Até segunda ordem

RIO DE JANEIRO – Seis meses: é o tempo que o fã das provas de longa duração terá de esperar desde a realização da Lone Star Le Mans para a próxima etapa – a princípio, do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). Até segunda ordem, é claro.

Supondo que as coisas voltem ao normal no segundo semestre por conta do Coronavírus, foi divulgada hoje uma tentativa de calendário com as 6h de Spa-Francorchamps remanejadas para agosto – havia a chance de substituição, inclusive, por Monza – e as 24h de Le Mans, sem Journèe Test dessa vez, a primeira em 19 anos, marcadas para setembro.

Inclusive, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) e a organização da categoria consensualmente anteciparam o horário da largada para as 14h30 locais. A ideia é deixar a disputa com um período noturno mais longo que o normal.

Com isso, a tradicional corrida francesa, adiada depois de 52 anos – na época, em 1968, a responsável foi a revolução estudantil liderada por Daniel Cöhn-Bendit em Paris, não será mais a etapa final da temporada #8. A primazia caberá ao Bahrein, que assim terá duas corridas no calendário bienal 2019/20, com a última corrida do campeonato prevista para novembro.

Os barenitas preencherão a lacuna com o cancelamento das 1000 Milhas de Sebring, que podem voltar em 2021 abrindo o campeonato seguinte.

Que, ao que tudo indica, será ‘normal’ como era até 2017. Possivelmente com menos corridas – sete, talvez – e sofrendo principalmente os efeitos de uma violenta recessão que certamente a pandemia causará no planeta inteiro. A Rebellion já está fora e infelizmente outras equipes, tanto de GTs quanto de protótipos, podem não voltar no campeonato seguinte.

A “gripezinha”, a “histeria” não levada a sério por pessoas de mentalidade pequena, causará ainda muitos estragos não só no esporte em geral como nas nossas vidas. E isso está muito claro.

Outra série que sofrerá ajustes é o European Le Mans Series, cujo calendário de provas foi reduzido a cinco eventos. A etapa de Silverstone, que aconteceria em conjunto com o WEC se houvesse normalidade e a temporada bienal 2020/21 começasse como deveria, foi cancelada. E não só ela: as provas de Monza e Fuji que se realizariam no segundo semestre também “caíram”.

A temporada deste ano começa não antes de julho: haverá testes de pré-temporada e a primeira etapa em Paul Ricard, na França. Spa-Francorchamps será em agosto, uma semana antes do WEC. Ainda naquele mês, haverá em princípio a etapa de Barcelona. Monza recebe a categoria em outubro e Portimão encerra a série em novembro.

Comentários

  • Bom Dia

    Caro Sr. Rodrigo

    Gostaria de obter a informação dá última vitória da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, mas pelo GT. Eu sinceramente não me recordo o ano e nem os pilotos. Meu amigo me perguntou ontem e eu não conseguir achar em lugar nenhum. Graças ao filme “Ford Vs. Ferrari”, ele ficou muito interessado pelo esporte a motor.

    Obrigado ela atenção.