Rebellion domina e vence a Lone Star Le Mans

RIO DE JANEIRO – Mais uma pausa no Carnaval do blogueiro para registrar a disputa do Mundial de Endurance neste domingo em Austin. Substituta das canceladas 6h de São Paulo, a Lone Star Le Mans registrou o segundo triunfo do Rebellion R13 Gibson sobre os Toyota TS050 Hybrid na temporada 2019/20.

Com uma performance dominante na maioria das 189 voltas percorridas no Circuito das Américas, a trinca Norman Nato/Gustavo Menezes/Bruno Senna chegou ao topo do pódio tal como acontecera na corrida de Xangai, na China.

Embora tivessem eventualmente comandado a disputa nos ciclos de paradas do protótipo vencedor, os Toyota novamente tiveram que se virar contra o EoT da corrida estadunidense e o #8 de Brendon Hartley/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima ainda deu uma ameaçada e chegou na mesma volta, só que a mais de 51 segundos de diferença. O #7 de Pechito López/Mike Conway/Kamui Kobayashi nem isso: perderam duas voltas, totalmente sem ritmo.

Com o triunfo, a trinca do #1 chegou a 93 pontos e ainda está um pouquinho longe dos líderes – beneficiados pela vitória na prova anterior no Bahrein, Conway/López/Kobayashi ponteiam com 112, cinco à frente dos rivais e companheiros de equipe na Toyota Gazoo Racing.

Na LMP2, a United Autosports mostrou novamente que é fortíssima candidata ao título. Com nova performance sólida de Filipe Albuquerque/Phil Hanson/Paul Di Resta, o carro #22 do time de Richard Dean e Zak Brown faturou mais uma – a segunda em sequência, alcançando a liderança do campeonato por quatro pontos sobre a Jackie Chan DC Racing.

Que, aliás, ficou em 2º lugar com o trio Gabriel Aubry/Will Stevens/Ho-Pin Tung e quinto na geral, mercê a ausência dos Ginetta do Team LNT. Logo na sequência, chegou a Jota em mais um pódio para Antônio Félix da Costa/Roberto González/Anthony Davidson.

Numa bela batalha nas últimas voltas da disputa, a Cool Racing roubou do Racing Team Nederland o quarto lugar na classe, enquanto a atual campeã Signatech Alpine Elf nada pôde fazer depois do estouro de um disco de freio de seu Alpine A470: o carro #36 perdeu duas voltas e a trinca André Negrão/Pierre Ragues/Thomas Laurent ficou com a 9ª posição geral e sexto na classe.

E poderia ter sido pior, não fosse a rodada do #33 da High Class Racing e os problemas de freios do #21 da DragonSpeed, que correu como ‘hors-concours’, sem direito a pontos. De modos que os atuais campeões hoje estão apenas em 7º lugar na pontuação da LMP2 com 64 pontos e num modesto 13º posto na classificação geral de pilotos de Protótipos neste FIA WEC.

A Aston Martin dominou as duas classes de LMGTE: na PRO, os então líderes do campeonato Nicki Thiim e Marco Sørensen fizeram mais uma vez um belíssimo trabalho e ganharam pela terceira vez em cinco etapas, abrindo 26 pontos na liderança do campeonato.

A dupla nórdica venceu com uma volta inteira de frente para os atuais campeões Kévin Estre/Michael Christensen, cabendo o último degrau do pódio a James Calado/Ale Pier Guidi, que há poucos dias tiveram a vitória de Xangai restituída.

O Corvette C8.R guiado por Jan Magnussen/Mike Rockenfeller não pôde contra os competidores regulares do FIA WEC. A dupla terminou a prova em 18º na geral e sexto na categoria (sem direito a pontos), perdendo três voltas na classificação final.

Já na LMGTE-AM, a TF Sport deu a volta por cima depois do abandono no Bahrein, ganhando a terceira em cinco etapas para se reaproximarem do topo da tabela. Charlie Eastwood/Jonathan Adam/Salih Yoluç comandaram a classificação final em ‘dobradinha’ com o time oficial de fábrica com o cliente Paul Dalla Lana, mais Ross Gunn e Darren Turner.

A 3ª posição ficou com o Team Project 1 na estreia do novo contratado Laurents Hörr, que substitui David Heinemeier-Hänsson até o fim da temporada. Ele, Matteo Cairoli e Egidio Perfetti tiveram mais sorte que o trio Ben Keating/Felipe Fraga/Jeroen Bleekemolen, que infelizmente conviveu com vários problemas mecânicos (falha no câmbio) e acabaram em último na pista e na categoria, com 170 voltas percorridas apenas.

A próxima etapa será de novo nos EUA, as 1000 Milhas de Sebring, dia 20 de março.

Comentários