Senna, 60

RIO DE JANEIRO – Muito será ainda dito sobre Ayrton Senna. Por todas as gerações futuras e também pelos que, como eu, vivem o presente.

Prefiro não me alongar na pena neste final de 21 de março, que marcaria seu 60º aniversário.

Apenas reverberar a homenagem que o canal oficial da Fórmula 1 fez ao “Chefe”, como era carinhosamente chamado por muita gente.

Comentários

  • Hamilton e Schumacher são geniais, mas eu continuo achando que o Senna ainda é o melhor piloto da história da F-1.

    Há cerca de uns 3 anos, fiz uma pesquisa na web procurando uma foto em que esteja apenas três pessoas, sem nenhum papagaio de pirata: Fittipaldi, Piquet e Senna.Nunca encontrei essa foto.Se alguém tiver, favor postar o link. Obviamente, há fotos do Emerson com o Ayrton, do Piquet com o Senna etc etc etc, mas com os três juntos, eu nunca vi.

  • Sim, Rodrigo, você tem razão: eles se desgostavam. Mas, provavelmente, deve ter havido alguns (talvez, muitos) GPs do Brasil em que os três estiveram presentes, com o Emerson apenas assistindo, posto que sua última corrida na F-1 foi em 1980, e o Senna estreou em 1984.

    Pode até ser que algum fotógrafo tenha sugerido uma foto com os três, mas, como o Piquet, digamos, era o mais “complicado”, o mais “azedo”, ele pode ter dito não ao fotógrafo.

    • Esquece. Essa foto jamais aconteceu. Já teria sido publicada se existisse. E o Emerson tinha a vida dele na Indy quando a briga estourou. Ele tinha mais o que fazer da vida.

      • Concordando com o Rodrigo que a foto possa não existir, as carreiras de Emerson e Piquet foi longeva e Senna pode ter passado por elas em algum momento.

        Não lembro de nada (um Salão do Automóvel? Uma visita ao kartódromo? Um treino na Europa? Aquele treino da F1 em Jacarepaguá em que Emerson andou com um topolino?).

        A inimizade de Senna e Piquet não os impediu de cumprir compromissos profissionais e de estarem juntos em tantas fotos.

      • Não. Mas com o Emerson nunca. Acho que isso já ficou bem claro.

        Ayrton e Nelson, quando não se falavam, subiram juntos a pódios algumas vezes. Fora quando a rivalidade já recrudescia.

  • O maior de todos que até hoje vi correr. No kartódromo paulista de Interlagos, assisti várias provas de Senna e jamais esquecerei a forma como ele ‘atravessava” seu kart antes e durante o contorno da curva que antecedia a reta de largada/chegada. No ofício de pilotar, Senna transformou o ato, em arte. Senna eterno. Senna mito. Senna rei.