegara à Tailândia com a liderança debaixo do braço. Pole nos treinos, a T2 Motorsports ficou apenas com o quinto posto e a D’Station desistiu por conta de uma falha de câmbio em seu Aston Martin.

A temporada 2020/21 vai começar no Japão com a disputa das 4h de Suzuka, no dia 29 de novembro.

Comentários