WRC: falta de neve prejudica Rally da Suécia

RIO DE JANEIRO – Depois dizem que não há aquecimento global: pelo segundo ano nos últimos cinco eventos, o Rally da Suécia é prejudicado pela falta de… neve!

Em 2016, foi pior porque a decisão de cancelar etapas foi tomada DURANTE o evento. Para a edição 2020 de um dos clássicos do calendário do WRC, pelo menos as inspeções já fizeram organizadores do evento e do campeonato cancelar oito trechos cronometrados dos anteriormente previstos no roadbook.

Dessa forma, mesmo com uma edição bem mais reduzida, com apenas 180 km de trechos cronometrados, o Rally previsto para acontecer de 13 a 16 deste mês não perde o status de 2ª etapa do campeonato.

Tanto na região do Värmland onde gravitará o evento como na fronteira com a Noruega, verificou-se para o inverno temperaturas anormalmente altas. Isso comprometeu as características do Rally da Suécia, sempre disputado com muito gelo e neve. A neve derreteu e as estradas viraram um cenário perfeito para a formação de uma lama escura que há quatro anos atrapalhou demais a competição.

Todo mundo envolvido debruçou-se em soluções e com o cancelamento de várias especiais, procurou-se um consenso para que não houvesse prejuízo para pilotos, equipes e público. Assim, haverá ação em todos os dias de prova, incluindo a cerimônia de partida no hipódromo de Karlstad.

“Muitas pessoas têm trabalhado muito nos últimos dias para que pudéssemos chegar a este ponto, e estou também muito feliz pelos torcedores, telespectadores e concorrentes, pois vão poder desfrutar de uma das provas mais espetaculares do WRC. Vamos receber o público nas florestas, como planejado”, disse o CEO do Rally da Suécia, Glenn Olsson.

Comentários